RESSUSCITEMOS COM CRISTO

 

“Não temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito” (Mt 28, 5-6).

 

 

É madrugada! “Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.

Está escuro! “Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.

A pesada pedra já fora removida! “Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.

As mulheres chegam ao sepulcro! “Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.

Elas tremem e se alegram ao mesmo tempo! “Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.

“Nas sepulturas dos homens há sempre escrito: ‘Aqui jaz..., aqui dorme... aqui repousa...’ Mas na sepultura de Jesus Cristo o anjo diz: ‘Não jaz aqui... não dorme aqui... aqui não repousa...” (Pe. João Colombo).

Cristo ressuscitado não está mais no sepulcro! Ele ressuscitou conforme havia dito.

Se Nosso Senhor ressuscitou, nós também devemos ressuscitar, no espírito, para uma vida nova: “... como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova” (Rm 6, 4).

O Senhor não está mais na escuridão do túmulo! Saiamos nós do sepulcro do pecado e busquemos a santidade de vida, isto é, iluminemos a todos com o nosso exemplo: “Ó Pai nosso, fazei que sejamos vossos templos em que os homens possam reconhecer vossa presença. A nossa conduta não traia o vosso Espírito! Tornastes-nos celestes e espirituais, ajudai-nos a pensar e a fazer sempre o que é celeste e espiritual” (São Cipriano, De Dominica Oratione 11).

Que sentido teria a Páscoa para um católico, se o mesmo permanecesse, como acontece com milhões, adormecido no túmulo dos vícios? Será que a leitura de um calendário litúrgico garante a salvação a alguém? Saber que está no tempo pascal, já é o suficiente para santificar um católico?

Hoje, milhões de católicos carregam o calendário litúrgico na ponta da língua, enquanto que Satanás ocupa os seus corações. Que atraso de vida! São os católicos “mumificados”. Haja sarcófagos!

Cristo Jesus, Luz Eterna, convida-os para o caminho do bem; mas eles, como bodes rebeldes, preferem enveredar pelo caminho da perdição.

A ressurreição espiritual que todo cristão deve em si operar é o princípio da gloriosa ressurreição dos nossos corpos: “Eis que vos dou a conhecer um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados” (1 Cor 15, 51).

Nosso Senhor morreu e ressuscitou por nós! Não fiquemos indiferentes diante de Cristo ressuscitado, mas comecemos agora uma vida nova: “Antes é necessário destruir a velha vida; aquela em que o pecado nos endureceu e nos fechou como uma semente. Precisamos, pois, deixar-nos cair no sulco debaixo da terra, ou seja, retirar-nos no silêncio da igreja e na oração, e decidirmos o que é preciso fazer para a nossa salvação eterna. Decidir com firmeza e com coragem, se quisermos verdadeiramente ressurgir” (Pe. João Colombo).

Nosso Senhor morreu e ressuscitou por nós! Arranquemos do nosso coração tudo aquilo que o torna obscuro diante da Luz Eterna: “Não importa se for preciso deixarmos certos hábitos que nos são caros ou cômodos; não importa se formos forçados ao duro jugo da mortificação nos nossos sentidos, e se nos parecer que morremos, como o grãozinho de trigo. Para fora do nosso coração afetos ou relações impuras; basta daqueles lugares, daquelas amizades, daqueles divertimentos; basta dos ódios, dos ciúmes, da avidez do dinheiro, ou dos bens alheios. É preciso ressurgirmos!” (Pe. João Colombo).

Ressuscitemos com Cristo! Esforcemo-nos para colocar em prática os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, para receber dignamente os Sacramentos, para praticarmos as obras de misericórdia e para vivermos as bem-aventuranças.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 24 de abril de 2007

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Ressuscitemos com Cristo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_014.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição