POR QUE TENDES MEDO?

 

Mt 8, 26-27: “Disse-lhes ele: ‘Por que tendes medo, homens fracos na fé?’ Depois, pondo-se de pé, conjurou severamente os ventos e o mar. E houve uma grande bonança. Os homens ficaram espantados e diziam: ‘Quem é este a quem até os ventos e o mar obedecem?”.

 

I. Se o Senhor “dorme” em nosso coração, com certeza não “dorme” para sempre; se confiarmos n’Ele e contarmos com a Sua proteção, Ele se “levantará” na hora certa e nos livrará dos perigos: “No momento oportuno Ele se erguerá para impor silêncio à tempestade” (Dom Duarte Leopoldo).

 

II. Peçamos ao Senhor sem nos desesperarmos, porque Ele sabe a hora certa de se “levantar” e de acalmar a tempestade que tenta varrer a “barca” da nossa vida.

Se Ele demorar a nos atender e continuar “dormindo”, não percamos a confiança, porque, mesmo “dormindo”, Ele é o Deus Todo-Poderoso. Ele sabe de tudo, Ele vê tudo... mesmo estando “dormindo”.

         

III. Cristo e as criaturas: quanta diferença! Quando depositamos a confiança nas criaturas, ao invés da tempestade se acalmar, aumenta furiosamente. Quando confiamos em Nosso Senhor, a tempestade se acalma: “E houve uma grande bonança” (Mt 8, 26).

 

IV. Se Cristo navega na “barquinha” da nossa vida não há o que temer; mesmo que soprem tufões, ciclones e furações contra a nossa “barca”. Nosso Senhor é o Deus Forte; Ele manda nos homens, nos espíritos malignos, nos mares e no vento. Por que  deixar de confiar n’Ele para contar com as criaturas?

O medo não deve existir no “dicionário” do católico autêntico. Por que temer se Cristo está conosco? “Todo o medo é uma fraqueza imprópria de um filho de Deus” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 17 de junho de 2009

                       

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Por que tendes medo?”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_021.htm

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor