Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 35 – 29-11-2013

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), despreze com firmeza as coisas oferecidas pelo mundo inimigo de Deus e das almas imortais… somente Jesus Cristo é o verdadeiro CAMINHO para o céu: “Vós, e só vós, Senhor, sois ‘caminho, verdade e vida’ (Jo 14, 6). A terra jamais poderá conduzir-me ao céu, porque o único caminho para lá chegar sois vós. Meu Deus, duvidarei ainda, por um só instante, do caminho que devo escolher? Não serei capaz de optar imediatamente por vós? A quem irei, Senhor? ‘Só vós tendes palavras de vida eterna’ (Jo 6, 69)” (J. H. Newman, Maturidade cristã, pp. 310-311).

 

Quem segue a Jesus Cristo com FIDELIDADE caminha apressadamente para o céu… caminha com segurança e convicção; porque seguir a Cristo é seguir o CAMINHO da luz, da vida, da verdade e do bem… seguir a Jesus Cristo é percorrer o ÚNICO CAMINHO para o céu.

Durante a sua vida terrena, Nosso Senhor não se contentou em nos ensinar as verdades eternas, mas foi o primeiro a pô-las em prática: “… a respeito de todas as coisas que Jesus FEZ e ENSINOU desde o início” (At 1, 1). De modo que às multidões Ele podia dizer: “Eu sou o caminho” (Jo 14, 6).

Eu sou o CAMINHO reto para o céu: caminhei nele na frente, e vós deveis seguir-me: aquilo que eu fiz, vós também deveis fazer: “Dei-vos o exemplo para que, como eu fiz, também vós o façais” (Jo 13, 15).

Não sou o CAMINHO do ódio… mas do amor!

Não sou o CAMINHO da mentira… mas da verdade!

Não sou o CAMINHO da imoralidade… mas da pureza!

Não sou o CAMINHO do barulho… mas do silêncio!

Não sou o CAMINHO da vingança… mas da mansidão e do perdão!

Não sou o CAMINHO da preguiça… mas da diligência e do trabalho!

Não sou o CAMINHO do comodismo… mas da disponibilidade!

Não sou o CAMINHO da inveja… mas da caridade!

Não sou o CAMINHO da trapaça… mas da sinceridade e honestidade!

Não sou o CAMINHO do pecado… mas da graça!

Os santos compreenderam bem estas palavras divinas: “Eu sou o caminho” (Jo 14, 6), e São Paulo Apóstolo podia escrever de si mesmo: “Sede meus imitadores, como eu mesmo o sou de Cristo” (1 Cor 11, 1).

São Filipe Neri morria exausto de forças. Para fortificá-lo receita-lhe o médico um bom caldo: trazem-lhe o caldo. E ele começa a tomar alguns goles, quando bruscamente se interrompe e exclama: “Ó meu Jesus, quanta diferença entre mim e vós! Vós fostes pregado num duro madeiro; eu repouso em cômodo leito. Fostes abeberado de fel e de vinagre; eu mato a sede com suaves licores. Em torno de vós estavam os vossos inimigos que vos injuriavam; em torno de mim estão os amigos mais diletos que me confortam!” Um tal confronto arrancou-lhe as lágrimas, e ele não pode continuar a beber o caldo de que necessitava extremamente.

Eis aí o grande segredo dos santos: andar pelo CAMINHO de Jesus Cristo. Jesus foi pobre; eu também suportarei a pobreza. Jesus perdoou; eu também perdoarei toda ofensa. Jesus sofreu; eu também suportarei as minhas cruzes com resignação. Jesus foi puro; repelirei todo pensamento mau e mortificarei os meus sentidos.

Prezado (a) benfeitor (a), viver assim significa viver como cristão; porque cristão é só aquele que segue os passos de Jesus Cristo. Jesus Cristo é o CAMINHO que sobe ao CÉU; porém, muitos cristãos têm enveredado pela TRILHA CÔMODA que desce ao INFERNO.

Para se salvar é preciso seguir a Jesus Cristo: CAMINHO SEGURO.

Disse Jesus: “Eu sou o caminho” (Jo 14, 6). Estas são as palavras que Ele ainda repete a cada um de nós: - Queres ir para teu Pai que está no céu? Eu sou o CAMINHO. Anda por onde Eu andei, e lá chegarás!

