Maria chorando
 

 

VAI AO SEPULCRO, DE MADRUGADA

(Jo 20, 1)

 

“... Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada”.

 

 

Maria Madalena possuía um coração cheio de GRATIDÃO por Nosso Senhor Jesus Cristo: “Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios” (Lc 8, 2).

Infeliz do coração INGRATO! A INGRATIDÃO é própria dos corações sem sentimentos.  Diante dos benefícios que recebemos de Deus e do próximo, não nos resta outra coisa senão ser agradecidos. A gratuidade gera a alegria para quem doa e para quem recebe. No mundo em que vivemos é necessário resgatar o verdadeiro sentido da gratidão. Deus nos ama com amor infinito; cabe-nos ser agradecidos, lutando cada vez mais, com coragem, contra o pecado e abrir com generosidade o nosso coração para Ele sem dividi-lo com o mundo: “É pouco demais só um coração para amar a Deus que ama tanto e é tão capaz de ser amado, merecedor de um amor infinito. Como então ainda dividir este coração entre as criaturas e o Criador” (Santo Afonso Maria de Ligório).

“... vai ao sepulcro, de madrugada”. É preciso conhecer, amar e servir a Jesus Cristo desde a “MADRUGADA”, isto é, desde a meninice, adolescência e juventude: “Lembra-te do teu Criador nos dias da mocidade, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: ‘Não tenho mais prazer’” (Ecl 12, 1), e: “Colocai estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, ataia-as como um sinal em vossa mão, e sejam como um frontal entre os vossos olhos. Ensinai-as aos vossos filhos, falando delas sentado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé” (Dt 11, 18-19).

Infeliz da pessoa que DEIXA o TEMPO PASSAR... que ESPERA o “DIA AMANHECER” para se aproximar de Jesus Cristo... É preciso BUSCÁ-LO de “MADRUGADA”, o quanto antes... sem perder tempo: “Procurai o Senhor enquanto pode ser achado, invocai-o enquanto está perto” (Is 55, 6), e: “Deus é justo em seus caminhos todos, e fiel em todas as suas obras; está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente” (Sl 145, 17-18).

Infeliz daquele que adia, que procrastina... que preguiçosamente deixa para depois, para outro dia... semana, mês, ano... que ESPERA o “DIA AMANHECER” para se aproximar de Nosso Senhor. A INGRATIDÃO reina nesses corações sem amor.

Milhões de pessoas servem o mundo, o Demônio e a carne durante a adolescência e juventude... na “MADRUGADA”; e depois que o “SOL NASCE”, isto é, na velhice, oferecem o resto para Deus. Deus não aceita restos: “Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda” (Gn 4, 5).

Quem ama verdadeiramente a Jesus Cristo não ESPERA o “DIA CLAREAR”, isto é, a velhice chegar; mas O BUSCA com amor, disponibilidade, generosidade e perseverança desde a “MADRUGADA”, isto é, desde a meninice, adolescência e juventude... DESDE CEDO... MUITO CEDO.

Somente Jesus Cristo merece o nosso amor. Por que não amá-lO desde a meninice, adolescência e juventude? Desde a “MADRUGADA?”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP  (C)

Anápolis, 20 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Santa Teresa dos Andes, Escritos

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

Santo Agostinho, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Vai ao sepulcro, de madrugada”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_030.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição