Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

-003-

Morreram cerca de 100 cristãos na Índia

 

 

Nova Delhi, terça-feira, 25 de agosto de 2009.  Um ano depois da onda de violência no estado de Orissa, que acabou com a vida de mais de 100 cristãos pelas mãos de fundamentalistas hindus, a Conferência Episcopal da Índia celebrou nesse domingo um dia de oração sob o lema “Dia de paz e harmonia”, com o objetivo de reunir todos os fiéis de diferentes religiões que queiram buscar um caminho para a paz.

O cardeal Telesphore Placidus Toppo, arcebispo de Ranchi, afirmou que após os momentos difíceis que a comunidade cristã viveu no país, chegou o momento de “iniciar um diálogo, através de uma oração conjunta que nos una para conseguir a paz”.

Por sua parte, o governo do estado de Orissa decidiu dissolver os campos de refugiados, que em sua maioria voltaram para seus povoados.

Contudo, a organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) alerta que os cristãos ainda não podem voltar a suas casas pelo temor da violência.

Da Índia, o jornalista Anto Akkara assinalou a AIS que muitos cristãos que ainda não puderam voltar estão vivendo nos bairros baixos de Bhubaneswar, em Orissa, pelo temor de que o governo não garanta sua segurança.

Por sua parte, Marie-Ange Siebrecht, especialista de AIS na Índia, assinalou que “o governo está dissolvendo os campos, mas isso não soluciona os problemas dos refugiados, porque os cristãos não se aventuram a voltar a seus povoados pelas ameaças dos fundamentalistas hindus”.

Também os cristãos muitas vezes não têm meios para subsistir já que as compensações governamentais com frequência “terminam desaparecendo”.

Por este motivo, esta organização de direito pontifício proporcionou alívio de emergência nos campos e prometeu sua ajuda ao arcebispo Cheenath para reconstruir as igrejas e outras propriedades católicas destruídas pelos extremistas hindus.

 

Caso o leitor necessite da fonte, peça e a enviaremos.

 

“O sangue dos mártires é semente de novos cristãos” (Tertuliano).

 

Católico, reze todos os dias pelos cristãos que são perseguidos pelos hindus. Reze também pela conversão dos próprios hindus: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mt 5, 44).

 

O Papa lembra que em muitos países, os fiéis (estima-se que 200 milhões de cristãos) são “discriminados e perseguidos por causa do nome de Cristo”.

 

 

Outras