ACUMULAR BRASAS SOBRE A CABEÇA

(Rm 12, 20)

 

“Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber. Agindo desta forma estará acumulando brasas sobre a cabeça dele”.

 

O católico não deve pagar o mal com o mal: “A ninguém pagueis o mal com o mal; seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens” (Rm 12, 17); mas deve fazer sempre o bem aos que o odeiam, difamam e caluniam... agindo assim, santamente, deixará os inimigos “confusos” “... acumulando brasas sobre a cabeça” (Rm 12, 20).

São Paulo Apóstolo, a fim de esclarecer melhor a ideia de não buscarmos a justiça contra as injúrias, mas que deixemos nas mãos de Deus que fará justiça a seu tempo, busca apoio na Sagrada Escritura: “É minha a vingança e a represália...” (Dt 32, 35), e: “Se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber: assim amontoas brasas sobre sua cabeça, e Deus te recompensará” (Pr 25, 21-22).

A expressão “... acumulando brasas sobre a cabeça” não é clara. Seu sentido, como está em Rm 12, 21: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem”, parece ser de que, perdoando as injúrias feitas pelos inimigos e não pagando o mal por mal, produziremos neles sentimentos de vergonha e arrependimento que os obrigam a mudar de conduta. A imagem é tomada dos assaltos às cidades, quando se lançavam sobre os assaltantes, fogo e azeite fervendo.

Está claro que o católico não deve fazer justiça com as próprias mãos, mas deve esperar em Deus: “Quando injuriado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava, antes, punha a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça” (1 Pd 2, 23).

O Pe. Juan Leal comenta: “O cristão deve superar, com generosa iniciativa, esta atitude já meritória; indo ao encontro do inimigo para ajudá-lo: se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber. Agindo assim, acumularás brasas sobre a cabeça dele. A ideia exposta por São Paulo é que o nosso inimigo deve sentir-se vencido por tanta generosidade e disposto a se mudar de comportamento... Como a vida de Cristo triunfa sobre a morte, assim o amor de Deus triunfa sobre o ódio”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 25 de junho de 2011

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Acumular brasas sobre a cabeça”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0350.htm