Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 36 – 29-06-2014

 

Estimado (a) benfeitor (a), lembre-se da brevidade dessa vida e não deixe para depois, mas busque a santidade de vida enquanto é tempo: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação... Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade” (1 Ts 4, 3.7).

 

I. DEUS ORDENA QUE SEJAMOS SANTOS

 

Ser santo não é uma conveniência, mas é uma necessidade. Ser santo não é um conselho que nos seja lícito seguir ou não, mas é uma LEI DIVINA: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19, 2), e: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

Está claro que NÃO DEVEMOS imitar o mundo e suas máximas; mas sim, a Deus.

Em sentido estrito é impossível que a criatura tenha a perfeição de Deus. Portanto, o Senhor quer dizer em Mt 5, 48 que a perfeição divina deve ser o modelo para o qual há de tender o católico, sabendo que há uma distância infinita em relação ao seu Criador. Isto, porém, não rebaixa nada a força deste mandamento, mas, pelo contrário, ilumina-o. Juntamente com a exigência deste mandato de Jesus Cristo, há que considerar a magnitude da graça que promete, para que sejamos capazes de tender, nada menos, que à perfeição divina. De qualquer modo a perfeição que havemos de imitar não se refere ao poder e à sabedoria de Deus, que superam por completo as nossas possibilidades, mas nesta passagem, pelo contexto, parece-se, sobretudo, ao amor e à misericórdia (cfr Edições Theologica).

 

II. QUEM NÃO FOR SANTO IRÁ PARA O INFERNO

 

Somente os santos se salvarão! O céu é a nossa pátria. Para nela entrar é precisa a inocência da alma e a pureza do coração: é preciso ser santo!

A nossa vida futura há de ser com Deus no céu ou sem Deus no inferno. Para viver com Deus no céu, três vezes Santo, que santidade não será precisa!

Na Carta de São Paulo aos Hebreus 12, 14 diz abertamente: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

“A santificação”: Não se trata só de evitar o pecado. Há que cultivar a virtude e o desejo de chegar a santidade com a ajuda da graça. A santidade ou perfeição cristã é a meta comum para todos os discípulos de Cristo. Salvação e santidade são na realidade o mesmo, porque somente os santos podem chegar à presença de Deus; só os santos podem ver o Santo (cfr Edições Theologica).

Quem não for santo cairá imediatamente após a morte no fogo do inferno... para sempre: “As almas daqueles que saem do mundo em pecado mortal atual, imediatamente depois da sua morte descem ao Inferno, onde são atormentadas com penas infernais” (Bento XII).

 

III. É PRECISO SER SANTO O QUANTO ANTES

 

A nossa glória no céu há de ser equiparada à santidade que levarmos deste mundo. Ora, se para sermos felizes nesse mundo nos arrojamos aos maiores perigos, como não nos resolveremos a ser o que para a felicidade eterna nos é pedido: - santos e justos?

A morte não avisa... não telefona nem manda e-mail. É preciso buscar a santidade agora... realizar sempre o bem: “Hoje Deus te chama a fazer o bem; faze-o hoje mesmo, porque amanhã talvez já não terás tempo, ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Milhares de pessoas morrem todos os dias... chegará também a nossa hora. Busquemos a santidade com garra e fervor. Para ser santo é “preciso querer” (Santo Tomás de Aquino).

 

IV. RECEITA PARA SE SANTIFICAR

 

Eis os principais meios para se chegar à perfeição:

Primeiro: evitar todo o pecado deliberado, mesmo leve. Se tivermos a desgraça de cair em alguma falta, cuidado para não ficar perturbados e impacientes conosco mesmos. Devemos fazer com calma um ato de contrição e de amor a Jesus Cristo, prometer-Lhe não mais ofendê-lO e pedir-Lhe a graça de Lhe sermos fiéis.

Segundo: desejar chegar à perfeição dos santos e sofrer tudo para agradar a Jesus Cristo: se não tivermos esse desejo, pedir ao Senhor que no-lo conceda por sua bondade. Sem um verdadeiro desejo de nos santificarmos não daremos jamais um passo sequer rumo a santidade.

Terceiro: estar bem resolvido a atingir a perfeição. Sem essa firme resolução age-se com fraqueza e não se tem a coragem de superar os obstáculos; ao contrario, com o auxílio divino que nunca falta, uma alma resoluta vence tudo.

Quarto: fazer cada dia duas horas ou, ao menos, uma hora de oração mental, e nunca omiti-la sem verdadeira necessidade por qualquer aborrecimento, aridez ou agitação em que nos encontremos.

Quinto: comungar mais vezes na semana.

Sexto: rezar continuamente. Recomendar-nos a Jesus Cristo em todas as necessidades. Recorramos também à intercessão do nosso Anjo da Guarda, dos nossos santos padroeiros e principalmente da Santíssima Virgem por cujas mãos Deus nos dá todas as graças (cfr Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo).

Deus lhe pague pelo preciosa colaboração.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Misericordioso de Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor.

Com gratidão e respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 36 - 29/06/2014”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_36.htm

 

  Outras circulares