Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

São Pio X

 

 

 

“Começamos, pois, a nossa exortação, filhos caríssimos, por vos excitar à santidade de vida que requer a vossa dignidade. Efetivamente, quem exerce o sacerdócio, não para si o exerce, mas para os outros também” (Encíclica “Haerent Animo”, 04).

 

 

 

“O próprio Jesus Cristo manifestou o mesmo pensamento quando, para dar a entender em que consiste a ação sacerdotal, comparava os padres ao sal e à luz” (idem).

 

 

 

“O padre é, portanto, a luz do mundo e o sal da terra. Ninguém, sem dúvida, ignora que o padre desempenha a sua missão sobretudo quando prega a verdade cristã. Porém este mistério não se torna quase inútil, quando ele não apóia com o exemplo o que ensina de viva voz? Os que o escutam poderão dizer injuriosamente, é verdade, mas não de todo sem razão: Afirmam conhecer a Deus, mas negam-no com os seus atos (Tt 1,16). E depois acabariam recusando os  ensinamentos do padre, cujas luzes seriam para eles de nenhum proveito. Eis por que o próprio Cristo, feito modelo dos padres, ensinou primeiro com o exemplo e depois com a palavra: A respeito de todas as coisas que Jesus fez e ensinou desde o início (At 1,1)”. (Idem).

 

 

 

“O padre, que não faz caso da santidade de vida, também não poderá ser, de maneira alguma, o sal da terra. É impossível que o que está corrompido e contaminado seja fator de conservação. Onde falta a santidade, inevitavelmente se introduz a corrupção” (Idem, 05).

 

 

 

“Esta santidade de vida, sobre a qual ainda é bom insistir, é objeto de grandes e incessantes preocupações da parte da Igreja. Uma idéia presidiu à instituição dos seminários: os que aí se educam, para ingressarem nas fileiras do clero, não há dúvida, hão de ser instruídos nas letras e nas ciências, mas é mister que sejam ao mesmo tempo bem formados, desde os mais tenros anos, em tudo quanto diz respeito à piedade. E a Igreja, com solicitude maternal, aproveita depois a ocasião em que faz os candidatos subirem degrau por degrau, e em largos intervalos, para então prodigalizar em cada etapa as exortações à santidade” (Idem, 08).

 

 

 

“Entre o padre e um homem honesto qualquer, deve haver tanta diferença como do céu para a terra. E o padre deve ter cuidado para que a sua virtude seja isenta de toda censura, não só em matéria grave, como também em  matéria leve” (Idem, 10).

 

 

 

“Examinemos, pois, em que consiste esta santidade, cuja falta no padre seria a maior desgraça. A ignorância ou erro nesta matéria seria gravemente perigoso. Há os que pensam e até ensinam que o mérito do padre está em se dedicar inteiramente ao serviço do próximo. E, por isto, não dão importância às virtudes que contribuem para a santificação pessoal, que chamam por isto mesmo virtudes passivas. E julguem que devem consagrar todas as suas forças e todo zelo em cultivar e praticar as virtudes ativas. Esta doutrina é singularmente errônea e perniciosa” (Idem, 11).

 

 

 

“Só uma coisa, na verdade, é capaz de realizar a união do homem com Deus; só uma coisa faz o homem agradável a Deus e o  torna ministro menos indigno da sua misericórdia: a santidade de vida e de costumes. Se faltar ao padre esta santidade, que outra coisa não é senão a ciência supereminente de Jesus Cristo, falta-lhe tudo. Porque, sem a santidade, a própria ciência (e envidamos esforços para desenvolvê-la entre o clero), as habilidades e talentos, por mais úteis que possam ser à Igreja e aos indivíduos, quase sempre têm sido uma fonte de lamentáveis prejuízos. Ao contrário, suponhamos um homem profundamente santo. Fosse o último de todos. Quantas obras maravilhosas não pode empreender e realizar para a salvação do povo de Deus!” (Idem, 15).

 

 

 

 

Papa Pio XI

 

 

 

“No entanto, é bem claro que tal dignidade por si mesma exige em todos quantos dela estão revestidos uma elevação de espírito, uma pureza de coração, uma integridade de costumes que condigam com a sublimidade e santidade da profissão sacerdotal” (Encíclica “Ad Catholici Sacerdotii”, 46).

 

 

 

“Deve, portanto, o Sacerdote avizinhar-se, quanto possível, da perfeição daquele, cujas vezes faz, e tornar-se cada dia mais agradável a Deus pela santidade da vida e das obras, já que Deus mais que o suave aroma do incenso, mais que o esplendor dos templos sagrados estima e ama a virtude” (Idem, 47).

 

 

 

“Demais, o Sacerdote deve ensinar a verdade da fé; mas nunca as verdades  religiosas se ensinam digna e eficazmente, senão quando a virtude é guia e mestra desse ensino, segundo o ditado: “as palavras movem, os exemplos arrastam” (Idem, 53).

 

 

 

“Deus favorece e abençoa benignamente as canseiras daqueles pregadores do Evangelho que, antes de tudo, com todo o empenho e diligência, se dedicam de todo o coração à obra da sua própria santificação: é assim que brotam copiosamente e desabrocham as flores regadas com o seu suor, germinam e amadurecem os frutos; e deste modo, no tempo da colheita, “ao voltarem, voltarão com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 125,6). (Idem 57).

 

 

 

“É mister, contudo, advertir que o Sacerdote cairá num gravíssimo perigo de erro, se, atraído e arrastado por um zelo menos ordenado, descurando a sua própria santificação, se entregar com ardor excessivo às obras exteriores do seu ministério, por louváveis que sejam” (Idem, 58).

 

 

 

“Em suma, se a todos os cristãos está mandado: “Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5,48), muito maior obrigação de considerar como a eles especialmente dirigidas essas mesmas palavras do divino Mestre têm os Sacerdotes, que por vocação especial de Deus foram chamados a uma imitação mais perfeita de Cristo” (Idem, 59).

 

 

 

“E, já que o Sacerdote “exerce a sua embaixada em nome de Cristo” (cf. 2Cor 5,20), deve viver de tal modo que possa fazer suas as palavras do Apóstolo: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Cor 4,16; 11,1); é mister que viva como outro Cristo, que com o fulgor da sua virtude iluminava e continua iluminando o mundo inteiro” (Idem, 61).

 

 

Escolher outro tema na Voz dos Papas