COMPRE UMA ESPADA

(Lc 22, 36)

 

“... e quem não tiver uma espada, venda a veste para comprar uma”.

 

Com estas palavras quer Jesus Cristo significar a violência da tribulação que lhes estava iminente, para a qual deviam preparar-se. Não aconselha a resistência armada, o que iria de encontro à sua doutrina; mas usa apenas da linguagem comum entre os homens, em semelhantes ocorrências. Os Apóstolos não O compreenderam.

O Pe. Juan Leal diz: “Agora lhes espera o ódio e a perseguição. Devem prevenir-se para não passar fome e para defender suas vidas. Toda a frase tem um matiz de fina ironia para expressar o período de luta que se aproxima, no qual, simbolicamente, vão necessitar de provisões e de espada”.

Edições Theologica comenta: “Aproxima-se o momento da provação e o Senhor emprega uma linguagem figurada: fazer provisões e comprar armas para resistir”.

São João Crisóstomo, São Beda e Eutímio entendem aqui a permissão, como se Jesus Cristo os deixassem defender-se usando da espada. Santo Ambrósio faz a mesma interpretação: “Ó Senhor! Como me ordenas comprar uma espada, tu que me proíbes ferir as pessoas? Por que ordenas possuir o que proíbes usar? A não ser que seja para ter preparada a defesa, não a vingança; de modo que se pudesse vingar, não o faria”.

São Beda ensina: “Manda ter espada, ou, se não a possui, deve comprá-la, para que saibam os que lerem que não é que falte aos discípulos capacidade de resistir, mas que o Mestre tem mais amor em padecer”.

O Pe. Juan de Maldonado explica: “Não permite Jesus Cristo a seus discípulos que levem bolsas ou alforjes, muito menos que comprem espada, pois proibiu a São Pedro que usasse a que já tinha para defender-se em pleno perigo da vida; mas quis somente significar que estavam já no tempo que, se se houvessem de usar defesas humanas, todas lhes seriam necessárias para defender sua vida e a de todos eles”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 10 de maio de 2016

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura, texto e comentário

Pe. Juan de Maldonado, Comentário de São Lucas

Edições Theologica

Santo Ambrósio, Escritos

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Compre uma espada”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0547.htm