Maria chorando
 

 

ENTROU NO SEPULCRO

(Jo 20, 6)

 

“Então, chega também Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro; vê os panos de linho por terra”.

 

 

São Pedro, que era o CHEFE da IGREJA, é o primeiro a ENTRAR no túmulo e a VERIFICAR o milagre, pela ordem perfeita em que estavam os sudários.

A importância que São João Evangelista dá ao fato de que os lençóis estavam no chão se confirma com o testemunho de Pedro. Ele também viu os panos de linho por terra.

São Pedro é o primeiro que ENTRA no sepulcro. São João insiste no que viu: os panos de linho por terra.

São João é símbolo da Sinagoga; São Pedro, símbolo da Igreja: adiantou-se (chegou primeiro) João, como se adiantou a Sinagoga no culto legítimo a Deus; porém, NÃO ENTROU João, e SIM Pedro, porque a Sinagoga não acreditou que se realizaram em Jesus Cristo as profecias, não sendo admitida no reino de Cristo: em compensação, os gentios acreditaram, e se formou com eles a Igreja, simbolizada por Pedro, a que entrou no reino da fé e dos mistérios de Jesus Cristo. No futuro, nos últimos tempos, também a Sinagoga entrará para formar parte da Igreja, pela conversão dos judeus, como ENTROU João depois de Pedro.

ENTREMO-NOS, intimamente unidos a Pedro, cabeça visível da Igreja e Pastor supremo do rebanho de Jesus Cristo, NO SEPULCRO DE JESUS, isto é, no segredo dos mistérios da nossa fé e da nossa vida sobrenatural: só assim não erraremos o caminho e não seremos excluídos do reino de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Entrou no sepulcro”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_034.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição