Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 
 
Folheto nº 5 da Série: “EM DEFESA DA FÉ”

 

 

Procissão

 

1 - QUE SÃO AS PROCISSÕES?

 

R. - São cortejos religiosos nos quais eclesiásticos e leigos procedem com ordem e devoção, seguindo a cruz, rezando e cantando para louvar, agradecer, aplacar a Deus e pedir-lhe auxílio.

 

2 - COMO SE DISTINGUEM?

 

R. - Elas são ordinárias e extraordinárias

 

3 - QUAIS SÃO AS ORDINÁRIAS E QUAIS SÃO AS EXTRAORDINÁRIAS?

 

R. - Ordinárias: são as que fazem anualmente em dias determinados e preceituados pelas rubricas, como por exemplo: a da benção das velas na Festa da Candelária ou Purificação de Nossa Senhora (2 de fevereiro), a Benção dos ramos no Domingo de Ramos, a do Corpo de Deus, etc.

Extraordinárias: são as que são preceituadas em via transitória, como por exemplo: para pedir chuva em tempo de seca, para cessação de alguma calamidade, para honrar as relíquias de algum santo etc.

 

ORIGEM DAS PROCISSÕES

 

A Bíblia nos fala de procissões:

 

ANTIGO TESTAMENTO

 

1º - “Viram as tuas procissões, ó Deus, as procissões do meu Deus, do meu Rei, no santuário: os cantores à FRENTE, ATRÁS os músicos, NO MEIO as jovens, soando tamborins. Lá esta Benjamim, o mais novo, conduzindo os príncipes de Judá, com vestes coloridas, os príncipes Zabulon, os príncipes de Neftali” (Sl 67, 25-26. 28).

 

2º - “Mandei então que subissem à muralha os chefes de Judá e organizei dois grandes coros.

O PRIMEIRO CAMINHAVA NO ALTO DA MURALHA, para a DIREITA EM DIREÇÃO da porta do Esterco: ATRÁS dela iam Osaías e a metade dos chefes de Judá, como também Azarias, Esdras, Mosolam, Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias, escolhidos dentre os sacerdotes e levando trombetas; DEPOIS, Zacarias, filho de Asaf, com seus irmãos, Semeías, Azareel Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá, Hanani com instrumento musicais de Davi, homem de Deus. E Esdras, o escriba, ia na FRENTE deles. Chegando à porta da fonte, SUBIRAM EM LINHA RETA DIANTE DELES pelas ESCADARIAS da cidade de Davi, pelo ALTO da muralha, e pela SUBIDA do palácio de Davi, até PORTA das águas, ao oriente.

O SEGUNDO CORO CAMINHAVA para a ESQUERDA: eu o segui, com outra METADE DOS CHEFES DO POVO, pelo ALTO da MURALHA, PASSANDO por CIMA da TORRE DOS FORNOS, até a MURALHA LARGA; depois PASSANDO por CIMA da PORTA de EFRAIM, da PORTA dos PEIXES, da TORRE de HANANEEL e da TORRE dos CEM, até a PORTA das OVELHAS; paramos na PORTA da GUARDA” (Ne 12, 31-39).

 

3º - Deus disse então a Josué: “Vê! Entrego nas tuas mãos Jericó, o seu rei e os seus homens de guerra. Vós, todos os combatentes, DAÍ VOLTA AO REDOR DA CIDADE; PASSAI E DAÍ VOLTA A CIDADE, e os guerreiros marcham DIANTE DA ARCA DE DEUS. Foi feito como Josué havia dito ao povo. SETE SACERDOTES, levando as sete trombetas de chifre de carneiro DIANTE de Deus, PASSARAM e tocaram as trombetas; e a Arca da Aliança de Deus vinha ATRÁS deles. Os guerreiros iam na FRENTE dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e a retaguarda seguia ATRÁS da Arca; e marchando, tocavam as trombetas” (Js 6. 2-3.7-9).

4º - “Desceram, pois, o sacerdote Sadoc, o profeta Natã, Banaías, filho de Joiada, os cereteus e os feleteus. Fizeram Salomão montar na mula do rei Davi e o conduziram a Gion. O sacerdote Sadoc apanhou na Tenda o chifre e o óleo e ungiu Salomão; soaram a trombeta e TODO O POVO gritou: “Viva o rei Salomão!” Depois, TODO O POVO subiu ATRÁS dele, tocando flautas e exultando com tão grande júbilo, que a terra se fendia com seus clamores” (1Rs 1, 38-40).

 

NOVO TESTAMENTO

 

1º - “A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho, MULTIDÕES que O PRECEDIAM e os que o SEGUIAM gritavam: Hosana ao Filho de Davi...” (Mt 21, 8-9).

 

2º - “Enquanto o levavam, tomaram um certo Simão de cirene, que vinha do campo, e impuseram-lhe a cruz para levá-la ATRÁS de Jesus. GRANDE MULTIDÃO DO POVO O SEGUIA, como mulheres que batiam no peito e se lamentavam por causa dele” (Lc 23, 26-27).

 

3º - O apostolado de Jesus foi uma PROCISSÃO contínua.

a) “Depois disso , ele andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. OS DOZE o acompanhavam, assim como ALGUMAS mulheres que havia sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena da qual haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cusa, o procurador de  Heredes, Susana e VÁRIAS outras, que o serviam com seus bens” (Lc 8, 1-3).

 

b) “Jesus, ouvindo isso, partiu dali, de barco para um lugar deserto, afastado. Assim que as multidões o souberam, vieram das cidades, SEGUINDO-O a pé” (Mt 14, 13).

 

c) “Ao descer da montanha, SEGUIAM-NO MULTIDÕES NUMEROSAS” (Mt 8,1).

 

 

O católico tem o dever de manifestar publicamente a sua fé, lembrando-se das terríveis palavras de Jesus Cristo: De fato, aquele que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e de minhas palavras, também o filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos (Mc 8, 38).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Procissão”.
www.filhosdapaixao.org.br/procissao.htm

 

 

 

Folhetos da Série "Em defesa da Fé"

Nº 01

Nº 02

Nº 3

Nº 04

Nº 05

 

Escolher outra Coleção