Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

82 - A Paixão de Jesus aponta-nos o caminho estreito

 

 

“… e, com eles, dois outros; um de cada lado e Jesus no meio” (Jo 19, 18).

 

Nosso Salvador, Manso Cordeiro, sofria na cruz para salvar a todos… também para salvar São Dimas que o reconheceu como Salvador.

Para nos salvar, devemos arrepender dos nossos pecados e buscar a santidade de vida com fervor e confiança em Nosso Senhor.

Deus quer que sejamos santos: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3). São Dimas abriu o coração para Jesus Cristo e foi “canonizado” por Ele no Calvário. O Servo Sofredor não exigiu nenhum milagre para a sua “canonização”: “… hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43).

Gestas, o mau ladrão, foi realmente um péssimo ladrão… não soube “roubar” o céu na última hora… jogou fora essa grande oportunidade, contemplou o Sangue do divino Cordeiro, e não quis ser banhado nele… não se santificou.

Todos podem ser santos, também os grandes pecadores… mas muitos não aceitam… Deus deixa livre, não obriga: “Não há falta que se possa comparar, ao desprezo da salvação eterna” (Santo Eusébio).

Gestas viu o Sangue do Senhor no caminho para o Calvário… contemplou o Sangue que banhava a cruz e voltou as costas para a santidade… não quis ser santo, foi para o inferno: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12, 14).

São Dimas abraçou com o coração a graça, o amor de Cristo, a salvação… a santidade… decidiu ser santo.

O caminho percorrido por ele durante muitos anos foi de loucura… agora basta! Encontrou Cristo… a Luz que iluminou a sua vida… abriu o coração e se santificou, foi “canonizado” na cruz. É impossível alguém se santificar longe do caminho estreito: “Querer se salvar longe da cruz é pura ilusão” (Santa Margarida Maria Alacoque).

O bom ladrão viveu muitos anos nas trevas e morreu na luz; está claro que qualquer pessoa pode ser santa… também os grandes pecadores; mas é preciso deixar de abusar da misericórdia de Deus… é muito difícil “roubar” a salvação na última hora: “Dentre cem mil pecadores que teimam viver no pecado até a morte, apenas um só se salvará no momento supremo” (São Jerônimo).

São Dimas, o bom ladrão, abriu o coração para a graça e decidiu ser santo.

Ser santo é fechar a porta do coração para o pecado, paixões e vícios… e abri-la para a graça de Deus, para o bem… para a luz.

Ele foi “canonizado” por Jesus Cristo no Calvário, porque resolveu expulsar do coração o lixo oferecido pelo mundo, e colocar nele o Salvador.

São Dimas está no céu porque se arrependeu de todos os pecados; Deus não perdoa nenhum pecado sem o arrependimento, nem o pecado venial… sem arrependimento não há salvação… nem santidade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 27 de outubro de 2017