É PRECISO DECIDIR!

(Ap 22, 11)

 

“Que o injusto cometa ainda a injustiça e o sujo continue a sujar-se; que o justo pratique ainda a justiça e que o santo continue a santificar-se”.

 

Deus é Eterno, Onipotente, Todo-Poderoso, Criador... O seu plano se cumprirá de todas as maneiras. A má vontade dos homens não poderá impedir o plano providencial divino. Por esse motivo, São João Evangelista (vidente de Patmos) declara com certa ironia que, enquanto chega o cumprimento da profecia, cada um escolha o que lhe convém fazer: trabalhar na obra da sua santificação ou deixar-se levar pelo pecado e vício.

Os cristãos haviam de sentir-se consolados e cheios de ânimo e fortaleza nas provações que teriam de padecer. Há de concluir-se o caminho empreendido.

O Pe. Geraldo Morujão escreve: “São João acrescenta com certa ironia, pondo em ridículo o injusto e o impuro que não queria mudar de vida: O injusto, que cometa ainda injustiças; o imundo, que se macule ainda mais! E, mudando de tom, deixa-nos para sempre uma mensagem final: O justo pratique ainda a justiça e que o santo continue a santificar-se. Cristo virá como Juiz para dar a recompensa devida a cada um segundo as suas obras”.

O verdadeiro cristão deve trabalhar para se santificar: “... que o justo pratique ainda a justiça e que o santo continue a santificar-se”. A perseguição revelará as disposições íntimas de cada um. Porém, na vinda, Jesus Cristo colocará cada um no lugar escolhido livremente. Esta vinda é anunciada pelo próprio Jesus Cristo: Eis aqui o Senhor: ele vem com poder (Is 40, 10), para dar a cada um o prêmio ou castigo, segundo as obras realizadas: “Eis que eu venho em breve, e trago comigo o salário para retribuir a cada um conforme o seu trabalho” (Ap 22, 12).

Santa Teresa de Jesus escreve: “Oxalá sua Majestade nos dê a entender antes que nos tire desta vida, porque será grande coisa na hora da morte ver que vamos ser julgados por quem teremos amado sobre todas as coisas. Seguros, podemos ir com o pleito das nossas dívidas. Não será a terra estranha, mas própria; pois é a que tanto amamos e nos ama”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 06 de setembro de 2013

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Geraldo Morujão, Apocalipse

Pe. Jose Salguero, Biblia comentada

Pe. Miguel Nicolau, La Sagrada Escritura (Texto y comentario)

Edições Theologica

Santa Teresa de Jesus, Caminho de perfeição, cap. 40, 8

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “É preciso decidir!”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0412.htm