Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

023

(Aos participantes do Santo Calvário no Terminal Urbano de Anápolis-GO, em 06 de maio de 1998, quarta-feira, às 18:00 h.)

 

Figueira estéril

 

Contou ainda esta parábola: ‘Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Veio a ela procurar frutos, mas não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho buscar frutos nesta figueira e não encontro. Corta-a; por que há de tornar a terra infrutífera?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano para que eu cave ao redor e coloque adubo. Depois, talvez, dê frutos... Caso contrário, tu a cortarás. (Lc 13, 6-9).

A figueira simboliza Israel, que não soube corresponder aos cuidados que Deus, dono da vinha, lhe dispensava: Encontrei Israel como cachos de uvas no deserto, vi os vossos pais como os primeiros frutos da figueira. Porém, chegados a Beelfegor, consagraram-se a um objeto infame, e tornaram-se tão abomináveis como as coisas que amavam (Os 9, 10); representa também todo aquele que permanece improdutivo diante de Deus: Eu quero cantar para o meu amigo seu canto de amor a respeito de sua vinha: meu amigo possuía uma vinha num outeiro fértil. Ele a cavou e tirou dela as pedras; plantou-a de cepas escolhidas. Edificou-lhe uma torre no meio, e construiu aí um lagar. E contava com uma colheita de uvas, mas ela só produziu uvas azedas. ‘E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e minha vinha (Is 5, 1-3).

O católico está no melhor lugar para produzir frutos; temos a Confissão, a Eucaristia, a Bíblia Completa, a Tradição, o Magistério, a Santa Missa, o Terço, a vida dos Santos e temos um vinhateiro que é o nosso Anjo da Guarda. São numerosas as graças que recebemos de Deus.

Quando um católico não produz frutos, Jesus tem muitos motivos para queixar-se.

Apesar de tudo, Deus usa de paciência com a alma: O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa de paciência para convosco (2 Pd 3, 9). Ele não desanima com as nossas faltas, porque sabe muito bem da capacidade que temos de fazer o bem.

Senhor, deixa-a ainda este ano, enquanto eu lhe cavo em volta e lhe lanço esterco, para ver se assim dá frutos… é Jesus quem intercede diante de Deus Pai por nós, que :Somos como uma figueira plantada na vinha do Senhor(Teofilacto), e: “Intercede o agricultor; intercede quando já o machado está levantado para cortar as raízes estéreis; intercede como Moisés diante de Deus... (Santo Agostinho).

Não podemos jogar as graças que recebemos de Deus fora, devemos corresponder com todas e com muito empenho.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Figueira estéril”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_023.asp

 

Escolher outros Temas