Maria chorando
 

 

SENHOR, E ESTE?

(Jo 21, 20-21)

 

“Pedro, voltando-se, viu que o seguia o discípulo que Jesus amava, aquele que, na ceia, se reclinara sobre seu peito e perguntara: ‘Senhor, quem é que te vai entregar?’ Pedro, vendo-o, disse a Jesus: ‘Senhor, e este?’”.

 

 

É possível que todo o grupo seguisse a Jesus Cristo e São Pedro. São João, tudo indica, destacou-se do grupo. São Pedro olhou para trás (Jo 20, 14.16) e, ao ver São João, como Jesus Cristo ia falando do seu martírio, São Pedro perguntou para Cristo sobre a sorte do seu amigo. Foi uma curiosidade, e Jesus Cristo não lhe deu nenhuma resposta concreta.

São Pedro e São João Evangelista, o virgem, eram bons amigos (At 3, 1.3-11; 4, 13; 8,14). São Pedro entendeu que Jesus Cristo falava sobre sua morte, então se interessou sobre a sorte de São João.

Se a amizade levou São Pedro a querer saber isto, eram planos de Deus, onde ele não devia intrometer.

Segundo Santo Irineu, São João viveu mais tempo que os outros apóstolos, chegando aos tempos do Imperador Trajano (anos 98-117). Talvez o Evangelista tenha escrito estes versículos para desfazer aquela opinião de que ele não morreria. Segundo o texto, Jesus não responde a pergunta de São Pedro. O importante não é satisfazer a curiosidade acerca do futuro, mas servir com fidelidade o Senhor seguindo o caminho marcado para cada um.

Dom Isidro Gomá y Tomás escreve: “Pedro quer retribuir aqui a João o favor que esse lhe prestou na Ceia, por indicação de Pedro, perguntando a Jesus quem seria o traidor. Agora é Pedro que quer saber do futuro de João... e levado de amor e de curiosidade faz a pergunta a Jesus. A resposta vem com uma declaração e uma lição: declara o Senhor que João não morrerá mártir, ainda que sofra o martírio; e dá a Pedro a lição de que a ele não interessa o futuro de João”.

“Pedro, voltando-se, viu que o seguia o discípulo que Jesus amava”. Por estas palavras se vê, segundo anota Ruperto, que São Pedro já havia começado a seguir a Jesus Cristo, quando, voltando-se, viu que São João também O seguia. Então perguntou a Jesus sobre a sorte do discípulo que Ele amava: “Senhor, e este?”

São João Crisóstomo, Teodoro de Heraclea, Leôncio, Teofilacto e Eutímio comentam: São Pedro amava especialmente a São João e, portanto, não queria separar-se dele. Porém, desejava que São João também seguisse a Jesus Cristo, isto é, morresse por Ele.

 

DEVEMOS AFASTAR A CURIOSIDADE DO NOSSO CORAÇÃO E FAZER A VONTADE DE DEUS.

 

Todo fundamento da salvação e da perfeição das nossas almas consiste no amor de Deus. Mas a perfeição do amor é a união da nossa própria vontade com a vontade divina.

Como disse o Areopagita, o principal efeito do amor está em unir de tal modo a vontade dos amantes, que não tenham mais que um só coração e um só querer. Portanto, as nossas obras, penitências, esmolas, comunhões, só agradam ao Senhor enquanto se conformam com sua divina vontade; de outra maneira não seriam virtuosas, mas viciosas e dignas de castigo.

Isto, particularmente, manifestou-nos com seu exemplo o nosso Salvador, quando do céu desceu à terra. Isto, como ensina o Apóstolo, disse o Senhor ao entrar neste mundo: “Vós, meu Pai, recusastes as vítimas oferecidas pelo homem e quereis que vos sacrifique a vida deste corpo que me destes. Cumpra-se vossa divina vontade” (Hb 10,5). Isto também declarou muitas vezes, dizendo que tinha vindo à terra só para fazer a vontade de seu Pai (Jo 6,38).

Quis assim patentear-nos o infinito amor que tem ao Pai, a ponto de entregar-se à morte para obedecer à sua divina ordem (Jo 14,31).

Declarou, além disso, que reconheceria por seus unicamente aqueles que fazem a vontade de seu Pai (Mt 12,50) e, por esta razão, o único fim e desejo dos Santos em todas as suas obras tem sido o cumprimento da sua vontade.

Santa Teresa disse que aquele que se exercita na oração terá de procurar conformar sua vontade com a divina e que nisto consiste a mais elevada perfeição; o que mais sobressair nesta prática receberá de Deus maiores dons e se adiantará mais na vida interior.

Os bem-aventurados na glória amam a Deus perfeitamente porque sua vontade está unida e conforme inteiramente com a vontade divina. Por isso, Jesus Cristo nos ensinou a pedir a graça de fazer na terra a vontade de Deus assim como os Santos a fazem no céu.

Que merecimento tem um só ato de perfeita resignação à vontade de Deus! Bastaria para santificar-nos... Quando Paulo persegue a Igreja, Cristo lhe aparece, ilumina-o e o converte com sua graça. O Santo, então, se oferece a cumprir o que Deus lhe mandar... “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9,6). E Jesus Cristo o proclama “vaso de eleição e apóstolo das gentes” (At 9,15).

Aquele que jejua, dá esmola e se mortifica por amor de Deus, dá uma parte de si mesmo; aquele, porém, que submete a Deus a sua vontade dá-lhe tudo quanto tem.

É isto o que Deus nos pede, quer dizer, o coração, a vontade (Pr 23,26). Este fito hão de ter, em suma, todos os nossos desejos, devoções, comunhões e demais obras de piedade: o cumprimento da vontade divina. Este é o norte e a mira de nossa oração: impetrar a graça de fazer o que Deus exige de nós. Para a execução destas resoluções, incumbe pedir a intercessão de nossos santos protetores, especialmente a de Maria Santíssima, a fim de que nos alcancem luzes e forças para conformidade da nossa vontade com a de Deus em todas as coisas e, sobretudo, naquelas que repugnam ao nosso amor próprio... Dizia o beato M. P. Ávila: “Mais vale um bendito seja Deus dito na adversidade, que mil ações de graças nas ocasiões prósperas”.

 

Quando e onde aceitar a vontade de Deus

 

Devemos conformar-nos com a vontade divina, não apenas nas coisas que recebemos diretamente de Deus, como enfermidades, desolações espirituais, reveses de fortunas, morte de parentes, mas também nas que só indiretamente vêm de Deus e que Ele nos envia por intermédio dos homens, como, por exemplo, a desonra, desprezos, injustiças e toda sorte de perseguições.

E note-se que quando alguém nos ofende em nossa honra ou nos causa dano em nossos bens, não é Deus que quer o pecado de quem nos ofende ou causa dano, mas sim a humilhação ou a pobreza que d’Ele resulta. É certo, portanto, que tudo quanto sucede acontece por vontade divina: “Eu sou o Senhor que formo a luz e as trevas; faço a paz e crio a desdita” (Is 45,7). E no Eclesiástico lemos: “Os bens e os males, a vida e a morte vêm de Deus”. Tudo, em suma, de Deus procede, tanto os bens como os males.

Chamam-se males certos acidentes porque nós assim os denominamos e em males os transformamos; entretanto, se os aceitássemos como era devido, resignando-nos à mão de Deus, seriam para nós bens em vez de males. As jóias que mais resplandecem e mais valorizam a coroa dos Santos são as tribulações que aceitaram das mãos de Deus.

Quando o santo homem Jó soube que os Sabeus lhe haviam roubado os bens, não disse: “O Senhor nos deu e os sabeus nos tiraram”, mas: “O Senhor nos deu e o Senhor nos tirou”. E, dizendo-o, bendizia a Deus porque sabia que tudo sucede por vontade divina (Jó 1,13-21).

O mesmo devemos fazer quando nos sucedam contrariedades: recebamo-las todas da mão de Deus, não só com paciência, mas até com alegria, imitando o exemplo dos apóstolos, que se regozijavam de ser maltratados por amor de Cristo:  “Saíram alegres do sinédrio, porque foram achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus” (At 5,41). Se quisermos viver em paz contínua, procuremos unir-nos à vontade divina e dizer sempre, aconteça o que acontecer: “Senhor, se assim for do vosso agrado, faça-se assim” (Mt 11,26). Para este caminho devemos dirigir todas as nossas meditações, comunhões, orações e visitas a Jesus Sacramentado, rogando continuamente a Deus que nos conceda essa preciosa conformidade com sua vontade divina. Santa Teresa de Jesus se oferecia ao Senhor mais de cinquenta vezes por dia, a fim de que dispusesse dela à sua vontade.

