Maria chorando
 

 

A OUTRA MARIA

(Mt 28,1)

 

“Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro”.

 

 

São Mateus nomeia aqui unicamente as duas mulheres: Maria Madalena e a outra Maria. São Marcos acrescenta uma terceira, Salomé (16, 1), e São Lucas (24, 10) a Juana e outras mulheres.

Bem cedo (Lc 24, 1), estando ainda escuro (Jo 20, 1), algumas piedosas mulheres, entre as quais Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, prima da Virgem Maria, mulher de Cléofas (Mt 27, 55-56; Jo 19, 25) foram ao sepulcro.

“... a outra Maria”. A OUTRA MARIA é seguramente a MULHER de CLÉOFAS.  Não é a Virgem Maria como alguns pensam... é a PRIMA de Nossa Senhora, MÃE de Tiago Menor e de José (Mt 27, 61).

São Gregório de Nissa e Sedúlio acreditam que também a Virgem Maria tenha ido com elas ao sepulcro: “No amanhecer, a Virgem Mãe e outras mulheres com ela, foram de noite ao sepulcro levando aromas”.

Nenhum evangelista NOMEIA a Virgem Maria visitando o sepulcro... calaram sobre ela. Todos nomeiam Maria Madalena, e deixam a Virgem Maria de “lado”. Maria Madalena tornou-se a principal e capitã das que foram ao sepulcro.

No Calvário, São João cita as TRÊS MARIAS: Maria, mãe de Jesus Cristo (a primeira); Maria Madalena e Maria de Cléofas (Jo 19, 25).

“... vieram ver o sepulcro”. São Marcos diz (16, 1) que iam UNGIR a Cristo; e o mesmo São Lucas (24, 1). São João não dá o motivo da ida ao sepulcro. Diante dessa omissão, vários autores afirmam que foram, pelo menos, DUAS VEZES ao sepulcro as santas mulheres: UMA para vê-lo, como disse São Mateus; e OUTRA para UNGIR o corpo do Senhor (afirmam isso: Dionísio Alexandrino e São Jerônimo).

Então, por que disse São Mateus que vieram VER O SEPULCRO? Não para que se entendesse ao pé da letra, mas para supor que iam UNGIR o corpo de Cristo; porém, menciona as suas vacilações, se poderiam fazê-lo ou não, pois sabiam que o sepulcro tinha a entrada obstruída com uma pedra muito grande. Por isso, iam pelo caminho muito preocupadas sobre quem tiraria a pedra. Significou, pois, São Mateus, que vinham a observar se estava tão fechado e defendido o sepulcro, que não pudessem entrar e UNGIR o corpo de Jesus Cristo

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 25 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

São Gregório de Nissa, Escritos

Sedúlio, Escritos

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “A outra Maria”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_051.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição