Maria chorando
 

 

MOSTROU-LHES AS MÃOS E O LADO

(Jo 20, 20)

 

“Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado”.

 

 

“... mostrou-lhes as mãos”. Este gesto se explica pela DESCONFIANÇA primeira dos apóstolos, que acreditavam ter visto um ESPÍRITO (Lc 24, 37).

João omite o que disse Lucas. Não disse que ficaram ESPANTADOS com a presença do Senhor. Aqui, como GARANTIA, mostra-lhes “as MÃOS”, que com suas CICATRIZES fizeram ver que eram as mãos que dias antes haviam sido FURADAS pelos cravos, e “o LADO”, aberto pela lança: em ambas feridas, mostradas como SINAIS de triunfo, Tomé poderia colocar seus dedos. Em Lucas sita que Jesus lhes mostrou “suas mãos e pés”, e se omite o lado; sem dúvida porque se omite a cena de Tomé.

Das palavras passa Jesus Cristo aos fatos. Mostrou-lhes as partes do corpo em que ficaram mais profundamente impressas as chagas da paixão. Os apóstolos olhariam e tocariam com atenção e reverência as chagas sagradas... é o primeiro argumento que lhes dá: o da vista e o tato, sentidos mais fidedignos.

Santo Agostinho comenta: “Os cravos tinham-lhe perfurado as mãos, e a lança tinha-lhe aberto o lado. Conservaram-se os vestígios das chagas para sarar os corações duvidosos”. E o mesmo Santo diz: “Acaso não podia Cristo ressuscitar sem as chagas? Porém, como sabia que os discípulos tinham cicatrizes no coração, quis para curá-las, conservar as do seu corpo”. E escreve também: “Conserva as marcas dos cravos e da lança para curar as feridas dos corações infiéis, com a finalidade de que eles, com sabedoria constante e não com fé duvidosa, confessem que a natureza que havia estado no sepulcro se senta agora à direita de Deus Pai”. O mesmo dizem: São Cirilo de Jerusalém, Santo Eusébio, São João Crisóstomo, Teofilacto e Eutímio.

Santo Agostinho ainda comenta: “Todos os mártires ostentarão no céu suas cicatrizes, não como fealdades, mas como testemunho da verdade”.

Jesus Cristo mostrou-lhes os SINAIS da PAIXÃO para dizer-lhes que Ele era o Cristo, e não outro; o que haviam crucificado e que ressuscitou como escrevem São Cirilo de Jerusalém, Leôncio e ambos Teodoros. Disse Lucas 24, 36-37 que Cristo antes de mostrar-lhes as mãos e os pés disse: Sou eu, não temais; porque estavam ESPANTADOS acreditando ver um FANTASMA.

A dificuldade própria dessa passagem bíblica é como Cristo conservou as chagas em seu corpo ressuscitado... deixando uma “fealdade” nele; sendo que o homem, mesmo as tendo nessa vida, não as terão na outra. Porém, Jesus Cristo as conservou com alto apreço, segundo podemos acreditar, pois são os SINAIS de uma ILUSTRE e GRANDE VITÓRIA, e sabemos que os GENERAIS VENCEDORES gostam de mostrar, ao invés de esconder, as feridas recebidas. Além disso, é o TESTEMUNHO de sua ressurreição; e quando vier para julgar os homens no final do mundo, Ele as mostrará aos seus inimigos e aos que O crucificaram.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 25 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Santo Agostinho, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Mostrou-lhes as mãos e o lado”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_049.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição