Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

029

(Aos membros do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, Religiosos e Religiosas do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima e Irmãs Missionárias do Milagre Eucarístico de Lanciano. Santo Retiro. Casa de Retiro São Nilo Abade, município de Jaraguá-GO, em 01 de novembro de 1998. Participaram 250 pessoas)

 

Santidade

 

Preâmbulo

 

Hoje é Solenidade de Todos os Santos; de homens e mulheres que levaram Deus e o Evangelho a sério, de pessoas que carregaram a cruz com amor e paciência, que transbordavam de otimismo e de convicção, que eram resolutas e não caniços agitados pelo vento; e por isso, hoje estão dizendo no céu: A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro! (Ap 7, 10). No livro do Apocalipse 7, 9 diz: Eis que vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados com vestes brancas e com palmas na mão. Aqui fala da multidão dos mártires Cristãos já em posse da felicidade celeste. E no mesmo livro 7, 13-17 diz: Estes que estão trajados com vestes brancas, quem são e de onde vieram?... Estes são os que vêm da grande tribulação: lavaram suas vestes e alvejaram-nas no sangue do Cordeiro. É por isso estão diante do trono de Deus, servindo-o dia e noite em seu templo. Aquele que está sentado no trono estenderá sua tenda sobre eles: nunca mais terão fome, nem sede, o sol nunca mais os afligirá, nem qualquer calor ardente; pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, conduzindo-os até às fontes de água da vida. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.

Coloquei como preâmbulo esses trechos do Livro do Apocalipse, para sentirmos no coração e na alma o desejo sincero de santificarmos, de lutarmos continuamente, para que após a nossa morte, entremos na Jerusalém Celeste e adoremos a Deus eternamente.

 

1º Ponto

 

O que é a santidade?

 

Santidade: É a maturidade plena da graça batismal (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

No Batismo, o católico recebe o Germe (semente) da SANTIDADE, A GRAÇA SANTIFICANTE; é um germe (semente) extraordinariamente fecundo porque faz o homem participante da VIDA DIVINA, e, por conseguinte, da santidade de Deus; germe (semente) capaz de produzir abundantes frutos de vida santa e de vida eterna, se a criatura colabora generosamente no seu desenvolvimento.

Maturidade, significa perfeição.

Plena, significa cheio, completo, amplo e inteiro.

Todos os cristãos batizados receberam este dom, e eles serão santos, de fato, na medida que fizerem frutificar, com a ajuda de Deus, a graça recebida no Batismo, que é a GRAÇA SANTIFICANTE, ela permanece em nossa alma, tornando-a JUSTA e SANTA aos olhos de Deus.

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena diz: Tendo sido batizado o homem, já é SANTO por direito; mas tem que sê-lo também de fato, vivendo santamente, realizando obras dignas de um filho de Deus, de quem foi salvo e remido por Cristo e que é membro da Igreja, Corpo místico de Cristo... para que a graça de Cristo produza frutos de santidade, é necessário que impregne e transforme totalmente a nossa vida humana para que, desta maneira, seja santificada em todas as suas atividades: pensamentos, afetos, intenções, obras; em todos os seus pormenores e em todo o seu conjunto.

É importante saber que a graça santificante pode crescer. Quanto mais uma alma se purifica de si, melhor corresponde à ação de Deus. Na medida em que diminui o eu, aumenta a graça santificante. E o grau da nossa graça santificante determinará o grau da nossa felicidade no céu, por isso, devemos amadurecer plenamente a graça santificante na nossa alma: À medida que a graça cresce e amadurece no crente, exerce nele uma influência cada vez mais vasta e profunda; e, quando esta influência se estende, efetivamente, a todas as suas atividades, orientando-as todas, sem exceção, para o cumprimento da vontade de Deus e para a Sua glória, então o cristão poderá dizer que vive verdadeiramente em comunhão com Cristo: unido intimamente a Deus e participando da Sua vida e santidade. Esta é a plenitude da graça, plenitude de vida cristã, de santidade autêntica. A graça não consiste em obras grandiosas ou em riqueza de dons naturais, mas sim no pleno desenvolvimento da GRAÇA e da CARIDADE recebidas no BATISMO, desenvolvimento que se realiza na medida em que o homem se ABRE ao dom divino e se torna absolutamente disponível para com Deus, dócil ao SEU CHAMAMENTO e à SUA AÇÃO SANTIFICADORA. (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

2º Ponto

 

Para ser santo, basta morrer na graça santificante?

 

Uma pessoa cheia de euforia e fervor poderia fazer essa pergunta: Para ser santo, basta morrer na graça santificante? E a resposta é muito simples: sim, basta morrer na graça santificante.

Mas é importante lembrar de que para conservar essa GRAÇA NA ALMA É MUITO DIFÍCIL, como explica Tanquerey: É certo que é necessário e suficiente morrer em estado de graça, para ser salvo; parece, pois, que não haverá para os  fiéis outra obrigação estrita mais que a de conservar o estado de graça. Mas, precisamente, a questão é saber se pode alguém conservar por tempo notável o estado de graça, sem se esforçar para fazer progressos. Ora, a AUTORIDADE e a RAZÃO iluminadas pela FÉ mostram-nos que, no estado de natureza decaída, ninguém pode permanecer muito tempo no estado de graça, sem fazer ESFORÇOS para progredir na vida espiritual, e praticar de vez em quando alguns dos conselhos evangélicos (n.º 353).

 

As seguintes passagens da Palavra de Deus mostram que devemos ESFORÇAR-NOS POR PROGREDIR. 

 

AUTORIDADE

 

Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5, 48). Jesus Cristo apresenta-nos como ideal de santidade a mesma perfeição do nosso Pai celestial; assim pois, todos os que têm a DEUS POR PAI, devem se aproximar da perfeição divina; o que não pode evidentemente fazer sem algum progresso.

Se alguém vem a mim e não odeia seu próprio pai e mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e até a própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14, 26). Jesus não exige ódio, mas sim, desapego completo e imediato. É preciso sacrificar tudo para seguir Jesus: o que supõe coragem heróica, que não se possuirá no momento crítico, se a alma não foi preparada para isso por meio de sacrifícios.

Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram (Mt 7, 13-14).

 Nele, ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor (Ef 1, 4). O que certamente não podem fazer, sem se despojarem do homem velho e revestirem do novo, isto é, sem mortificarem as tendências da natureza perversa e sem se esmerarem em reproduzir as virtudes de Jesus Cristo (Tanquerey).

Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento(1 Pd 1, 15). Está claro que ninguém pode ser santo se não progredir nas virtudes cristãs.

Que o justo pratique ainda a justiça e que o santo continue a santificar-se (Ap 22, 11). É um convite para que o justo não cesse de praticar a justiça e que o santo santifique-se ainda mais.

 

Pensamentos de alguns Santos e o Papa Pio XI. Tradição.

 

Santo Agostinho:

Não devemos parar no caminho, precisamente porque parar é recuar.

São Gregório de Nissa:

A virtude e a santidade só têm um limite: o ilimitado.

A perfeição consiste num progresso contínuo.

No respeitante à virtude aprendemos com o próprio Apóstolo que a sua perfeição tem apenas um limite, que é não ter limite algum.

Pio XI:

Todos os cristãos, sem exceção, têm obrigação de tender à santidade.

RAZÃO

 

Toda a vida, sendo como é um movimento, é essencialmente progressiva, neste sentido que, quando cessa de crescer, começa a enfraquecer. E a razão disto é que há, em todo o ser vivo, forças de desagregação que, se não são neutralizadas, acabam por produzir a doença e a morte. O mesmo se passa em nossa vida espiritual: ao lado das tendências que nos levam para o bem, há outras, muito ativas, que nos arrastam para o mal; para as combater, o único meio eficaz é aumentar em nós as forças vivas, isto é, o amor de Deus e as virtudes cristãs; então as tendências más vão enfraquecendo. Mas, se deixamos de fazer esforços por avançar, os nossos vícios acordam, retomam forças, atacam-nos com mais viveza e freqüência; e, se não despertamos do nosso torpor chega o momento  em que, de capitulação em capitulação, caímos no pecado mortal (Suárez).

Há preceitos graves que não se podem observar em certos momentos senão por meio de atos heróicos. Ora, em conformidade com as leis psicológicas, ninguém é geralmente capaz de praticar atos heróicos, senão se foi antecipadamente preparado para isso com alguns sacrifícios, ou, por outros termos, com atos de mortificação (Tanquerey).

Alguns exemplos: viver a castidade, exige esforços generosos.

Quem tem comércio: para subir na vida, vem a tentação de enganar no peso dos alimentos.

 

3º Ponto

 

A santidade é um privilégio ou um dever de todos?

 

Todos são chamados à santidade, ninguém pode dizer que não tem o dever de percorrer o caminho da santidade, e é fácil descobrir esse chamado.

 

A) Sagrada Escritura

 

1. Lv 19, 2: — Fala a toda comunidade dos filhos de Israel. Tu lhes dirás: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.

 

2. Lv 11, 44-45: —Pois sou eu, o Senhor, o vosso Deus. Fostes santificados e vos tornastes santos, pois que eu sou santo; não vos torneis, portanto, impuros com todos esses répteis que rastejam sobre a terra. Sou eu, o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito para ser o vosso Deus: Sereis santos, porque eu sou santo.

 

3. Lv 20, 7: — Vós, porém, vos santificareis e sereis santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.

 

4. Mt 5, 48: — Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

 

5. Mt 5, 13-14: —Vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo.

 

6. Jo 10, 10: — Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância.

 

7. Jo 15, 5: — Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto.

 

8. 1Cor 1, 2:Àqueles que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser Santos...

 

9. Ef 1, 4: — Nele, ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor.

 

10. 1Ts 4, 3: — Porquanto, é esta a vontade Deus: a vossa santificação.

 

11. 1Ts 4, 7: — Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade.

 

12. Hb 12, 14: — Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

 

13. Tg 1, 4: — Mas é preciso que a perseverança produza uma obra perfeita, a fim de serdes perfeitos e íntegros sem nenhuma deficiência.

 

B) Documentos da Igreja Católica

 

1. Lumem Gentium, n.º 11: — Munidos de tantos e tão salutares meios, todos os cristãos de qualquer condição ou estado são chamados pelo Senhor, cada um por seu caminho, à perfeição da santidade pela qual é perfeito o próprio Pai.

 

2- Lumem Gentium, n.º 32: — Se pois na igreja nem todos seguem o mesmo caminho, todos, no entanto, são chamados à santidade.

 

3- Lumem Gentium, n.º 40: — É assim evidente que todos os fiéis cristãos de qualquer estado ou ordem são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade.

 

4- Lumem Gentium, n.º 42: — Todos os fiéis cristãos são, pois, convidados e obrigados a procurar a santidade e a perfeição do próprio estado.

 

5- Redemptoris Missio, João Paulo II, n.º 90: — O chamado à missão deriva, por sua natureza, da vocação à santidade. Todo missionário só o é, autenticamente, se se empenhar no caminho da santidade.

A universal vocação à santidade está estritamente ligada à universal vocação à missão: todo fiel é chamado à santidade e à missão.

Sendo jovens na fé, deveis ser como os primeiros cristãos, irradiando entusiasmo e coragem, numa generosa dedicação a Deus e ao próximo: numa palavra, deveis seguir pelo caminho da santidade. Só assim podereis ser sinal de Deus no mundo, revivendo em vossos países a epopéia missionária da Igreja primitiva. E sereis, também, fermento de espírito missionário para as Igrejas mais antigas.

 

C) Os Santos

 

Santa Teresinha do Menino Jesus: — Como o sabeis, sempre desejei ser santa. Mas, que tristeza! Quando me confronto com os Santos, sempre verifiquei que entre eles e mim medeia a mesma diferença que há entre a montanha, cujo píncaro desaparece nos céus, e o obscuro grão de areia… Devo, pois, suportar-me tal qual sou, com todas as minhas imperfeições. Mas, procurarei um meio de ir para o céu por uma trilha bem reta, bem curta, uma trilha inteiramente nova.

São Domingos Sávio: — Quero ser santo o mais rápido possível, se não me santificar, a minha vida foi vã aqui na terra.

Madre Clélia Merloni: — Nas dores, na doença, no tédio, nas acusações injustas, nas contrariedades cotidianas, não deverei lamentar-me, nem murmurar. Quero ser santa.

Como poderei ser santa? Fazendo o melhor que posso as ações que me serão impostas, cada dia.

 

4º Ponto

 

Meios para se santificar

 

Ninguém se santifica automaticamente ou só com desejos, é preciso lutar muito, porque: O Reino dos céus sofre violência, e violentos se apoderam dele (Mt 11, 12).

 

Santo Afonso Maria de Ligório cita os principais meios para se chegar à santidade:

1. Evitar todo pecado deliberado, mesmo leve. Se tivermos a desgraça de cair em alguma falta, cuidado para não ficar perturbados e impacientes conosco mesmos, devemos fazer com calma um ato de contrição e de amor a Jesus Cristo, prometer-lhe não mais ofendê-lo, e pedir-lhe a graça de lhe sermos fiéis.

2. Desejar chegar à perfeição dos santos e sofrer tudo para agradar a Jesus Cristo; se não tivermos esse desejo, pedir ao Senhor que no-lo conceda por sua bondade. Sem um verdadeiro desejo de nos santificarmos, não daremos jamais um passo sequer rumo à santidade.

3. Estar bem resolvido a atingir a perfeição. Sem essa firme resolução, age-se com fraqueza e não se tem a coragem de superar os obstáculos; ao contrário, com o auxílio divino que nunca falta, uma alma resoluta vence tudo.

4. Fazer cada dia duas horas ou, ao menos, uma hora de oração mental, e nunca omiti-la sem verdadeira necessidade por qualquer aborrecimento, aridez ou agitação, em que nos encontremos.

5. Comungar mais vezes na semana.

6. Rezar continuamente. Recomendar-nos a Jesus Cristo em todas as necessidades. Recorramos também à intercessão de nosso Anjo da Guarda, dos nossos santos padroeiros, e principalmente, da Santíssima Virgem, por cujas mãos Deus nos dá todas as graças.

O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática “Lumen Gentium”,nº 42, também enumera os seguintes meios para santificarmos:

1. Caridade;

2. Leitura da Palavra de ;

3. Eucaristia;

4. Oração;

5. Penitência;

6. Observância dos conselhos do Senhor.

5º Ponto

 

Somente os religiosos e religiosas podem ser santos?

 

Já comentamos sobre isso, e sabemos que todos somos chamados à santidade. Citarei alguns santos e santas para nos servirem de exemplo.

 

A- Criancinhas:

— Santos Inocentes.

B- Criança de 6 anos de idade:

— Antonieta Meo, ela ainda não foi beatificada, mas está em processo.

C- Adolescentes:

— Santa Inês: 12 anos.

— Santa Maria Goretti: 12 anos, camponesa.

— Bem-aventurada Laura Vicuña: 13 anos.

— São Domingos Sávio: 14 anos.

— São Tarcísio: 12 anos, acólito.

D- Jovens:

— Santa Gema Galgani: 25 anos, doméstica, pobre.

— Santa Teresinha do Menino Jesus: 24 anos, religiosa, pobre.

— São Luis Gonzaga: 24 anos, religioso, seminarista, rico.

— Estanislau kostka: 18 anos, seminarista, rico.

— São Gabriel da Virgem Dolorosa, seminarista, pobre.

— Santa Rosa de Viterbo: leiga, 18 anos.

— Bem-aventurada Catarina Tekakwitha: 24 anos, índia do Canadá.

E- Adultos:

— Santo Tomás de Aquino, sacerdote e doutor da igreja, 49 anos, rico.

— Santa Rosa de Lima, virgem, morreu com 31 anos.

— São Benedito Jose Labre, peregrino e mendigo, viveu 35 anos.

F- Idosos:

— Santo Homobono, casado e comerciante, 53 anos.

— Santa Mônica, casada e mãe de Santo Agostinho, 56 anos.

— Santo Agostinho, Bispo e doutor da Igreja, 76 anos.

— São Gregório Magno, Papa, 65 anos.

— Santa Rita de Cássia, casada, mãe de dois filhos, viúva e religiosa, 76 anos.

— Santa Clotilde, princesa e muito linda, casou-se com o rei Clodoveu, era homem irado e guerreiro, teve 5 filhos que morreram assassinados, morreu com 70 anos.

— Santa Matilde, rainha, esposa do Rei Henrique I, teve 5 filhos, morreu com 76 anos.

— São Fernando, casado, ótimo esposo, rei, teve 13 filhos, morreu com 54 anos.

— Santa Francisca Romana, jovem pura, modesta, religiosa; foi noiva de comportamento santo; foi esposa modelar, mãe amorosa, viúva serena, fazia muita caridade e fundou as Oblatas de Maria, 56 anos.

— Santa Lidvina, virgem, ficou 38 anos na cama doente, morreu com 53 anos.

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Santidade”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_029.asp

 

Escolher outros Temas