NÃO TEMAS RECEBER MARIA, TUA MULHER

(Mt 1, 20)

 

“Enquanto assim decidia, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em sonho, dizendo: ‘José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo’”.

 

Deus ilumina oportunamente o homem que atua com retidão e confia no poder e sabedoria divina, perante situações que superam a compreensão da razão humana. O anjo recorda neste momento a São José, ao chamar-lhe filho de Davi, que é o elo providencial que une Jesus com a estirpe de Davi, segundo a profecia messiânica de Natan (cfr 2 Sm 7, 12-13). Como diz São João Crisóstomo: “Antes de mais recorda-lhe Davi, de quem tinha de vir Cristo, e não lhe consente estar perturbado desde o momento que, pelo nome do mais glorioso dos seus antepassados, lhe traz à memória a promessa feita a toda a sua linhagem”.

O Catecismo Romano ensina: “Jesus Cristo, único Senhor, nosso, Filho de Deus, quando tomou por nós carne humana no ventre da Virgem, foi concebido não por obra de varão, como os outros homens, mas, sobre toda a ordem natural, por virtude do Espírito Santo; de tal maneira que a mesma pessoa (do Verbo), permanecendo Deus, como o era desde a eternidade, se fizesse homem, o qual não era antes”.

O Pe. Juan Leal escreve: O anjo do Senhor lhe fala em sonho, chamando-o pelo próprio nome: José, filho de Davi. Estas últimas palavras lhe indicavam que havia sido escolhido para incorporar ao Messias na descendência davídica recebendo Maria Santíssima por sua esposa, já que o fruto de seu ventre era obra do Espírito Santo.

O Pe. Manuel de Tuya comenta: Não deve temer em tomar Maria Santíssima por sua esposa. O que tornara indeciso a São José era o mistério de sua esposa. O mistério encerrado em Maria, e que o anjo lhe descobre, não pode ser um mal ou desonra para ele, mas um privilégio, sendo que a fecundação de sua esposa é obra da ação onipotente de Deus: é obra do Espírito Santo.

O Pe. Juan de Maldonado escreve: Parece que o evangelista quis mostrar aqui que Deus esperou o momento de maior perigo para enviar o anjo. Se tivesse enviado o anjo antes, talvez São José não acreditasse.

Assim explica São João Crisóstomo e o autor da Obra imperfeita. Porém, por que não apareceu o anjo a São José, assim que Maria foi anunciada? Porque Deus é como bom médico que dá o remédio na hora certa, não antes que uma pessoa fique enferma nem depois de morta, quando já não há mais enfermidade. Dão outra razão, é que São José era menos apto para testemunhar a virgindade de Maria se, antes de ter duvidado, o anjo lhe tivesse assegurado.  Como recusar o testemunho de um marido sobre a virtude de sua mulher, sobretudo, se algum tempo duvidou, e tanto que chegou a pensar no divórcio? Divina providência a do Senhor, que permite que uma pessoa fique doente para curar a muitos homens da mesma enfermidade, e consentiu que São Pedro e São Tomé caíssem na infidelidade para que crêssemos, e tolerou que São José tivesse seus temores em relação à Virgem Maria para que não tivéssemos... como ensina São Bernardo de Claraval. E por que o anjo foi enviado a Maria antes de ser concebida?A causa foi para que Maria chegasse a ser esposa do Espírito Santo e concebesse dele, procedendo a seu consentimento. Seria injusto que a Virgem Maria concebesse em seu ventre sem saber quem nem como. Primeiramente concebeu a Cristo em sua mente que em seu seio, e, se não tivesse sido ensinada primeiro, não poderia ser assim (ensinam Santo Agostinho e León).

Também podem perguntar: por que a Maria Santíssima o anjo apareceu em estado de vigília (despertada) e a São José durante o sono? Porque era preciso conseguir da Virgem o consentimento. O ter aparecido em sonho a São José é mais difícil de explicar. Provavelmente se pode responder com São João Crisóstomo, que São José era tão justo e fiel... bastava avisar-lhe em sonho.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 04 de novembro de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

São João Crisóstomo, Homilia sobre São Mateus, 4

Edições Theologica

Catecismo Romano, I, 4, 1

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

São Bernardo de Claraval, Escritos

Pe. Juan de Maldonado, Comentários do Evangelho de São Mateus

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Não temas receber Maria, tua mulher”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/natal/comentario_natal_025.htm