Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

041

(Aos Alunos da Escola de Santificação Lanciano. Fortalezas de Santa Mônica, Santa Gema Galgani, Santa Maria Goretti, Bem-aventurada Laura Vicuña, São Luiz Gonzaga, São Domingos Sávio e São Tarcísio. Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, Anápolis-GO, em 04 de março de 2001)

 

Imitar a Jesus Cristo

 

Preâmbulo

 

Na Carta de São Paulo ao Efésios 5, 1 diz: Tornai-vos, pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e em São Mateus 17, 5 diz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o!

A Palavra de Deus manda imitar a Nosso Senhor e ouvir tudo aquilo que Ele ensina.

Somente Cristo Jesus é o nosso modelo perfeito e digno de ser imitado; n’Ele não existe falha e nem pecado, enquanto que o homem é cheio de defeitos: Nunca tomes um homem por exemplo no que tiveres a fazer, por Santo que seja, porque o demônio porá diante de ti as suas imperfeições; mas imita a Cristo que é sumamente perfeito e sumamente Santo e jamais errarás (São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, n.º 155).

 

1º Ponto

 

Jesus Cristo é luz

 

Em São João 8, 12 diz: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida, e no mesmo Evangelho 12, 46 diz: Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Cada um é chamado a ser luz: Vós sois a luz do mundo… (Mt 5, 14). É preciso ser luz no meio desse mundo mergulhado nas trevas; é preciso brilhar com o exemplo para mostrar para os filhos das trevas o caminho certo, aquele que agrada a Deus.

Devemos iluminar com o nosso comportamento

 

a) No falar: da nossa boca deve sair somente palavras edificantes: Não saia dos vossos lábios nenhuma palavra inconveniente, mas, na hora oportuna, a que for boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem (Ef 4, 29).

Dos lábios de Nosso Senhor nunca saiu uma piada ou palavra impura; e aquele que quiser agradá-Lo, deve conversar menos e falar somente o que é certo, porque: Nas muitas palavras não falta ofensa… (Pr 10, 19).

Aquele que fala impureza não brilha; e a sua boca assemelha-se a um túmulo aberto, isto é, só sai dela mau cheiro.

b) Cumprimento do dever: Jesus Cristo cumpriu o seu dever com o máximo de perfeição: … ele que passou fazendo o bem… (At 10, 38).

É preciso fazer tudo bem feito a exemplo de Nosso Senhor. Aquele que faz o seu dever por amor a Deus e com perfeição, sente uma grande paz invadir a sua alma e amadurece para a vida, enquanto que o irresponsável anda sempre com o interior amargurado e sua vida é um contínuo desastre.

Jesus Cristo não só cumpriu o seu dever, mas o cumpriu com perfeição. Não basta v cumprir o dever, é preciso cumpri-lo com perfeição e pontualidade.

 

2º Ponto

 

Jesus Cristo é puro

 

Jesus Cristo foi atacado em muitos pontos e foi caluniado, mas nunca pecou: Ele não cometeu nenhum pecado… (1 Pd 2, 22), somente em um ponto Ele não foi atacado: na sua Santa pureza.

A sua pureza era tão grande, que quando os Apóstolos O viram conversando com uma mulher, ficaram admirados: Naquele instante, chegaram os seus discípulos e admiravam-se de que falasse com uma mulher… (Jo 4, 27).

Em diversas passagens o Evangelho observa que Nosso Senhor erguia os olhos sobre os discípulos e a multidão: E, tendo mandado que as multidões se acomodassem na grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos ao céu e abençoou (Mt 14, 19), diz Santo Afonso Maria de Ligório: … de que, de ordinário, ele os conservava baixos.

Nós devemos viver a pureza; somente assim agradaremos a Nosso Senhor e conquistamos almas para o céu.

Só o aspecto de Jesus Cristo, sua gravidade santa, aquele misto de doçura, majestade, inocência, que irradiava de Sua Face adorável, edificava, tocava as almas fiéis; fazia correr os fariseus hipócritas, sepulcros caiados, a quem o Redentor repreendia os crimes secretos, sem que eles se atrevessem a usar de represálias.

O meio por excelência de ser modesto, é praticar em tudo e sempre a mais perfeita mortificação.

Aquele que quiser ser modesto, como Jesus o foi, deve reprimir a curiosidade. Aquele que é curioso e que não mortifica os olhos, transforma o coração em um depósito de lixo.

É preciso também evitar a curiosidade em querer ouvir e saber tudo.

É mister que a sua conversação seja pura e edificante; o seu sorriso, os seus passos, o seu modo de comer e assentar-se, a sua temperança à mesa, tudo deve assinalar o verdadeiro discípulo do mais perfeito dos mestres.

Devemos correr do mundo, porque ele é podre e as suas obras são perversas: Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai (1 Jo 2, 15).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Imitar a Jesus Cristo”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_041.asp

 

Escolher outros Temas