ABRIRAM O TETO

 

Mc 2, 4: “E como não pudessem aproximar-se por causa da multidão, abriram o teto à altura do lugar onde ele se encontrava e, tendo feito um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico”.

 

I. Querido Senhor, aquele que vive adormecido na “poltronice” e de braços cruzados jamais se aproximará de Ti. Para se aproximar de Ti é preciso querer... querer de verdade... querer decididamente... com coragem... com o coração escancarado...

Cabeças vazias, meias medidas, acomodados, frouxos, sanguessugas, parasitas...  não aproximarão de Ti.

 

II. Bendito Salvador, a grande multidão não permitia que o paralítico (carregado) chegasse até onde o Senhor estava, isto é, no interior da casa; mas o mesmo não desistiu... não pediu aos que o carregavam para voltar atrás... não desanimou... não permitiu que o pessimismo entrasse em seu coração...

Jesus Amigo, são milhões os “paralíticos” de espírito, que vivem prostrados em pecado mortal, e que desistem de aproximar de Ti por causa da “multidão”, isto é, das dificuldades, críticas, zombarias, desânimo, respeito humano... Longe de Ti jamais serão perdoados de seus pecados... carregarão por toda parte essa lepra repugnante.

Doce Médico, quando encontrarmos uma “multidão” à nossa frente, isto é, poucas ou inúmeras provações, que nos impeçam de chegar até o Senhor, enchei o nosso coração de ânimo, paciência, perseverança e fidelidade  para que não voltemos atrás, mas que continuemos a nossa luta, porque sem Ti jamais recuperaremos a saúde espiritual.

 

III. Amável Senhor, ninguém se aproxima de Ti percorrendo o caminho largo... vivendo adormecido sobre o “travesseiro” da preguiça... encostado na “parede” da vida fácil... prostrado na “cama” do relaxamento...

A multidão não permitia que o paralítico (carregado) se aproximasse de Ti; então abriram o teto à altura do lugar onde o Senhor se encontrava e, tendo feito um buraco, baixaram o leito em que ele jazia.

Senhor, a “multidão”, isto é, as provações e dificuldades da vida não devem desanimar nem intimidar aquele que Te busca com sinceridade... Quem Te ama não se curva diante dos obstáculos; pelo contrário, se enche de força e não mede esforços para aproximar de Ti.

Ó Jesus Bondoso, quando a “multidão” das dificuldades tentarem nos impedir de aproximar de Ti, dai-nos força, coragem,  “santa rebeldia” e “santo atrevimento” de buscar outro meio, mesmo o mais difícil e desafiante.

Para aproximar do Divino Médico vale a pena enfrentar qualquer obstáculo, mesmo aquele que parece impossível.

Querido Senhor, às vezes os obstáculos para se aproximar de Ti são tão duros e persistentes, que é preciso “abrir o teto” com violência... muita violência... é preciso “morder”... “arranhar”... “esmurrar”: “O Reino dos Céus não pertence aos que dormem e vivem dando-se a todos os gostos, mas aos que lutam contra si mesmos” (Clemente de Alexandria, Quis dives salvetur, 21).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 18 de fevereiro de 2009

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Abriram o teto”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_012.asp

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor