TU QUE DEIXASTE A TERRA, LEVAI-NOS PARA O CÉU!

 

Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!

Nosso Senhor atendeu ao desejo dos anjos chamando Maria Santíssima ao Céu: “Ordenara outrora que a arca do Testamento fosse com grande pompa introduzida na cidade de Davi: ‘Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca com júbilo e ao som das trombetas’ (2 Sm 6, 14). Porém com pompa muito mais nobre e gloriosa ordenou que sua Mãe entrasse no Céu” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Querida Senhora, queremos também entrar no Céu... nessa Pátria feliz... mas estamos pesados e sobrecarregados das coisas da terra. Quem vive agarrado às coisas desse mundo jamais subirá ao Céu... o Céu é a morada dos “leves”, isto é, dos que vivem desapegados das coisas caducas desse mundo: “O Céu é a posse de Deus. No Céu contempla-se a Deus, adora-se e ama-se a Ele. Mas para chegar ao Céu é preciso desprender-se da terra” (Santa Teresa dos Andes).

 

Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!

O profeta Elias foi transportado ao Céu num carro de fogo, que, como dizem os intérpretes, não foi senão um grupo de anjos: “Mas para vos conduzir ao Céu, ó Mãe de Deus, não bastou um grupo de anjos. O mesmo Rei da glória veio acompanhar-vos com toda a sua corte celeste” (Abade Roberto).

Nossa Amável Mãe, aumente no nosso pobre e limitado coração o desejo pelo Céu. O Céu é o lugar onde Deus habita com os seus Anjos e Santos. Feliz de quem é chamado a fazer parte desta grande e luzida corte: “Os que têm a coragem de lutar sem desfalecer trazem no coração o desejo do Céu: é um sinal certo, porque um combate que dura toda a vida só pode estar inteiramente orientado para a bem-aventurança definitiva” (Monge Edouard Clerc).

 

Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!

São Bernardino de Sena escreve: “Para honrar o triunfo de Maria, veio do paraíso o próprio Jesus Cristo; desceu para encontrá-la e acompanhá-la”.

Mãe do Puro Amor, dai-nos força para vencer todas as batalhas da vida! Para conquistar o Céu vale a pena suportar com alegria todas as contrariedades que surgirem pelo caminho.

Doce Mãe, quão belo é o Céu! Lá estão em trono diamantino todos os que  a Igreja elevou as honras dos altares. Lá vivem todos os que, a despeito das mil seduções do mundo, conservaram intacta a flor da inocência. Lá estão gozando da vista de Deus todos os que lavaram nas lágrimas de uma sincera penitência as máculas de sua vida pecaminosa. Lá sustentam as suas palmas de triunfo os numerosos mártires, que, pelo amor da fé, sacrificaram a vida.

Não se chega ao Céu vivendo no comodismo; mas sim, percorrendo o caminho da cruz: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida” (Mt 7, 14).

 

Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!

Eádmero diz: “O Salvador quis subir ao Céu antes de Maria, não só para preparar-lhe o trono, mas também para tornar-lhe mais gloriosa a entrada no Céu, pela sua presença e pelo luminoso séquito dos espíritos bem-aventurados”.

Virgem, oceano de graças; o Céu é o reino dos vivos. A graça é a vida da alma; logo, só aqueles que, ao separar-se do mundo, estão em estado de graça e amizade com Deus, lá têm entrada. Nem vale para entrar no Céu ter possuído a vida sobrenatural, a quem na hora decisiva se achar dela despojado: “Os iníquos não possuirão o reino de Deus” (1 Cor 6, 9).

 

Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!

O monge Nicolau vê mais fulgores na Assunção de Maria que na Ascensão de Jesus Cristo. Porque, ao Redentor, somente vieram encontrá-Lo os anjos, enquanto que a Santíssima Virgem subiu à glória saindo-lhe ao encontro e acompanhando-a o mesmo Senhor da glória e toda a bem-aventurada companhia do santos e anjos.

Maria Santíssima, nossa esperança; ajude-nos a vencer todas as tentações para não cairmos no pecado. De nada nos aproveitarão as virtudes que praticamos toda a vida, se a morte do corpo coincidir com a da alma: “De nada vale ter sido santo por longo tempo, se no fim da vida se morre pecador” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Consideremos como, descendo o Salvador do Céu para encontrar a Mãe, lhe disse, consolando-a: Levanta-te, apressa-te, amiga minha; pomba minha, formosa minha, e vem. Porque já passou o inverno, já se foram e cessaram de todo as chuvas (Ct 2, 10). Vamos, minha cara Mãe, minha bela e pura pomba, deixa este vale de lágrimas, onde tens sofrido tanto por meu amor”.

Formosa Senhora, para conquistar a Pátria feliz é preciso trilhar o caminho do Calvário... não existe outro caminho para o Céu senão o da cruz. Ajude-nos a suportar as dores com alegria sem jamais reclamar dos “carinhos” de Deus: “Não podemos esquecer que o caminho que conduz ao Céu passa pelo Calvário.  Devemos, portanto, aceitar os sofrimentos próprios desta vida e levar a nossa cruz em seguimento de Cristo. Na verdade, a aceitação da dor não é apenas um sinal de que desejamos o Céu, mas o meio necessário para alcançá-lo” (Monge Edouard Clerc).

 

Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!

Eis que Maria já deixa a terra: “Vêm-lhe à memória as muitas graças que na terra recebera de seu Senhor. Olha a terra por isso com afeto e juntamente com compaixão, recordando-se dos pobres que deixa expostos a tantas misérias e a tantos perigos. Jesus lhe estende a mão, e a santa Mãe já se eleva no ar, já passa as nuvens e as esferas. E chega enfim às portas do Céu” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Bela Senhora, quando chegará a hora de “voarmos” para o Céu?

Nesse oceano de felicidade, paz e amor, os eleitos vêem a Deus e conhecem-no de maneira clara... contemplam a Deus, uns mais perfeitamente do que outros, de acordo com os seus méritos... não podem mais pecar...  conhecem a Santíssima Trindade, vêem Jesus, Deus-Homem... vêem a Santíssima Virgem, Anjos, Santos, familiares e amigos: “Coloca-te debaixo da proteção da Santíssima Virgem e dos santos; promete-lhes de os servir fielmente, para que te ajudem a conseguir esse céu, onde te esperam; estende as mãos a teu bom anjo, suplicando-lhe que te conduza para lá; anima tua alma a perseverar constantemente nesta escolha” (São Francisco de Sales).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 11 de agosto de 2011

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Tu que deixaste a terra, levai-nos para o céu!”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/nossa_senhora/grandezas_maria_s/g_maria_016.htm