Antes de Jesus vir ao mundo, o caminho mais trilhado pelos homens era a estrada larga do prazer, por onde tantos iam ao INFERNO. Foi o caminho que Adão nos abriu, quando foi expulso do Paraíso, em castigo do seu pecado.

Jesus veio fechar esse caminho e abrir outro por onde os homens chegassem a conseguir a sua felicidade eterna.

Na lapinha de Belém, Jesus abriu o CAMINHO da pobreza, do desprezo do mundo, da humildade e do sofrimento.

Este é o verdadeiro CAMINHO da salvação. Se o CAMINHO do céu fosse a riqueza, a glória mundana, o prazer dos sentidos… Jesus o teria escolhido e andado por ele durante a sua vida mortal, pois era o Senhor das riquezas e de todos os bens que no mundo há.

Mas não! É sobre as duras palhas do presépio e no desabrigo duma gruta, é na privação não só do cômodo, mas até do necessário, que Ele brada a todos os ricos e grandes que passam diante de sua porta: - Eu sou o CAMINHO para chegar à verdadeira felicidade!

Jesus Cristo é perseguido por um rei ambicioso e vê-se obrigado a tomar o caminho do exílio. Na sua Sabedoria e Onipotência, tinha Ele meios copiosos de estragar, sem abandonar a sua pátria, todos os planos de seu inimigo. Mas quis ser desterrado para poder dizer a todos que a injustiça persegue e desterra: - Eu sou o CAMINHO por onde haveis de vir a meu Pai. Primeiro que vós trilhei Eu o CAMINHO da perseguição e provei o pão do desterro.

Jesus chega à idade dos doze anos. Vai ao templo com seus pais; e, quando era tempo de voltar com eles para Nazaré, fica-se no templo sem lhes dar parte. Dão por falta José e Maria. Buscam-no ansiosos e, só no fim de três dias O encontram em Jerusalém, ouvindo e interrogando os doutores da lei. À pergunta de Maria sua Mãe: - “por que tinha procedido assim com eles”, - responde: - “…não sabeis que me convém estar nas coisas que são do meu Pai?”

Jesus, dirigindo-se ao Jordão para ser batizado pelo seu Precursor que pregava o batismo de penitência, vai como bradando a todos os pecadores: - “Eu sou o CAMINHO por onde vós haveis de andar, se quiserdes obter o perdão de vossos pecados”.

Jesus não tinha pecados; mas quis nos ensinar que assim como Ele se apresentou a São João Batista para ser por ele batizado, assim devemos apresentar aos ministros da Igreja para recebermos deles o batismo da penitência.

Jesus vai dali para o deserto, onde passa quarenta dias de jejum rigoroso e de oração contínua. Ele não tinha pecados para expiar, mas quis deixar aberto na sua Igreja o CAMINHO da penitência e, com seus exemplos, chamar a Ele todos os que devem a Deus alguma satisfação pelas transgressões da sua lei.

Jesus é tentado! Também a esta prova se humilhou o nosso divino Salvador, porque queria abrir-nos o CAMINHO seguro por onde saíssemos sempre com vitória das tentações. No modo como Ele venceu as suas, ensina-nos a vencer as nossas.

Jesus venceu as tentações do demônio dizendo NÃO a todas as suas propostas. É, pois, este o CAMINHO que devemos seguir quando formos tentados: dizer – NÃO! – a todas as propostas do inimigo.

Jesus sai do deserto e inicia a sua vida apostólica; vida cheia de fadigas, de trabalhos, de privações e adversidades. Com ela abriu o grande caminho do apostolado que haviam de seguir os seus doze apóstolos e, depois deles, tantos amigos seus, tantos missionários dedicados, tantas almas generosas que, sem pátria, sem casa, sem ter onde  reclinar a cabeça, haviam de gastar o melhor de sua vida na conversão de milhares de pessoas.

E é, sobretudo, em sua Paixão que Jesus Cristo se mostra nosso CAMINHO. – levado pelas ruas de Jerusalém, de tribunal em tribunal, objeto de falsas acusações, escarnecido e mal tratado pelo seu povo, Jesus abre-nos o CAMINHO dos opróbrios, das afrontas, das calúnias e das ingratidões.

