Maria chorando
 

 

ESTAVAM JUNTOS SIMÃO PEDRO E TOMÉ

(Jo 21, 2)

 

“Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e dois outros de seus discípulos”.

 

 

Simão Pedro, cf. Jo 1, 42. Tomé, cf. Jo 11, 16. Natanael, cf. Jo 1, 45. Os filhos de Zebedeu não figuram expressamente no quarto Evangelho. Outros dois: talvez André e Felipe. São SETE.

Pensam Santo Agostinho e São Beda que o número SETE, quantidade dos discípulos aqui reunidos, indica o presente mundo, cujo tempo se desenvolve no período de SETE dias.

Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, o Dídimo; Natanael, o de Caná da Galiléia; “os filhos de Zebedeu”, João e Tiago, o Maior, e outros dois discípulos, provavelmente também apóstolos, já que ali estavam obedecendo  a ordem do Senhor de voltar à Galiléia. É estranho nessa passagem o que se diz de Natanael que era de Caná da Galiléia. Sua presença entre o grupo dos apóstolos se explicaria melhor se se admitisse, como muitos o fazem, sua identificação com o apóstolo Bartolomeu.

Mais surpreendente é a citação de “os filhos de Zebedeu”, que são dois: João e Tiago, o Maior. Nunca são citados assim no Evangelho de São João, cujo silêncio e anonimato confirmam a opinião de ser ele (João) o autor do quarto Evangelho. Esse trecho assim colocado é muito surpreendente. Para uns, é uma redação posterior de um copista que quis “matizar” quem eram esses “outros dois discípulos” anônimos citados, e que logo se havia introduzido como anotação no texto. Outros vêem uma prova que a redação deste capítulo não é de João, mas de um redator diferente.

ESTAVAM JUNTOS (Jo 21, 2). Como é importante a UNIÃO entre os seguidores de Jesus Cristo!

O Bem-Aventurado José Allamano escreve: “Esta UNIÃO deve manifestar-se de TRÊS MANEIRAS: nas ações, nas palavras e nos pensamentos.

NAS AÇÕES, isto é, empenhando-nos todos em vista do bem comum. Todos devemos sentir e demonstrar interesse pelo bem da comunidade, ser  membros vivos e concordes da mesma, lutar para ver quem pode realizar mais, sempre norteados pela obediência.

NAS PALAVRAS - Evitem-se as discussões demasiadamente calorosas. Tais disputas provocam desuniões, chegam até a dividir a comunidade em facções, com escândalo de muitos e prejuízos de todos. Às vezes, por bagatelas, se destrói a união.

NOS PENSAMENTOS – É preciso amar a própria comunidade como se ama a própria vocação. Agindo assim, teremos o mesmo modo de pensar, caminharemos unidos e progrediremos. Uma comunidade que se conserva assim unida, realizará grande bem. Portanto, procurai esta união e esforçai-vos por mantê-la. Ela constitui a essência da caridade”.

Deus e Senhor do universo, pela vossa bondade tornai-nos dignos desta hora, apesar da nossa miséria. Tornai-nos unidos uns aos outros, sem falsidade e sem fingimento, com o vínculo da paz e da caridade. Consolidai nossa união com a ação santificante de vossa divina luz, com o auxílio de vosso Filho único, Senhor nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Sede bendito e glorificado com ele e com o Espírito Santíssimo, o Espírito de bondade que dá a vida... Sois o Deus da paz, da misericórdia, da caridade, do perdão e da bondade, com vosso Filho único e o Espírito Santíssimo.

Vossa paz, Senhor, e vossa serenidade, vossa caridade e vossa graça, a misericórdia de vossa divindade estejam conosco e entre nós, todos os dias da nossa vida (cfr. Oração dos primeiros cristãos).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 07 de maio de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

São Beda, Escritos

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Orações dos primeiros cristãos 301; 308

Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual

Santo Agostinho, Escritos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho explicado

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Estavam juntos Simão Pedro e Tomé”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_067.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição