Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

015

(Aos membros do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano. Casa de Retiro Santa Inês, Jaraguá-GO, em 21 de dezembro de 1997. Participaram 300 pessoas)

 

O Natal

 

Jesus nasceu em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes. Então chegaram a Jerusalém alguns Magos do Oriente, e perguntaram: ‘Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. Quando ouviu isso; o rei Herodes ficou atordoado e com ele toda Jerusalém. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para perguntar-lhes onde é que nasceria o Cristo. Enviou-os depois a Belém, dizendo: ‘Vão informar-se exatamente sobre o menino; quando o tiverem achado, mandem avisar-me, para também eu poder ir adorá-lo’. Depois de ouvir essas palavras do rei, os Magos partiram. E a estrela que viram no Oriente ia caminhando à frente deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem a estrela, sentiram uma grande alegria. Eles entraram na casa e viram o menino com Maria, sua mãe. E caindo de joelhos, o adoraram. Abriram seus cofres e lhe deram de presente ouro, incenso e mirra. Eles foram avisados num sonho para não se encontrarem novamente com Herodes, por isso voltaram para sua terra, passando por outro caminho (Mt 2, 1-4.8-12).

 

Mateus 2, 1: “Jesus nasceu em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes. Então chegaram a Jerusalém alguns Magos do Oriente”.

 

Jesus nasceu em Belém da Judéia, numa gruta, como escreve Santo Afonso Maria de Ligório: Vendo-se repulsos de toda parte, São José e a Bem-aventurada Virgem saem da cidade a fim de achar fora dela ao menos um abrigo; e depois continua o mesmo santo: ... afinal depara-se-lhes ao pé dos muros de Belém uma rocha escavada em forma de gruta, que servia de estábulo para os animais.

Em São Lucas 2, 7 diz: E Maria deu à luz seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

A ingratidão e indiferença para com o Menino Jesus foi e continua sendo muito grande: Veio para o que era seu, e os seus não o receberam (Jo 1, 11). Apenas concebido no seio de Maria Santíssima, Jesus viu a ingratidão que receberia da parte dos homens, nem sequer pôde nascer numa casa confortada. Hoje essa ingratidão continua reinando nos corações dos homens, quantas pessoas estão com a porta do coração fechada para Deus, deixam o demônio reinar no lugar de Jesus.

Jesus nasceu numa gruta úmida e fria (Santo Afonso Maria de Ligório), Ele nasceu pobre porque deseja que nós o recebamos em nossa casa, que o vistamos, que o abriguemos do frio, que lhe preparemos um berço.

Ele nasceu de noite porque vinha a ser a Luz do mundo, o Sol esplendoroso que vinha dissipar as sombras que pesavam sobre os homens desde que o paraíso de fechou!

E Ele nasceu por nós, porque deseja a nossa felicidade, porque nos quer em seu reino fazer participantes da sua mesma glória.

Nasceu por nós, a fim de que nós renasçamos para Ele, morrendo para o mundo, para o nosso amor próprio, para as nossas faltas.

Nasceu pobre, para que nós, com seu exemplo, nos animemos a deixar as riquezas e comodidades da vida.

Nasceu no mais completo abandono, para que nós tenhamos por melhor que o nosso nome seja desconhecido, do que ande na boca de todos e para que, vendo-nos desprezados dos homens, consolemos com seu exemplo.

Nasceu na humilhação, para que aprendamos a calcar aos pés o orgulho.

Jesus nasceu no tempo do rei Herodes, Ele nasceu, tendo na sua frente alguns inimigos; Herodes e seus servos. Cheios de ódio e inveja, furiosos tramavam contra a vida do Menino Jesus. Era para eles indesejável, incômodo, devia desaparecer... Jesus, a Luz que ilumina os corações não foi bem recebido por Herodes, porque esse vivia nas trevas, e luz e trevas não combinam. O ódio contra o Menino Jesus não desapareceu em nosso tempo. Os livres-pensadores, comunistas, etc, cospem veneno contra o Menino Jesus, zombam da religião e daqueles que são fiéis a Deus. O ódio selvagem de Herodes contra o Menino Jesus está reinando em muitos corações, até de pessoas que dizem ser seguidoras d’Ele.

Os Magos vieram do Oriente para adorar o Menino Jesus. Eles, os Magos, nos ensinam a abandonar tudo para aproximar de Deus. Eles abandonaram os palácios para sofrer no deserto; deixaram para trás a sombra e brisa suave dos palácios para sofrerem no calor do deserto; a vida cômoda com os familiares, para viverem sozinho no deserto por algum tempo, eles nos ensinam a desapegar de tudo e de todos, quando se trata de buscar a glória de Deus.

Muitas pessoas não têm coragem de renunciar nada para aproximar de Jesus, a falta de fé devora muitos corações.

Os Magos mostraram uma disponibilidade exemplar e edificante; e quando se trata de buscar a Deus e a salvação da nossa alma, não devemos fazer cálculos para ver se vale a pena, devemos usar de disponibilidade e fé total para encontrar Jesus o mais rápido possível.

Os Magos não mediram a distância ou o clima, eles simplesmente puseram a caminhar, o importante era encontrar Jesus; será que sentimos o mesmo desejo?

Os Magos venceram o respeito humano que afasta muitas pessoas do caminho de Deus, não desanimaram com as críticas e gozações, mas sim, pisaram o respeito humano e caminharam em busca do menino Jesus.

 

Mt 2, 2: “E perguntaram: ‘Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

 

Os Magos não percorreram tamanha distância, enfrentando muitos obstáculos, simplesmente por curiosidade ou por divertimento, mas eles percorreram esse caminho difícil e longo para adorar o Menino Jesus.

Hoje infelizmente, a maioria dos católicos usa o Natal para beber, comer, dançar, matar, ouvir músicas profanas, adulterar, etc. Jesus não fica feliz com esse comportamento pagão.

A Bíblia diz que eles perguntavam onde havia nascido o Menino Jesus, isso para nos mostrar, que devemos ter essa sede de Deus, devemos pedir orientação para conhecer melhor a Deus.

O Santo Natal não é uma festa pagã, mas sim, uma festa de Deus. Devemos adorar o Menino Jesus e não ofendê-lo com o pecado, deturpando essa grande festa cristã.

 

Mt 2, 3: “Quando ouviu isso, o rei Herodes ficou atordoado e com ele toda Jerusalém”.

 

Quando está escuro e aparece uma luz, todos ficam preocupados em querer saber de onde ela veio. O rei Herodes, cheio de ódio e inveja, ficou atordoado, alarmado com o nascimento de Jesus, com medo de perder o seu trono; mas Jesus não veio para governar de um trono de madeira, veio para usar como trono o coração de cada um de nós.

Quando aparece uma pessoa virtuosa e santa, não deixa ninguém ficar indiferente, ou é elogiada ou é apedrejada; ninguém fica indiferente, como está em Sb 2, 12: Cerquemos o justo, porque nos incomoda.

Hoje acontece a mesma coisa; quando uma pessoa é santa e procura seguir corretamente a Lei de Deus, é atacada de todos os lados, perseguida e ridicularizada, mas a vitória é certa, porque quem é de Deus sofre, mas vence.

 

Mt 2, 4: “Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para perguntar-lhes onde é que nasceria o Cristo”.

 

O medo de perder o trono deixou Herodes preocupado com o nascimento de Jesus, ele quis reunir grandes autoridades para saber do nascimento do Senhor, não porque queria adorá-lo, mas sim, queria saber quem era esse novo rei para saber da sua missão, não por amor ou porque queria ser santo, mas por medo de perder o seu reino.

Hoje, muitas pessoas têm medo de Jesus porque vivem no pecado, e morrendo nele, sabem que não se salvarão; as mesmas não querem abandonar o reino de Satanás para viver com Jesus no céu, por isso, atacam-nO.

 

Mt 2, 8: “Enviou-os depois a Belém, dizendo: “Vão informar-se exatamente sobre o menino; quando o tiverem achado, mandem avisar-me, para também eu poder ir adorá-lo”.

 

Herodes não queria adorar o Menino Jesus, o mesmo estava consumido pela inveja e pelo ódio, e por isso, planejava destruí-lO. Vemos em Herodes um homem mentiroso, uma pessoa falsa que tem muitas máscaras, e o repugnante, é que queria usar os reis como escudos para tapar a sua falsidade.

Hoje também existem muitas pessoas que querem seguir Jesus só na superfície, escondem atrás da religião para espalharem a sua carniça, usam do nome de Jesus para cometerem todo tipo de injustiça e pecado. Será que entre nós existe também dessas coisas?

 

Mt 2, 9: “Depois de ouvir essas palavras do rei, os magos partiram. E a estrela que viram no Oriente ia caminhando à frente deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino”.

 

Mt 2, 10: “Ao verem a estrela, sentiram uma grande alegria”.

 

Deus não abandona os seus fiéis seguidores, pois a estrela brilha de novo no firmamento para conduzi-los até a gruta onde estava o Menino.

Os Magos sentiram uma grande alegria ao verem a estrela. Quando passamos por dificuldades, provações, tentações, secura espiritual, etc; até parece que Deus se afastou e nos abandonou; a nossa atitude deve ser de confiança sincera e perseverante, e depois da “escuridão”, sentimos uma grande alegria.

 

Mt 2, 11: “Eles entraram na casa e viram o menino com Maria, sua mãe. E caindo de joelhos, o adoraram: abriram seus cofres e lhe deram de presente, ouro, incenso e mirra”.

 

A perseverança dos Magos foi recompensada, valeu a pena tantas fadigas e dificuldades, eles viram o Menino Jesus com Nossa Senhora; que graça extraordinária, vendo tamanha beleza, eles caíram de joelhos e adoraram o Filho de Deus.

A mensagem desse trecho, é que sem perseverança e aceitação do sofrimento, ninguém verá a Deus. Depois os Magos ofereceram ao Menino Jesus o melhor que possuíam, isso para nos ensinar a não oferecer restos para Deus, porque Ele não é lixo. O ouro simboliza a caridade, o incenso a oração e a mirra a vida de penitência.

 

Mt 2, 12: “Eles foram avisados num sonho para não se encontrarem novamente com Herodes; por isso voltaram para sua terra passando por outro caminho”.

 

Os reis não voltaram pelo caminho onde estava Herodes, justamente para não contar onde estava o Menino Jesus.

Eles nos ensinam a não desagradar a Deus para agradar aos homens, e a fugir das amizades perigosas, que querem atrapalhar a nossa amizade com o Senhor. Quantas pessoas desprezam a Deus só para agradar aos homens!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O natal”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_015.asp

 

Escolher outros Temas