...VEIO GRITANDO...

 

 

Mt 15, 21-28: “Jesus, partindo dali, retirou-se para a região de Tiro e de Sidônia. E eis que uma mulher Cananéia, daquela região, veio gritando: ‘Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: a minha filha está horrivelmente endemoninhada’. Ele, porém, nada lhe respondeu. Então os seus discípulos se chegaram a ele e pediram-lhe: ‘Despede-a, porque vem gritando atrás de nós’. Jesus respondeu: ‘Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel’. Mas ela, aproximando-se, prostrou-se diante dele e pôs-se a rogar: ‘Senhor, socorre-me!’ Ele tornou a responder: ‘Não fica bem tirar o pão dos filhos e atirá-lo aos cachorrinhos’. Ela insistiu: ‘Isso é verdade, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos!’ Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé!’ Seja feito como queres!’ E a partir daquele momento sua filha ficou curada”.

 

I. A mulher Cananéia não foi ao encontro das criaturas, mas sim, do Senhor da vida: “... veio gritando: ‘Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: a minha filha está horrivelmente endemoninhada”.

Não nos apeguemos às criaturas, porque o coração do homem é falso, interesseiro e vacila continuamente; mas sim, corramos com fé e confiança ao encontro de Cristo Jesus, e “gritando” com o coração, dizemos-Lhe: “Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim”. Não sejamos egoístas, mas peçamos para nós e também para o próximo: “... a minha filha está horrivelmente endemoninhada”. Quantos são aqueles que não confiam no Senhor; peçamos, então, por eles.

Às vezes, a multidão que nos cerca tentando nos sufocar e desanimar é grande; então é preciso “gritar” ao Senhor, isto é, perseverar no pedido sem jamais desanimar.

Ó Cordeiro Imaculado, se deixarmos de pedir a Ti, a quem pediremos? Somente Tu és capaz de nos socorrer.

Infeliz daquele que não “grita”, isto é, que se cala e desanima; esse jamais será atendido.

Ó Senhor, “gritaremos” sempre por Ti, porque Tu és a fonte de água cristalina que mata a nossa sede... Tu és o médico que cura a nossa alma enferma...

 

II. Nosso Senhor nada respondeu à mulher: “Ele, porém, nada lhe respondeu”. Mas a mulher não desistiu: “Despede-a, porque vem gritando atrás de nós”.

Às vezes Nosso Senhor fica “surdo” aos nossos pedidos; então é preciso “gritar”, isto é, insistir e perseverar no pedido. Caminhemos confiantemente atrás do Senhor e Ele nos atenderá.

Muitos são aqueles que desistem. Pobres infelizes! Voltando atrás, encontrarão somente as trevas.

Que o nosso “grito” seja de amor e confiança, não de desespero.

 

III. O Doce Jesus a “desprezou”: “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel’. Mas ela, aproximando-se, prostrou-se diante dele e pôs-se a rogar: ‘Senhor, socorre-me!”

Diante do “desprezo” do Senhor, a mulher cananéia não se irritou nem desanimou; pelo contrário, aproximou do Senhor... prostrou-se a seus pés... pôs-se a rogar... Senhor, socorre-me! Quanta humildade! Quanta fé!

Se o Senhor não atender os nossos pedidos não pensemos mal d’Ele nem lhe viremos as costas; mas, com humildade, fé e confiança, prostremo-nos aos seus pés... Ele atende aquele que se humilha.

Infeliz daquele que levanta a cabeça contra o Altíssimo e que escancara a boca contra o céu.

Prostremo-nos como cachorrinhos diante do Poderoso Senhor que tudo pode.

Repitamos centenas de vezes ao dia essa jaculatória: “Senhor, socorre-me!” Que oração!

 

IV. O Bondoso Cordeiro novamente a “despreza”: “Não fica bem tirar o pão dos filhos e atirá-lo aos cachorrinhos”. Ela, mulher humilde, não desiste: “Ela insistiu: ‘Isso é verdade, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos!”

Jesus querido, feliz daquele que persevera na oração, que confia em Ti e que abraça e beija o seu Coração “desprezador”.

Bendito Senhor, é preciso lembrar com frequência que após o túnel da provação existe uma Luz Infinita. Feliz daquele que caminha com os olhos fixos nessa Luz.

 

V. Diante da perseverança, confiança e fé daquela mulher, Nosso Senhor a atendeu: “Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé’. Seja feito como queres!”

Ó Senhor, ajude-nos a perseverarmos na oração. Aquele que persevera na oração ouvirá essas doces palavras: “Seja feito como queres!”

Não recebe o prêmio aquele que pára na metade do caminho; mas sim, quem persevera até o fim.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 22 de fevereiro de 2008

 

 

Veja também:

Cura da filha de uma mulher cananéia

Senhor, socorre-me

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “...veio gritando...”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_007.htm

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor