NUMA MANJEDOURA

(Lc 2, 1-7)

 

1 Naqueles dias, apareceu um edito de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. 2 Esse recenseamento foi o primeiro enquanto Quirino era governador da Síria. 3 E todos iam se alistar, cada um na própria cidade. 4 Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, na cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi, 5 para se inscrever com Maria, sua mulher, que estava grávida. 6  Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, 7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala”.

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: A virgindade agrada a Deus.

 

São Beda escreve: “Assim como o Filho de Deus, vindo na carne mortal, nasce de uma Virgem, dando a entender que a virtude da virgindade muito lhe agrada”. Ó virgens, se pretendeis casar-vos, conservai então cuidadosamente o vosso primeiro amor para a pessoa que o céu vos destinar. É uma fraude apresentar-lhe um coração que já foi possuído, usado e gasto pelo amor, em vez de um coração inteiro e sincero. Mas se, por vossa felicidade, vos sentis chamadas para as núpcias castas e virginais do Cordeiro imaculado...  Então conservai com toda a delicadeza de consciência todo o vosso amor para este divino Esposo, que, sendo a própria pureza, nada ama mais do que a pureza e a quem são devidas todas as primícias, máxime as do amor (São Francisco de Sales). “Naqueles dias, apareceu um edito de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. Esse recenseamento foi o primeiro enquanto Quirino era governador da Síria. E todos iam se alistar, cada um na própria cidade. Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, na cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi, para se inscrever com Maria, sua mulher, que estava grávida” (Lc 2, 1-5).

 

2.ª mensagem: Buscar a paz.

 

São Beda comenta: “... assim também vindo ao mundo em tempo de paz, ensina a buscá-la, dignando-se visitar aos que a amam”. Quando temos a convicção de que Deus está em nós e em nós exerce uma ação, uma solicitude paternal, entregamo-nos a Ele com doce confiança, pomos em suas mãos com toda a segurança o cuidado de todos os nossos interesses, e assim gozamos de perfeita paz e serenidade (Adolfo Tanquerey). “Naqueles dias, apareceu um edito de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. Esse recenseamento foi o primeiro enquanto Quirino era governador da Síria. E todos iam se alistar, cada um na própria cidade. Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, na cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi, para se inscrever com Maria, sua mulher, que estava grávida” (Lc 2, 1-5).

 

3.ª mensagem: Homem perfeito.

 

Santo Ambrósio ensina: “Jesus Cristo fez-se criança para que tu pudesses ser homem perfeito”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto,  e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

4.ª mensagem: Liberto do laço da morte.

 

Santo Ambrósio escreve: “Jesus Cristo foi envolvido em paninhos para que tu fosses liberto dos laços da morte”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto,  e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

5.ª mensagem: Pensava nas cordas do Getsêmani.

 

Santo Afonso Maria de Ligório comenta: “Vede como o Menino Jesus obediente oferece as mãozinhas, oferece os pés e se deixa enfaixar. Cada vez que o divino Infante se deixava enfaixar, pensava nas cordas com que um dia devia ser amarrado no Getsêmani, naquelas que depois deviam prendê-lo à coluna, e nos pregos que deviam fixá-lo na cruz”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

6.ª mensagem: Livrar as almas dos laços do Inferno.

 

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Deixava-se de boa mente enfaixar, a fim de livrar as nossas almas dos lações do inferno”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

7.ª mensagem: Laços do amor.

 

Santo Afonso Maria de Ligório comenta: “Jesus, estreitado nas faixas, volve-se a nós e convida-nos a que nos unamos consigo pelos laços do amor”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

8.ª mensagem: Subir para o Céu.

 

Santo Ambrósio explica: “Jesus Cristo desceu à terra para que tu pudesses subir ao Céu”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

9.ª mensagem: Possuir muitas mansões no Céu.

 

Santo Ambrósio ensina: “Jesus Cristo não teve lugar na sala para que tu tivesses no Céu muitas mansões”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto,  e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

10.ª mensagem: Tornar-nos ricos com a pobreza de Jesus.

 

Santo Ambrósio comenta: “Jesus, sendo rico, fez-se pobre por nós, para que vos enriquecêsseis com a sua pobreza”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

11.ª mensagem: As lágrimas do Menino Jesus nos purificam.

 

Santo Ambrósio ensina: “As lágrimas daquele Menino que chora purificam-me, aquelas lágrimas lavam os meus pecados”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

12.ª mensagem: Tornar-nos grandes.

 

Santo Afonso Maria de Ligório comenta: “O Filho de Deus se fez pequenino, para nos fazer grandes”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

13.ª mensagem: Nos demos a Ele.

 

Santo Afonso Maria de Ligório explica: “Jesus deu-se a nós, a fim de que nós nos demos a Ele”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

14.ª mensagem: Pagar amor com amor.

 

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Jesus Menino veio mostrar-nos o seu amor a fim de que nós lhe respondamos com o nosso”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

15.ª mensagem: Veio para nos iluminar.

 

Santo Afonso Maria de Ligório ensina: “Se desejamos luz, Ele veio para nos iluminar”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

16.ª mensagem: Veio para nos fortalecer.

 

Santo Afonso Maria de Ligório explica: “Se queremos força para resistir aos inimigos, Ele veio exatamente para nos confortar”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

17.ª mensagem: Veio para nos perdoar e salvar.

 

Santo Afonso Maria de Ligório comenta: “Se queremos o perdão e a salvação, eis que veio para nos perdoar e nos salvar”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

18.ª mensagem: Veio para abrasar o nosso coração com o verdadeiro amor.

 

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Se queremos o dom supremo do divino amor, Ele veio para abrasar-nos o coração”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

19.ª mensagem: Aceitar os desprezos dos homens.

 

Santo Afonso Maria de Ligório explica: “Entram na cidade, dirigem-se para a casa do ministro imperial, a fim de pagarem o tributo e serem alistados nos registros dos súditos de César. Mas quem os reconhece? Quem lhes vai ao encontro? Quem lhes oferece agasalho? Eles são pobres, e como pobres são desprezados; são tratados ainda pior do que os pobres, e até repulsos”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

20.ª mensagem: Corações ingratos.

 

Santo Afonso Maria de Ligório ensina: “Chegada a Belém, Maria entendeu que se aproximava a hora de seu parto. Avisou a São José, e este diligenciou achar agasalho em uma casa dos habitantes de Belém, a fim de não ter de levar sua esposa à hospedaria, lugar pouco conveniente para uma tenra donzela. Ninguém quis atender-lhe o pedido. A estalagem de Belém foi figura daqueles corações ingratos que dão acolhida a tantas criaturas miseráveis e não a Deus”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

21.ª mensagem: Indiferença para com o Menino Deus.

 

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Quantos há que amam os parentes, os amigos, até os animais, mas não amam a Jesus Cristo e nenhum caso fazem de sua graça e do seu amor”. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

22.ª mensagem: Cuida de cada um de nós.

 

A vida de Jesus na manjedoura não era uma vida desocupada como a dos outros meninos. Nesse estado, e que os olhos humanos somente veem um Menino que parece dormir, Jesus cuida continuamente de cada um de nós, e aproveita-se de todos os momentos para nos salvar. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

23.ª mensagem: Jesus na manjedoura ensina-nos a humildade.

 

Nessa manjedoura, Jesus, que sabe de tudo, parece ignorante; Ele, que pode tudo, parece que não pode nada; Ele, que enche a imensidade, está reduzido à forma de um menino; e Ele, que é a palavra eterna, está mudo. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

24.ª mensagem: Jesus na manjedoura ensinar-nos a substituir a vã estima de nós mesmos por um profundo desprezo.

 

Posto que tão pequeno na sua manjedoura, abate-se muito mais ainda no seu próprio conceito. O pensamento de que a sua humanidade é tirada do nada, leva-o a conservar-se, diante da augusta majestade de seu Pai, na mais humilde reverência e como que um nada. Ora, nós devemos humilhar-nos muito mais, porque não somente somos nada, mas ao nada temos juntado o pecado; e por este duplo motivo cabe-nos em sorte o abandono, a confusão e o desprezo. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

25.ª mensagem: Jesus na manjedoura ensina-nos a comprazer-nos nos humildes sentimentos que devemos ter a respeito de nós mesmos.

 

Comprazo-me, dizia São Paulo, nas minhas enfermidades e misérias, porque sei que, quanto mais me humilhar diante de Deus, mais Ele se chegará para mim e me comunicará as suas graças. Para corrigir o nosso orgulho, o divino Menino põe a sua alegria em ver-se nas mais profundas humilhações, em ser como que o último dos homens reclinado sobre uma manjedoura. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

26.ª mensagem: Jesus na manjedoura ensina-nos a tratarmo-nos com desprezo e a reputar o último lugar sempre suficientemente bom para nós.

 

O Verbo de Deus, querendo fazer-se homem, podia não nascer duma mulher, mas aparecer de repente homem feito, tal qual Adão; preferiu passar pelo estado de infância, como o mais desprezado. Querendo nascer de uma mulher, podia escolher uma ilustre princesa; preferiu escolher alguém que ganhava o seu sustento trabalhando. Querendo nascer na Judéia, podia nascer em Jerusalém; escolheu uma pequena povoação. Nessa povoação escolheu uma gruta. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

27.ª mensagem: Jesus na manjedoura ensina-nos a mansidão.

 

O Verbo encarnado, descido do céu à terra, nada tomava mais a peito do que ensinar os homens a tratar-se uns aos outros com toda a mansidão e caridade. Mas não quer esperar tanto tempo para dar ao mundo este ensino; e não podendo ainda articular sons, prega-lhes com o exemplo a virtude, que é o primeiro desejo do seu Coração. No Menino Jesus a mansidão é muito mais admirável. Nele, a mansidão não é natural, mas uma virtude, refletida e voluntária; ou antes, é a mansidão personificada, a bondade e a brandura pintadas em todas as feições do seu rosto. “Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 6-7).

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 14 de novembro de 2016

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

São Beda, Escritos

São Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota

Adolfo Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística

Santo Ambrósio, Expositio Evangelii secundum Lucam

Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações

H. Hamon, Meditações para todos os dias do ano

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Numa manjedoura”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/natal/comentario_natal_034.htm