Maria chorando
 

 

VIU JESUS DE PÉ

(Jo 20, 14)

 

“Dizendo isso, voltou-se e viu Jesus de pé. Mas não sabia que era Jesus”.

 

 

Jesus Cristo ressuscitado já não vive agora como nos dias da sua peregrinação. Tornou-se um homem espiritual, até em sua própria carne; é IMPASSÍVEL e IMORTAL, já não pode SOFRER nem MORRER. Não é ainda a vida gloriosa do céu, mas não é também a vida terrena, e nessas novas condições da sua santa Humanidade, mostra-nos Ele que também a nossa pode subsistir em condições diferentes das que hoje tem.

Jesus ressuscitado é a nossa esperança, porque é a causa e a forma da nossa ressurreição futura, o tipo do homem glorificado no céu. No céu, diz São João, seremos semelhantes a Deus, semelhantes a Jesus ressuscitado, tendo, como Ele, um corpo GLORIOSO e IMORTAL.

“Dizendo isso, voltou-se”. A aparição dos ANJOS foi dentro do sepulcro, a de Jesus Cristo foi fora. Por isso Maria Madalena VÊ Jesus Cristo quando volta as costas para o sepulcro. Provavelmente o sepulcro de Jesus tinha uma antecâmara, onde teve lugar essa nova cena. Por que Maria Madalena voltou as costas, dando tão pouca importância aos dois ANJOS que estão lá dentro? Explica-se por sua própria psicologia de amor inquisitivo (que faz perguntas, interroga...). Talvez ela ouviu algum barulho detrás de si. VIU a Jesus com os olhos corporais, sem reconhecê-lO.

“... voltou-se e viu Jesus de pé”. Maria Madalena não tinha visto Jesus antes, porque duvidando da sua ressurreição, havia voltado as costas para Ele... viu-O quando VOLTOU-SE para Jesus ressuscitado. Para nos iluminar as verdades da fé, é preciso que nos VOLTEMOS de FRENTE (face a face) para Jesus Cristo, porque nossa alma só está iluminada pela parte por onde olha a Jesus. O profeta pedia a Deus que fizesse brilhar a sua Face divina sobre ele (Sl 118, 135); assim devemos pedir-Lhe, para ficarmos inundados na luz divina, sem que fique em nós um ponto obscuro por onde deixemos de ver a Jesus Cristo.

São Gregório Magno escreve: “Estando Maria Madalena ainda com dúvida sobre a ressurreição do Senhor, voltou-se para trás para ver a Jesus, cuja ressurreição não acreditava. Porém, como amava e duvidada, ainda vendo-O não O reconheceu”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 23 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Santo Agostinho, Escritos

São Gregório Magno, Escritos

Bossuet, Escritos

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Viu Jesus de pé”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_044.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição