Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

PALESTRA

 

 

A SANTIDADE

(Pe. Divino Antônio Lopes FP)

 

I PONTO

 

É vontade de Deus que sejamos santos

 

São João Maria Vianney escreve: “Sede santos, porque eu sou santo, nos diz o Senhor. Por que nos dá Deus um semelhante mandamento? É porque somos seus filhos e, se o Pai é santo, também os filhos devem sê-lo. Somente os santos podem esperar ter a felicidade de ir usufruir a presença de Deus, que é a própria santidade. Com efeito, ser cristão, e viver no pecado, é uma contradição monstruosa. Um cristão deve ser um santo”.

Deus quer que sejamos santos... grandes santos.

Em Lv 19, 2 diz: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”, e: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48), e também: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3), e ainda: “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim, para a santidade” (1 Ts 4, 7), e: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12, 14).

 

II PONTO

 

O que é preciso fazer para se santificar?

 

São João Maria Vianney escreve: “Vede, portanto, que a santidade não consiste em fazer grandes coisas, mas na observância fiel dos mandamentos de Deus e no cumprimento dos próprios deveres, no estado que o bom Deus nos colocou”.

Santa Teresa do Menino Jesus escreve: “... compreendi que para tornar santa era preciso sofrer muito, ir sempre atrás do mais perfeito e esquecer-se a si mesma”.

São João Bosco escreve: “Ser sempre alegre e fazer bem todas as coisas”.

 

III PONTO

 

Somente os santos se salvarão

 

Em Hb 12, 14 diz: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Somente os santos entrarão no céu. Ser santo não é um conselho que nos seja lícito seguir ou não; mas é uma lei divina, um dos muitos preceitos que Jesus Cristo nos deixou no Evangelho: “Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 48).

O céu é a nossa pátria. Para nela entrar é preciso ser santo!

A nossa vida futura há de ser com Deus no céu ou sem Deus no inferno.

A nossa glória no céu há de ser equiparada (comparada) à santidade que levarmos deste mundo.