Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

005

(Aos seminaristas do Instituto Missionário dos Filhos  Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, Jaraguá-GO, em 10 de fevereiro de 1996, às 06:30 h.)

 

Loucura dos pecadores

 

A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus (1 Cor 3, 19).

 

Caríssimos irmãos, reflitamos hoje sobre a maior loucura: a loucura dos pecadores.

A maior miséria e desgraça dos pecadores é: ofenderem a Deus, pisarem na sua misericórdia, desafiá-lo e ainda acharem que estão com toda a razão: Vinde, portanto! Aproveitemo-nos das boas coisas que existem! Vivamente gozemos das criaturas durante nossa juventude! (Sb 2, 6).

Os pecadores vivem na cegueira espiritual, são infelizes, e se julgam sábios e prudentes, sendo que na realidade são os homens mais cegos e loucos que podem haver na face da terra; somente na hora da morte verão que aquilo que o pecado oferece é pura angústia e tormento: Marchamos nas sendas da iniqüidade e da perdição, erramos pelos desertos sem caminhos e não conhecemos o caminho do Senhor! (Sb 5, 7).

Os pecadores ofendem a Deus e se gabam dessa rebeldia, são pessoas tapadas e orgulhosas; somente na hora da morte verão com amargura a desgraça deles e a ilusão do mundo: O que ganhamos com o nosso orgulho, e que nos trouxe a riqueza unida à arrogância? (Sb 5, 8).

A maior de todas as loucuras, seria uma pessoa tomar veneno e sorrir de alegria, ou enfiar uma faca no braço e cantar de felicidade. O mesmo acontece com os pecadores; eles bebem o veneno do pecado, fazem discursos usando o palanque da rebeldia contra Deus, e se gabam da própria desgraça, mas diante de Deus um dia terão que dizer: É no mal que nossa vida se consumiu!(Sb 5, 13).

Os pecadores chamam os santos de loucos, sendo que na realidade, loucos são eles, que trocaram a eternidade feliz por um momento de prazer. Um dia, querendo ou não, reconhecerão que loucos são aqueles que servem ao demônio, e sábios são os que servem a Deus: Ei-lo, aquele de quem outrora escarnecemos, e a quem loucamente cobrimos de insultos! Considerávamos sua vida como uma loucura, e sua morte como uma vergonha (Sb 5, 4).

O grito terrível dos pecadores na hora da morte será: “Enganamo-nos”, mas será tarde: Portanto, nós nos desgarramos para longe da verdade: a luz da justiça não brilhou para nós e o sol não se levantou sobre nós! (Sb 5, 6). Qual será o nosso grito na hora da morte: “Enganamo-nos” ou “Acertamos”?

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Loucura dos pecadores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_005.asp

 

Escolher outros Temas