Maria chorando
 
 

OBSERVAR TUDO

(Mt 28, 20)

 

“... e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei”.

 

 

Para se salvar não basta a fé e o batismo, mas é preciso acrescentar a observância dos Mandamentos, como observou Teofilacto.

Porém, no ensinamento de Cristo, não basta ouvir o Evangelho (versículo 19) e aceitá-lo como preparação para receber o batismo que purifica a alma; mas faz falta outra coisa essencial... para viver essa vida cristã e estar incorporado ao reino, que é também missão dos apóstolos: hão de “ensinar a observar tudo quanto vos ordenei”. Hão de pregar o “Evangelho”. Porém, esta não é só uma disposição prévia para o batismo, senão que se, recebido esse, e não guarda tudo o que Cristo ensinou... a autêntica incorporação ao reino falha em algo essencial. A prática do Evangelho – fé na crença e práticas – ensinado pelos apóstolos, com missão e continuação da obra de Cristo, é obrigação no cristianismo. A fé sem obras, segundo as palavras de Jesus Cristo, não é cristianismo.

“... ensinando-as a observar”. Os Apóstolos ali presentes, e depois deles os seus legítimos sucessores, recebem o mandato de ensinar a todas as gentes a doutrina de Jesus Cristo: o que Ele próprio tinha ensinado com as suas obras e as suas palavras, o único caminho que conduz a Deus. A Igreja, e nela todos os fiéis cristãos, têm o dever de anunciar, até ao fim dos tempos, com o seu exemplo e com a sua palavra, a fé que receberam. De modo especial recebem esta missão os sucessores dos Apóstolos, pois neles recai o poder de ensinar com autoridade: “Já que Cristo ressuscitado antes de voltar ao Pai (...) lhes confiava deste modo a missão e o poder de anunciar aos homens o que eles próprios tinham ouvido, visto com os seus olhos, contemplado e palpado com as suas mãos, acerca do Verbo da vida (1 Jo 1, 1). Ao mesmo tempo confiava-lhes a missão e o poder de explicar com autoridade o que Ele lhes tinha ensinado, as suas palavras e os seus atos, os seus sinais e os seus mandamentos. E dava-lhes o Espírito para cumprir esta missão” (Bem-aventurado João Paulo II).

O que ensinarão os apóstolos a todas as gentes? O que Jesus Cristo ensinou a eles. O que ensinou Jesus aos apóstolos? As coisas que o Pai Lhe confiou para que as ensinasse. Aqui temos esse mistério da verdade cristã que brota do seio de Deus, e passando pelos lábios de Jesus, Homem-Deus, entra pelo ouvido das almas e no coração dos discípulos de Jesus. Nós devemos guardar essa verdade como se guarda um precioso tesouro da fé em nossas almas: fé pura, como é a Palavra de Deus; fé clara e luminosa, que se manifesta com as nossas obras; fé expansiva, que vai ao encontro dos nossos irmãos.

“... observar tudo”. A missão dos Apóstolos é anunciar o Evangelho e batizar; o dever dos que são evangelizados é crer e receber o Sacramento da Salvação. Desde que um homem ouviu a pregação do Evangelho por quem tem a autoridade e a missão de ensiná-lo, não pode permanecer indiferente, e dizer como os Atenienses a São Paulo: “Ouvir-te-emos outra vez”. Ou esse homem crê, batiza-se e será salvo; ou não crê e será condenado. Entenda-se, porém, pela palavra crer, uma fé inteira, viva e eficaz, que se traduz pelas obras, produzindo frutos de salvação.

São Pio X escreve: “Não basta para nos salvarmos o sermos de qualquer maneira membros da Igreja Católica, mas é preciso que sejamos seus membros vivos. Quem, sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e, portanto, não se salvaria, porque para a salvação de um adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as obras conformes à fé”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 18 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Teofilacto, Escritos

Pe. Juan de Maldonado, Comentários aos quatro Evangelhos

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Bem-aventurado João Paulo II, Catechesi tradendae, 1

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

São Pio X, Catecismo Maior, n.°s 165 e 171

Edições Theologica

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Observar tudo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_028.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição