Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 08 - 02/12/2003

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), o Santo Natal está se aproximando. Para vivermos melhor o espírito desta grande e piedosa festa, aproximemos da gruta de Belém, assentemo-nos à sua porta, abramos o nosso coração com humildade e sinceridade para aprendermos desse Querido Menino, as mais belas virtudes para o nosso crescimento espiritual.

Contemplemos o Menino Jesus deitado em uma simples manjedoura. O Senhor do céu e da terra nasce em uma simples gruta: "Nasce como homem! Com lágrimas nos olhos, com dores no tenro corpinho, com frio em todos os membros, com falta de tudo! Nasce como servo e não como rei, nasce na humilhação, nasce com toda a sua divina grandeza encoberta" (Pe. Alexandrino Monteiro).

O Doce Menino nos ensina a vivermos nesse mundo desapegados de tudo e de todos. Ele nos ensina que a verdadeira felicidade não consiste em possuir bens terrenos, e sim, em viver na presença de Deus que é a verdadeira riqueza: "Quem só quer Deus, é rico de todos os bens" (Santo Afonso Maria de Ligório).

O Querido Menino nasce longe de todos e de todo o conforto, nenhum aplauso ou elogio, nenhuma festa ou comemoração: "Nasce abandonado! É Senhor e ninguém o respeita! É Deus e ninguém o adora! É Rei e ninguém lhe vai prestar homenagem!" (Pe. Alexandrino Monteiro).

Ele nos ensina a buscar consolo e apoio somente em Deus; e que o aplauso e o elogio das criaturas são falsos e enganadores. Infeliz da pessoa que coloca a sua confiança nos homens e que conta com as suas forças; com certeza será abandonada e viverá em contínua decepção.

O Amado Menino nasce pobre em uma gruta úmida e fria, porque Ele quer que O abracemos e O aqueçamos com o fogo que arde em nosso coração. Feliz daquele que leva a sério a festa do Santo Natal, que deixa de lado o consumismo, o materialismo e a troca de presentes entre amigos e parentes. Feliz daquele que direciona os seus olhos e o seu coração somente para a pobre gruta de Belém, porque aquele que está ali deitado na manjedoura, esse é o verdadeiro aniversariante, esse merece todos os presentes, e dentre esses, o presente de uma mudança radical de vida.

Caríssimo (a) benfeitor (a), desejo-lhe um FELIZ NATAL! Rezo para que o Menino Jesus encontre uma bela e perfumada manjedoura em seu coração.

 

Eu te abençôo e te guardo no Amável Coração do Menino Deus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Associação de benfeitores São José -
Circular nº 08 - 02/12/2003
”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares_03_08.htm

 

  Outras circulares