O DEUS INFINITO ESTÁ COM A CRIATURA FINITA

(Mt 28, 20)

 

“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!”

 

Nosso Senhor Jesus Cristo enviou seus discípulos como ovelhas entre lobos, tendo eles de enfrentarem incômodos, desgostos, perigos e perseguições: “Eis que eu vos envio como ovelhas entre lobos. Por isso, sede prudentes como as serpentes e sem malícia como as pombas” (Mt 10, 16).

Mas, o Bom Pastor, consolou-os assegurando-lhes sua assistência: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28, 20).

Que consolação sublime! O Senhor também está conosco! Ele é testemunha de todas as nossas ações, dos nossos sofrimentos, das boas obras que realizamos... também do bem que deixamos de realizar.

O Senhor nos vê! Ou sozinhos ou acompanhados, ou na rua ou em casa, ou na terra ou no mar, temos sempre a Deus presente.

Deus está em toda a parte. Ele vê tudo, sabe tudo, enche tudo... nada passa despercebido a seus olhos.

Não há ponto no espaço, não há canto na terra, nem ser algum microscópico, a que não alcance a divina presença.

Assim como o sol inunda tudo com a sua luz, sem contrair imperfeição alguma das criaturas, assim Deus faz chegar os raios de sua presença a todos os seres, sem que deles receba a mais leve mácula.

Deus está em toda a parte, em toda a parte nos vê e em toda a parte nos ouve! (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Às vezes somos desprezados pelas criaturas: o mundo, parentes, amigos... talvez não nos compreendem. Que mal fará isso, desde que Deus aprove o nosso procedimento?! Não devemos praticar coisas que ofendam o divino olhar do nosso Criador: “Procurai a Deus e sua força, buscai sempre a sua face” (Sl 105, 4).

Nosso Senhor está conosco! Quanta segurança e consolo! “Não só por sua divindade Jesus Cristo está conosco todos os dias. No Santíssimo Sacramento está tão realmente presente em corpo e alma, como a muitos séculos esteve na Terra Santa. Dia e noite espera ser visitado, adorado e implorado, dando ricas graças aos que o procuram” (Frei Pedro Sinzig).

E nós? Será que precisamos de alguma coisa? Será que necessitamos da ajuda de Nosso Senhor? Alguns minutos passados diante de Jesus Sacramentado nos ajudariam muito a progredir na virtude e vencer todos os obstáculos.

Deixaríamos Nosso Senhor amar-nos tão indizivelmente sem correspondermos ao seu amor? Que cegueira incompreensível! “Ó Jesus Sacramentado, Vós sois o escudo e a arma das almas eucarísticas. Santo Tabernáculo, sois a torre de Davi; sois a rocha inexpugnável! A Vós se atiram, em Vós se refugiam as tímidas pombas e, escondendo-se nas vossas fendas, ouvem a Cristo meigamente repetir: Coragem! Aqui estou Eu, não temais!” (Frei Antonino de Castellammare).

Se possuímos Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor, o que nos importa mais? Será que existe um amigo mais fiel que Ele?

Ele, bondoso Amigo, não nos abandona, mas está sempre conosco: “E eis que eu estou convosco todos os dias” (Mt 28, 20).

Cristo Jesus promete aos apóstolos, e neles à sua Igreja, perene assistência e proteção eficaz até o fim dos séculos, e, por conseguinte, sua indefectibilidade. A frase eu estarei convosco, frequentemente usada no Antigo Testamento, significa sempre o auxílio extraordinário e eficaz que Deus concede para levar até o fim com êxito este trabalho importante (U. Holzmeister, Dominus tecum: VD 23 (1943) 232-237). Assim, pois, com a proteção e ajuda onipotente e contínua de seu divino Fundador, a Igreja cumprirá sua missão até o fim do mundo (Pe. Juan Leal).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 31 de dezembro de 2012

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O Deus infinito está com a criatura finita”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0394.htm