PROCURAI-O COM SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO

(Sb 1, 1-2)

 

“Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam”.

 

O autor de Sabedoria dirige no pórtico de seu livro uma tríplice exortação aos que governam a terra.

A PRIMEIRA diz relação à vontade e recomenda o AMOR à JUSTIÇA, que é a sabedoria colocada em prática ou cumprimento da lei de Deus.

“Amai a justiça”. A palavra JUSTIÇA significa muitas vezes, na Bíblia, o conjunto das virtudes cristãs; e assim é que Nosso Senhor Jesus Cristo proclama bem-aventurados os que têm fome e sede de JUSTIÇA, isto é, de SANTIDADE... A JUSTIÇA faz reinar a ORDEM e a PAZ tanto na vida individual como na vida social. Precisamente porque respeita o direito de cada um, faz reinar a honradez nos negócios, reprime a fraude, protege os direitos dos pequenos e humildes, refreia as rapinas e injustiças dos fortes, e assim estabelece a ordem na sociedade.

“... vós que governais a terra”. Por governantes entende principalmente os dirigentes das comunidades judaicas no Egito, governadas por magistrados especiais com o título de etnarcas.

A SEGUNDA se refere à INTELIGÊNCIA e a convida a pensar retamente do Senhor, Deus justo, que recompensará as obras dos bons e castigará as obras dos malvados.

A TERCEIRA olha ao coração e lhe ordena a simplicidade, que é condição indispensável para agradar a Deus, que tem suas predileções com as almas simples e escolhe para o seu trabalho aos humildes de coração.

A exortação é dirigida especialmente aos que regem os destinos dos povos; são eles quem com suas leis e com seu exemplo devem levar aos demais à prática da justiça. Porém, no fundo, como advertem os Padres da Igreja, o convite se estende a todos os mortais; todos eles, diz Santo Agostinho, são “juízes da terra”, enquanto que o amor os levanta sobre as coisas terrenas e humanas.

Os que cumprem a vontade de Deus com simplicidade e não O tentam levando uma vida mundana com a presunção de que Ele é misericordioso e não os castigarão... quem se abandona confiadamente ao Senhor e não duvida de sua bondade para quem O ama e obedece aos seus mandamentos, facilmente O acham, porque Ele mesmo vai ao seu encontro e o faz experimentar seu amor e sua misericórdia.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 04 de janeiro de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

EUNSA

Pe. Maximiliano Garcia Cordero, Bíblia comentada

José Flávio, Antiguidades, XIV, 7, 117

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Adolfo Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Procurai-o com simplicidade de coração

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0486.htm