SANGUE E ÁGUA

(Jo 19, 34)

 

“... imediatamente saiu sangue e água”.

 

Considera como o soldado cruel abriu o LADO de Jesus Cristo com a lança. Saiu da ferida SANGUE e ÁGUA, como escreve São João Evangelista. O mistério deste SANGUE e ÁGUA foi a principal causa de que o Senhor permitira essa abertura.

Pondera as causas desta misteriosa e nova fonte. A PRIMEIRA causa foi para declarar-nos, Jesus, sua imensa GENEROSIDADE e CARIDADE em dar-nos todo o seu sangue sem reservar uma gota dele, porque esse pouco que havia ficado em seu Coração, aonde não chegaram os espinhos e os cravos, quis que saísse sendo tirado pela lança. E para ver que o sangue havia saído todo, com esta última gota saiu uma quantidade de água, porque já não havia sangue em todo o corpo. A SEGUNDA causa foi para declarar-nos a eficácia de sua Paixão e morte para LAVAR NOSSOS PECADOS e PURIFICAR-NOS em virtude de seu sangue com a água de sua graça, e com ela juntamente apagar o ardor de nossas cobiças e satisfazer a sede dos nossos desejos. Este Senhor é na verdade a fonte de Davi, de cujo lado aberto brota continuamente água e sangue para lavar as manchas sangrentas de nossas culpas. É a pedra viva e dura de fogo, a qual, sendo ferida no lado com a lança, brota abundante água para refrescar aos que no deserto deste mundo perecem de sede. O que damos a Jesus Cristo pelo tanto que Ele nos tem dado?Como correspondemos à sua generosidade?

Considera como quis o Senhor que do seu lado, aberto pela lança, saísse sangue e água, para dar a entender que dele saíram os SACRAMENTOS da nova lei, para lavar e santificar as almas, especialmente o SACRAMENTO do BATISMO e o da PENITÊNCIA, que são bebidas de lágrimas, figuradas pela água; e o SANTÍSSIMO SACRAMENTO do altar, figurado pela água e sangue, em memória do qual no cálice mistura água com vinho; e assim, quando aproximamos para receber a Eucaristia, devemos imaginar que aproximamos do lado de Jesus Cristo e que com os nossos lábios estamos tomando a água e o sangue que saiu do Salvador... e assim, participamos das graças e dons que brotam das fontes do Salvador. É com esse espírito que aproximamos da Santíssima Eucaristia?

Outra causa pela qual quis Jesus Cristo que fosse aberto seu lado, é para significar que como da costela de Adão, estando dormindo, foi formado Eva; assim do seu lado, estando dormindo o sono da morte na cruz, sai a Igreja, como outra Eva, mãe dos verdadeiros viventes, sendo formosa, sem mancha nem ruga... sem qualquer fealdade, porque com a água e o sangue do mesmo lado se lavaria e alcançaria essa formosura.

Considera também como Jesus Cristo estava tão atento ao cumprimento das coisas, mesmo menores, que sobre a sua pessoa haviam escrito os profetas, permitiu que seu lado fosse aberto pela lança para cumprir, como advertiu o Evangelista, a profecia de Zacarias, que disse: Verão ao que transpassaram. Ele nos ensina, por uma parte, o cuidado que devemos ter em cumprir toda a lei; e, por outra, que os pecadores, que com seus pecados ferem a Cristo Jesus com a lança do pecado, olhem e contemplem com viva fé as feridas de Jesus para serem curados... olhem também as chagas de Nosso Senhor para serem libertos das suas... e que a lança abra o nosso coração e que saia do mesmo muitas lágrimas de arrependimento. Porque não é possível contemplar com viva fé a Jesus Crucificado sem sentir no coração viva dor pelos pecados cometidos. Mas, se o pecador não chorar os seus pecados em vida, chegará a hora em que ele terá que chorar... quando contemplar Jesus Cristo, não na cruz, mas vindo num trono de glória para julgar o mundo... com as suas chagas de imenso resplendor, das quais sairão raios de ira e de vingança contra seus perseguidores; e os mesmos chorarão amargamente sem remédio as injúrias que fizeram ao Senhor.

 

ORAÇÃO: Ó fontes do Salvador, abertas nos pés, nas mãos e no lado! Com grande alegria aproximo dessa fonte de água cristalina para lavar-me e purificar-me. Derrame, ó meu Jesus, por essas fontes, água e sangue para lavar o meu coração. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 17 de março de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia Comentada

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Sangue e água”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_034.htm