Aquele que se conserva unido à vontade de Deus, goza, mesmo neste mundo, de paz admirável e constante. “Não se contrista o justo por coisa que lhe aconteça” (Pr 12,21), porque uma alma se alegra e se satisfaz ao ver todos os seus desejos cumpridos; ora, quem só quer o que Deus quer, tem tudo o que deseja, pois que tudo o que acontece é por efeito da vontade de Deus.

Aquele que deste modo descansa na vontade de Deus e se compraz naquilo que a Providência dispuser, é como se estivesse sobranceiro às nuvens do céu e visse a seus pés furiosa tempestade, sem recear perturbação ou dano. Esta é aquela paz que — como disse o Apóstolo — supera todas as delícias do mundo.

É verdade que as faculdades de nossa parte inferior não deixarão de fazer-nos sentir alguma dor na ocorrência de coisas adversas; mas em nossa vontade superior, se estiver unida a Deus, reinará sempre paz profunda e inefável: “A vossa alegria, ninguém vo-la tirará” (Jo 16,22).

Indizível loucura é a daqueles que se opõem à vontade de Deus. O que Deus quer não pode deixar de acontecer: “Quem é que resiste à sua vontade?” (Rm 9,19).

E, afinal, que quer Deus senão o nosso bem? Quer que sejamos santos para fazer-nos felizes nesta vida e bem-aventurados na outra. Persuadamo-nos de que as cruzes que Deus nos envia concorrem para o nosso bem e de que os próprios castigos temporais não são enviados para a nossa ruína, mas para nos corrigir e alcançar a eterna felicidade (Jt 8,27).

Entreguemo-nos, portanto, sem reserva às mãos de Deus, que jamais deixa de atender ao nosso bem (1 Pd 5,7). “Pensa tu em mim, — dizia o Senhor a Santa Catarina de Sena — que eu pensarei em ti”.

Quem proceder assim passará uma vida feliz e terá morte santa. Aquele que morre inteiramente resignado com a vontade divina deixa-nos a certeza moral de sua salvação. Mas aquele que não vive unido à vontade de Deus, também não estará resignado na hora da morte e não se salvará.

Procuremos, pois, familiarizar-nos com certas passagens da Sagrada Escritura que nos podem ajudar a conservar essa união incomparável: “Dizei-me, Senhor, o que quereis que eu faça, pois desejo fazê-lo” (At 22,10).

“Eis aqui a vossa serva: mandai e sereis obedecido” (Lc 1,38).

“Salvai-me, Senhor, e fazei de mim o que quiserdes. Sou vosso e não meu” (Sl 118,94).

“Seja assim, meu Deus, porque assim o quereis” (Mt 11,26).

Não nos esqueçamos especialmente do terceiro pedido da oração dominical: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.

 

ORAÇÃO

 

Ó Jesus, meu Redentor, à força de dores, consumistes na cruz a vossa vida, a fim de salvar-me e remir-me... E como tenho eu correspondido ao vosso amor? Graças vos dou pela paciência com que me tendes aturado e pelo tempo que me concedeis para reparar a minha ingratidão. Sim, meu Deus, quero amar-vos, quero fazer tudo quanto quiserdes; dou-vos toda a minha vontade, minha liberdade e tudo o que me pertence. Consagro-vos, desde já, a minha vida e aceito a morte que me destinardes. Fazei, Senhor, que abrace e aceite com inteira conformidade a vossa vontade santíssima! Quero morrer, ó Jesus, dizendo: “Faça-se a vossa vontade!”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 24 de maio de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Edições Theologica

Santo Afonso Maria de Ligório, Tempo e eternidade

Santo Irineu, Adversus haereses, II, 22, 5; III, 3, 4

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho explicado

Eutímio, Escritos

São João Crisóstomo, Escritos

Ruperto, Escritos

Teofilacto, Escritos

Leôncio, Escritos

Teodoro de Heraclea, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Senhor, e este?”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_084.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição