A ASTÚCIA DOS CHEFES JUDAICOS

(Mt 28, 11-15)

 

11 Enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade e anunciaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que acontecera. 12 Estes, depois de se reunirem com os anciãos e deliberarem com eles, deram aos soldados uma vultosa quantia de dinheiro, 13 recomendando: ‘Dizei que os seus discípulos vieram de noite, enquanto dormíeis, e o roubaram. 14 Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e vos deixaremos sem complicação’. 15 Eles pegaram o dinheiro e agiram de acordo com as instruções recebidas. E espalhou-se essa história entre os judeus até o dia de hoje”.

 

 

Os habitantes da cidade de Gaza, acordando certa manhã, ficaram cheios de admiração. No dia antecedente haviam atraído Sansão para dentro dos muros, haviam trancado as portas, tinham posto guardas por toda parte, e depois, esfregando as mãos de contentamento, haviam-se escondido, dizendo: “Amanhã, ao raiar do dia, quando ele quiser ir-se embora, matá-lo-emos”. Ao invés disso, à meia-noite, Sansão acordando e querendo sair da cidade, quando se achou diante da porta fechada, tomou ambos os batentes com seus umbrais e com a tranca, arrancou-os do muro, lançou-os sobre os seus ombros possantes, e, correndo como se carregasse um cordeirinho, subiu a montanha que se erguia bem em frente, e chegou ao cimo antes que o sol nascesse (Jz 16, 1-3).

O Pe. João Colombo escreve: “Que outra coisa pode significar este fato da História Sagrada senão a ressurreição gloriosa de Nosso Senhor? E os cidadãos de Gaza não são, porventura, na perfídia, semelhantes aos Judeus que se haviam alegrado de haverem morto Jesus, de haverem lançado o seu corpo num sepulcro fechado e selado por uma pedra enorme, de terem chamado sentinelas para vigiarem as imediações? Porém Jesus é infinitamente maior e mais forte do que Sansão: Ele não somente arrancou as portas de uma cidade terrena, mas quebrou os batentes da morte e do inferno”.

Era domingo de madrugada. Em Jerusalém todos dormiam; e eis que algumas mulheres caminham silenciosamente para o túmulo. Chegando ao sepulcro, encontra-o vazio: “... o Anjo, dirigindo-se às mulheres, disse-lhes: ‘Não temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito. Vinde ver o lugar onde ele jazia” (Mt 28, 5-6).

Em Mt 28, 9-10 diz que Nosso Senhor veio ao encontro das mulheres e lhes disse: “... Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá me verão”.

Cristo ressuscitou!

O Anjo do Senhor, “descendo do céu e aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se sobre ela... Os guardas tremeram de medo dele e ficaram como mortos” (Mt 28, 2. 4).

Em Mt 28, 11 diz: “Enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade e anunciaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que acontecera”.

Logo de manhã, enquanto as mulheres caminhavam para dar a notícia aos apóstolos; os guardas foram à cidade para comunicar o acontecido aos apóstolos.

Convocaram uma reunião do Sinédrio, porque o assunto era urgente, e optaram por subornar os guardas, dando-lhes dinheiro: “Estes, depois de se reunirem com os anciãos e deliberarem com eles, deram aos soldados uma vultosa quantia de dinheiro” (Mt 28, 12).

O Sinédrio deu dinheiro para Judas Iscariotes entregar a Nosso Senhor, e agora oferece dinheiro aos guardas, grande quantia, para os mesmos mentirem, “recomendando: ‘Dizei que os seus discípulos vieram de noite, enquanto dormíeis, e o roubaram (Mt 28, 13).

Que Sinédrio mais imundo e falso! Ele se alimenta da mentira e da calúnia.

Esse Sinédrio procurou testemunhas falsas para acusar Nosso Senhor: “Ora, os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um falso testemunho contra Jesus, a fim de matá-lo” (Mt 26, 59), e agora, dá dinheiro aos guardas para que os mesmos mintam.

Hoje, infelizmente, é impossível conviver com certas pessoas e em certos ambientes. Muitos, para conseguirem algo na vida, armam todos os tipos de armadilhas para derrubar o próximo, tendo como arma a mentira: “Um ambiente em que não se sabe que terreno se está pisando, em que é preciso adivinhar sempre segundas intenções, em que só o esperto é que singra, torna-se irrespirável, um verdadeiro inferno” (Pe. Francisco Faus).

O mundo possui milhares de “Sinédrios”, e milhões de “Anás” e “Caifaz”. Cuide-se!

As serpentes venenosas do Sinédrio disseram aos guardas: “Dizei que os seus discípulos vieram de noite, enquanto dormíeis, e o roubaram” (Mt 28, 13).

Sobre essas palavras escreve Santo Agostinho: “Astúcia miserável! Apresentas testemunhas adormecidas? Verdadeiramente estás a dormir tu mesmo ao imaginar semelhante explicação!” (Enarrationes um Psalmos, 63, 15).

Além de pagar para os guardas mentirem, prometeram protegê-los, caso o assunto chegasse aos ouvidos de Pilatos: “Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e vos deixaremos sem complicação” (Mt 28, 14).

O Sinédrio estava disposto a tudo, menos a reconhecer que se podiam ter enganado. Os membros de tal covil disseram: “nós o convenceremos”, isto é, a Pilatos; e com certeza, seria com muitas mentiras. Que grupo mais repugnante! “A mentira é muito mais do que um simples engano, ou um lapso do pensamento ou das palavras. Pertence à sua essência um ingrediente perverso, que é a intenção de enganar” (Pe. Francisco Faus).

Fujamos dos mentirosos e cortemos a amizade com essas pessoas, elas são amigas do demônio: “Vós sois do diabo, vosso pai... porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8, 44).

Muitas pessoas, amigas de Satanás, para conseguirem o que desejam, estão prontas a subornar, caluniar e até matar; contanto que o seu plano maligno seja executado.

Pobres infelizes! Se esquecem de que existe um Deus que vê tudo, e que um dia serão julgados por Ele.

Em Mt 28, 15 diz: “Eles pegaram o dinheiro e agiram de acordo com as instruções recebidas. E espalhou-se essa história entre os judeus até o dia de hoje”.

Os guardas aceitaram o dinheiro, grande quantia, e escancararam as suas bocas mentirosas, “agiram de acordo com as instruções recebidas”.

Hoje, depois de dois mil anos de cristianismo, ainda existem milhões desses “guardas”, que confessam e comungam, mas que estão prontos a se venderem em troca de qualquer moeda. Que vergonha! O homem que não possui caráter nem personalidade é um coisa, e coisa repugnante.

O Pe. Francisco Fernández-Carvajal escreve: “O rumor espalhado pelos soldados e pelos próprios membros do Sinédrio teve um certo êxito, de tal maneira que ainda permanecia em alguns meios judaicos vinte ou trinta anos depois, quando São Mateus escreve o seu evangelho. Contudo, não deve ter sido muito duradouro nem extenso, pois nem São Paulo nas suas Cartas nem São Lucas nos Atos dos Apóstolos fazem a menor alusão ao assunto”.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 14 de abril de 2007

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “A astúcia dos chefes judaicos”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_008.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição