Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Palestra

 

 

O MUNDO

(Elaborada pelo Pe. Divino Antônio Lopes e ministrada pelo Ir. Gabriel do Santíssimo Crucifixo FP.)

 

O que é o mundo? Se consultarmos o livro da natureza, lemos que o mundo é a grande obra da criação: é céu com todos os corpos celestes, é a terra com suas altas montanhas e vales profundos, com as árvores e plantas que a cobrem, com os mares e rios que a dividem, com os animais e os homens que a povoam.

Se consultarmos o catecismo, o mundo é nos designado como um dos grandes inimigos que tem a nossa alma.

Se consultarmos o Evangelho, o mundo é nos apresentado como conjuntos dos maus. É a sociedade humana entregue toda aos negócios da vida, ao aumento da riqueza e a conquista da felicidade por meio da posse do maior número de bens.

Era deste mundo que falava Jesus Cristo quando dizia aos seus Apóstolos: - Porque vós não sois do mundo, mas eu vos separei do mundo, por isso vos odeia o mundo (Jo 15,19).

O mundo, inimigo da nossa alma, são os grandes centros de população, onde o luxo e a vaidade encontram vasto campo em que saciar os seus apetites, onde os olhos topam com os objetos mais execrandos, onde os vícios mais abjetos deram em terra com as nobres estatuas das virtudes e se arvoraram eles em mentores da humanidade!

Queres saber o que é o mundo? Olha para esses degenerados, que, impelidos pela onda da revolução, levam a anarquia e miséria para toda parte, e não descansam se não virem maculados com sangue de seus irmãos! Queres saber o que é o mundo? Olha para o que ele promete e para o que ele dá: - Promete a felicidade e dá infortúnios!

O mundo, inimigo da nossa alma, não são somente os homens, mas também as suas obras: os maus exemplos, os escândalos, as calúnias, as injustiças, os roubos, e os homicídios – aqui tens o que é o mundo! (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).