SALVE, MARIA, ESPERANÇA NOSSA!

 

Salve, Maria, esperança nossa!

Não se desespere diante das dificuldades da vida; olhe para Maria Santíssima e imite o seu exemplo: “Nossa Senhora pôs-se inteira e foi inabalável na sua esperança, mesmo nos momentos mais difíceis e obscuros” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Salve, Maria, esperança nossa!

Não perca a esperança! Contemple a vida de Nossa Senhora; foi contínuo exercício de esperança heróica: “Ó Maria, era tão grande vossa esperança, que podíeis repetir com o Santo rei Davi: ‘Ponho no Senhor o meu refúgio’ (Sl 73, 28)” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Salve, Maria, esperança nossa!

Quando surgirem perseguições por causa de seu trabalho, jamais perca a esperança; lembre-se de que a Santíssima Virgem não se desesperou diante das provações: “Quando começaram as perseguições contra o Filho preso, processado, crucificado, e tudo parecia enfim terminado, a esperança de Maria continuava intacta, antes, aumentava sempre mais e lhe dava força para permanecer firme ‘junto à cruz de Jesus’ (Jo 19, 25)” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Salve, Maria, esperança nossa!

O seu coração está mergulhado na tristeza, justamente porque você deixou de se apoiar em Deus para buscar ajuda nas criaturas. Não cometa tamanha loucura! Siga o exemplo de Maria Santíssima que depositava a sua confiança no Senhor do Universo: “Éreis inteiramente desapegada dos afetos do mundo... de modo algum confiado nas criaturas nem nos vossos méritos, mas totalmente apoiada na divina graça, na qual somente confiáveis; assim, crescestes sempre no amor do vosso Deus...” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Salve, Maria, esperança nossa!

Arranque do coração esse orgulho que te manda confiar em suas próprias forças, e imite o exemplo da Virgem: “É de vós, ó Maria, que devemos aprender a confiar em Deus, principalmente no que se refere à nossa salvação eterna... desconfiando totalmente das nossas forças, mas repetindo: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’ (Fl 4, 13). Senhora minha santíssima, sois a Mãe da santa esperança... que outra esperança, portanto, vou eu procurar?” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Salve, Maria, esperança nossa!

Coloque-se sob a proteção de Maria Santíssima. Espere, espere, espere, não se desespere: “Ó Maria, confio em vós! Nesta esperança vivo e nela quero e espero morrer, repetindo sem cessar: minha única esperança é Jesus e, depois de Jesus, Maria” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Salve, Maria, esperança nossa!

É grande loucura se desesperar diante dos acontecimentos negativos da vida. É imensa sabedoria olhar para Nossa Senhora e saber esperar nela: “Ó Mãe dulcíssima, suprema esperança minha depois de Deus, falai em meu favor ao vosso amado Filho, dizei-lhe por mim uma palavra eficaz, defendei com dedicação minha causa. Impetrai-me, pela vossa misericórdia, o que anseio, porque em vós confio, ó minha única esperança depois de Cristo. Mostrai-vos a mim, benigna Mãe: fazei que eu seja recebida pelo Senhor no sagrado refúgio do seu Amor, na escola do Espírito Santo, porque vós, mais que ninguém, mo podeis obter de vosso amado Filho. Ó Mãe fiel, protegei vossa filha, a fim de que se torne fruto de amor sempre vivo, cresça em toda santidade e persevere orvalhada pela graça celeste” (Santa Gertrudes, Exercícios II, p. 82).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 03 de agosto de 2007

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Salve, Maria, esperança nossa!”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/nossa_senhora/grandezas_maria_s/g_maria_010.htm