JAEL MATA SÍSARA

(Jz 4, 17-22)

 

17 Sísara, entretanto, fugiu a pé em direção à tenda de Jael, mulher de Héber, o quenita, porque havia paz entre Jabin, rei de Hasor, e a casa de Héber, o quenita. 18 Jael, saindo ao encontro de Sísara, disse-lhe: ‘Fica, meu senhor, fica comigo. Não temas!’ Ele entrou na tenda com ela, e ela o cobriu com um tapete. 19 Disse-lhe ele: ‘Dá-me um pouco d’água, peço-te: tenho sede’. Ela abriu o odre onde estava o leite, deu- lho a beber e o cobriu de novo. 20 Disse-lhe ele: ‘Põe-te à entrada da tenda e, se vier alguém e te perguntar: ‘Há algum  homem aqui?’, responderás: ‘Não’’. 21 Mas Jael, mulher de Héber, pegou uma estaca da tenda, apanhou um martelo e, aproximando-se dele mansamente, cravou-lhe na têmpora a estaca até que penetrou na terra. Ele dormia profundamente, vencido pelo cansaço, e assim morreu. 22 E eis que surge Barac perseguindo a Sísara. Jael saiu ao seu encontro e disse-lhe: ‘Vem e te mostrarei o homem que procuras’. Ele entrou com ela: Sísara jazia morto, com a estaca na têmpora”.

 

PRIMEIRA MENSAGEM

 

A tradição cristã tem visto nestas mulheres (Débora e Jael), a prefiguração da Virgem Maria, uma mulher excepcional na história da salvação que ao ser a Mãe do Salvador conseguiu dar morte ao pecado e ao dragão infernal. Na saudação de Isabel a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1, 42) ressonam as palavras com as que se louva a Jael no Canto de Débora: “Bendita entre as mulheres Jael seja (a mulher de Héber, o quenita), entre as mulheres que habitam em tendas, bendita seja ela!” (Jz 5, 24). Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de algumas santas mulheres. (…) Contra toda expectativa humana, Deus escolhe o que era tido por impotente e débil (cfr. 1 Cor 1, 27) para mostrar a fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel (cfr. 1 Sm 1), Débora, Rute, Judite, Ester e muitas outras mulheres. Maria “sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor, que dele esperam e recebem com confiança a Salvação. Com ela, Filha de Sião por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia (LG 55)” (Catecismo da Igreja Católica).

 

SEGUNDA MENSAGEM

 

Na sua fuga, Sísara buscou a proteção na tenda de Jael, a mulher de Héber, o quenita. É possível que Sísara se dirigia diretamente à tenda de Jael; toda esposa tinha sua tenda particular: “Labão foi procurar na tenda de Jacó, depois na tenda de Lia, depois na tenda das duas servas, e nada encontrou. Ele saiu da tenda de Lia e entrou na de Raquel” (Gn 31, 33). Pelas palavras de Jael: “Fica, meu senhor, fica comigo. Não temas!” (Jz 4, 18), se deduz que Sísara se mostrava receoso do lugar e que não tinha intenção de parar ali.

Nas horas de provações, perseguições e tentações, não devemos nos desesperar nem confiar na primeira mão estendida que encontramos pela frente; mas sim, agir com sabedoria, prudência e paciência… esperando em Deus que é proteção segura: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: ‘Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!” (Sl 15, 1-2).

Não nos sensibilizemos com os convites de pessoas que parecem ser amigas; mas aprendamos a sofrer permanecendo unidos a Deus que tudo pode: “Eles lutarão contra ti, mas nada poderão contra ti, porque eu estou contigo… para te libertar” (Jr 1, 19).

Muitas pessoas querem que entremos em suas “tendas” da falsidade, maldade e hipocrisia para facilitar a nossa destruição.

Sísara estava apavorado. Não nos apavoremos diante dos gritos dos perseguidores, por poderosos que sejam… Deus é maior que todos, se confiarmos n’Ele, sairemos vitoriosos: “Ainda que eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois está junto a mim” (Sl 23, 5), e: “Ainda que um exército acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que uma guerra estoure contra mim, mesmo assim estarei confiante” (Sl 27, 3).

 

TERCEIRA MENSAGEM

 

Sísara, apavorado e amedrontado, entrou na tenda de Jael: “Ele entrou na tenda com ela, e ela o cobriu com um tapete” (Jz 4, 18).

Ele confiou demasiadamente em Jael. Além de entrar na tenda, permitiu que a mulher colocasse um tapete sobre ele. Quanta escuridão em pleno dia!

Existem muitas pessoas medrosas e fracas que se entregam totalmente a qualquer um que lhes oferecem segurança e proteção; voltam as costas para Deus, Luz Eterna, e se escondem sob os tapetes, isto é, confiam nas criaturas falsas e traiçoeiras.

Quem abandona a Deus para buscar proteção nas criaturas vive completamente inseguro e desprotegido.

 

QUARTA MENSAGEM

 

Sísara disse a Jael: “Dá-me um pouco d’água, peço-te: tenho sede’. Ela abriu o odre onde estava o leite, deu- lho a beber e o cobriu de novo. Disse-lhe ele: ‘Põe-te à entrada da tenda e, se vier alguém e te perguntar: ‘Há algum  homem aqui?’, responderás: ‘Não’ (Jz 4, 19-20).

Sísara acreditava que estava totalmente seguro, calculando que os inimigos não se atreveriam a adentrar na tenda de uma mulher e que esta não violaria os sagrados deveres da hospitalidade. Porém, se enganou nos cálculos.

Infeliz daquele que confia no próximo por causa de alguns agrados (água, leite…); depois do agrado virá a traição.

Sísara, confiando em Jael, ensinou-lhe como fazer para despistar os perseguidores… tudo em vão.

Pobre daquele que abre o coração para as criaturas pensando ser salvo por elas; as mesmas usarão dessa confiança para arruiná-lo.

Escancaremos o nosso coração somente para Deus; Ele jamais nos trairá: “Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação” (Is 12, 2).

 

QUINTA MENSAGEM

 

Em Jz 4, 21-22 diz: “Mas Jael, mulher de Héber, pegou uma estaca da tenda, apanhou um martelo e, aproximando-se dele mansamente, cravou-lhe na têmpora a estaca até que penetrou na terra. Ele dormia profundamente, vencido pelo cansaço, e assim morreu.  E eis que surge Barac perseguindo a Sísara. Jael saiu ao seu encontro e disse-lhe: ‘Vem e te mostrarei o homem que procuras’. Ele entrou com ela: Sísara jazia morto, com a estaca na têmpora”.

Sísara estava completamente entregue: apavorado, amedrontado, dentro de uma tenda, sob um tapete, cansado e dormindo profundamente.

Jael não tomou conhecimento disso e o matou.

Antes, o recebeu muito bem: “Não temas!” (Jz 4, 18). Deu-lhe leite para matar a sede e o cobriu com o tapete… e depois o matou: “Maldito o homem que confia no homem” (Jr 17, 5).

Sísara estava dormindo e Jael se aproximou mansamente… sorrateiramente… e “… cravou-lhe na têmpora a estaca até que penetrou na terra” (Jz 4, 21).

Sejamos fortes e prudentes… não nos distraiamos nem demos as costas para os perseguidores e inimigos… não “cochilemos” na presença dos mesmos; mas sim, estejamos de prontidão e alertas, suportando todas as dificuldades por amor a Deus e confiando na sua proteção.

Não nos desfaleçamos durante a batalha contra o mundo, o demônio e a carne; mas permaneçamos unidos a Deus e venceremos todos os perseguidores: “Junto convosco eu enfrento os inimigos, com vossa ajuda eu transponho altas muralhas” (Sl 17, 30).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 23 de junho de 2012

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Catecismo da Igreja Católica, 489

Edições Theologica

Lumen Gentium, 55

Pe. Luis Arnaldich, Bíblia comentada

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Jael mata Sísara”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0389.htm