Este é o CAMINHO dos seus discípulos! Ao atravessar as ruas e praças da cidade, em meio de soldados, alvo das zombarias da plebe (ralé), Jesus poderia exclamar e dizer a todos os que no futuro haviam de ser perseguidos como Ele por amor da justiça: - Amigos, primeiro que vós, fui eu alvo de todos os vitupérios, escárnios e injúrias. Segui-me, que é esse o CAMINHO da vossa glorificação! “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro, me odiou a mim” (Jo 15, 18).

Jesus é condenado à morte! Com a pesada cruz aos ombros dirige-se ao monte dos suplícios para lá ser crucificado. Suspenso da cruz durante três longas horas, nela morre, por fim, entre dores atrozes! É do alto dessa cadeira da verdade que Jesus está chamando a todos nós: - “Olhai para mim que vou morrer inocente. Aqui me trouxe o amor para convosco, para, até na morte injusta, poder ser o vosso CAMINHO”.

Esse foi, com efeito, o último CAMINHO que nos abriu Jesus, e, por isso, o mais difícil de andar e que mais repugna à natureza humana; porém, nele abriu-nos a estrada real da salvação, o CAMINHO do heroísmo para todos aqueles que se querem assinalar no seu amor e imitação. Por ele se conquista a palma do martírio e se vai ao Tabor da glória.

Quem segue a Jesus por esse CAMINHO, quem o acompanha nas humilhações, nas dores, na crucifixão… segui-lo-á também no triunfo (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Infeliz do católico que despreza o verdadeiro CAMINHO, Jesus Cristo, para trilhar a estrada da vontade própria… esse viverá em contínua insegurança… mergulhado nas trevas e nas “mãos” do Demônio: “Se uma casa não for habitada pelo dono ficará sepultada na escuridão, desonra e desprezo, repleta de toda espécie de imundícia. Também a alma, sem a presença de seu Deus e dos anjos que nela jubilavam, cobre-se com as trevas do pecado, de sentimentos vergonhosos e de completa ignomínia. Ai da estrada por onde ninguém passa nem se ouve voz de homem! Será morada de animais. Ai da alma, se nela não passeia Deus e com sua voz afugenta as feras espirituais da maldade! Ai da casa não habitada por seu dono! Ai da terra sem o lavrador que a cultiva! Ai do navio, se lhe falta o piloto; sacudido pelas ondas e tempestades do mar, soçobrará! Ai da alma que não tiver em si o verdadeiro piloto, o Cristo! Porque lançada na escuridão do mar impiedoso e sacudida pelas ondas das paixões, jogada pelos maus espíritos como em tempestade de inverno, encontrará afinal a morte. Ai da alma se lhe falta Cristo que a cultive com diligência, para que possa germinar os bons frutos do Espírito! Deserta, coberta de espinhos e de abrolhos, terminará por encontrar, em vez de frutos, a queimada. Ai da alma, se seu Senhor, o Cristo, nela não habitar! Abandonada, encher-se-á com o mau cheiro das paixões, virará moradia dos vícios” (São Macário).

Estimado (a) benfeitor (a), aconteça o que acontecer, jamais abandone a Jesus Cristo, CAMINHO seguro para o CÉU: “Quanto a mim, estar junto de Deus é o meu bem!” (Sl 73, 28), e: “Estar com Jesus é suave paraíso” (Tomás de Kempis).

Estamos alimentando mais de 100 crianças pobres na Bolívia… ajude-nos a conseguir novos benfeitores: “Ensinem os fiéis a rezar pelas missões, nem se envergonhem de lhes pedir esmolas, tornando-se como que mendigos por Cristo e pela salvação das almas” (Decreto “Ad Gentes”, 39. Cf. Pio XI, Rerum Ecclesiae, 28-02-1926: AAS 28 (1926), p. 72).

Rezemos pelo Papa Francisco.

Eu vos abençôo e vos guardo no Santíssimo Coração de Maria Santíssima.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 35 - 29/11/2013”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_35.htm

 

  Outras circulares