Maria chorando
 

 

VOLTARAM PARA CASA

(Jo 20, 10)

 

“Os discípulos, então, voltaram para casa”.

 

 

“... voltaram para casa”, seguramente se reuniram com os outros apóstolos. Pois se a frase usada no texto pode significar que Pedro e João vão ao alojamento, de fato, na tarde do mesmo dia aparecem todos os apóstolos reunidos no mesmo lugar (Jo 20, 19). Trata-se provavelmente do cenáculo.

Voltaram para casa... seguramente para meditar, em silêncio e na solidão, os grandes mistérios que se acabaram de realizar e dos quais foram testemunhas. São Pedro e São João. Pedro, o chefe da Igreja, cujo coração sangra de dor por ter negado o Senhor. João, o amado de Jesus Cristo, o grande teólogo que “bebeu” no peito do Senhor (reclinou a cabeça) e em seu diálogo íntimo com Ele as profundas coisas de Deus. São a autoridade (Pedro) e a doutrina (João). Não podia a Igreja ter melhores alicerces que o testemunho destes homens que conviveram com Jesus Cristo, que presenciaram todos os acontecimentos de sua vida pública, de sua morte e de sua ressurreição, cujas mãos, no dizer de um deles, apalparam as coisas do Verbo da vida (1 Jo 1, 1). Os que possuem missão de autoridade ou de doutrina, não só na ordem ministerial, mas por lei da natureza ou do estado, deveriam entrar na casa de seu espírito para tornar maduro nela as coisas de Deus, e adquirir aquela convicção, serenidade e segurança que darão maior prestígio ao seu cargo e maior eficácia às suas funções.

“Os discípulos, então, voltaram para casa”. Depois de VER e CRER, foram buscar um lugar SILENCIOSO para MEDITAR.

O católico TEM o DEVER de VER, CRER, VIVER e APROFUNDAR através da MEDITAÇÃO e ESTUDO nos ENSINAMENTOS da IGREJA CATÓLICA: “Quem não medita as verdades eternas não pode, a não ser por milagre, viver como cristão” (João Gerson), e: “... sem meditação não há luz e se caminha na escuridão. As verdades da fé não se enxergam com os olhos do corpo, mas com os olhos da alma, quando nosso espírito as medita. Quem não faz meditação sobre as verdades eternas, não pode vê-las e por isso anda no escuro, facilmente se apega às coisas sensíveis e por causa delas despreza os bens eternos” (Santo Afonso Maria de Ligório), e também: “Quem não medita, em pouco tempo se torna um animal ou um demônio” (Santa Teresa de Jesus, Moradas primeiras, c. I, Obras, IV, p. 10).

O católico IGNORANTE... que não conhece a DOUTRINA da IGREJA... é um ÍDOLO de TRISTEZA: tem boca para evangelizar e permanece mudo... tem olhos para ver o que o próximo necessita e mantém os mesmos fechados... tem ouvidos e não ouve... tem pés para caminhar e anunciar o Evangelho, mas não o faz por causa da ignorância... É, realmente, um ÍDOLO de TRISTEZA e de AMARGURA.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 22 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Flávio Josefo, Antiq. VIII 4, 6

João Gerson, Escritos

Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, Capítulo VIII

Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual

Santa Teresa de Jesus, Moradas primeiras, c. I, Obras, IV, p. 10

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Voltaram para casa”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_038.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição