Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO
– ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 52 – 15-02-2021

 

Prezado (a) benfeitor (a), vivamos nesse mundo com prudência, atenção, com os olhos bem abertos… porque a inveja se espalhou como veneno mortífero em milhões de corações. Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador, foi entregue por inveja… e aquele que o segue também é perseguido pelos invejosos: “Como estivessem reunidos, Pilatos lhes disse: ‘Quem quereis que vos solte, Barrabás ou Jesus, que chamam de Cristo?’ Ele sabia, com efeito, que eles o haviam entregue por inveja” (Mt 27, 17-18).

 

A inveja é um vício dominante. A inveja não consiste em desejar o nível de vida que outros têm: esse é um sentimento perfeitamente natural, a não ser que nos leve a extremos de cobiça. Não, a inveja é antes a tristeza causada pelo fato de outros estarem numa situação melhor que a nossa, é o sofrimento pela melhor sorte dos outros. Desejamos ter o que um outro tem, e que não o tenha. Pelo menos, desejaríamos que não o tivesse, se nós não o podemos ter também. A inveja leva-nos ao estado mental clássico “cachorro do hortelão”, que nem aproveita o que tem nem deixa os outros aproveitarem, e produz o ódio, a calúnia, a difamação, o ressentimento, a difamação e outros males semelhantes. A inveja é um veneno mortal!

A inveja é a tristeza causada pelo bem do próximo ou a alegria pelo mal que lhe acontece, sentimentos estes que se originam no desejo injusto do bem alheio. A inveja, filha do orgulho, é pecado do demônio: “É pela inveja do demônio que a morte entrou no mundo” (Sb 2, 24). A inveja é uma tortura, um suplício contínuo para aquele que se entrega a esta inclinação. De mais a mais, dá origem a pecados sem conta: suspeitas injustas, calúnia, murmuração, discórdia, ódio e até homicídio. Qual a traça para a roupa, o verme para a madeira, a ferrugem para o ferro, assim é a inveja para o coração do homem; ela o rói e o devora: é ainda o verme que corrói o vestido de honra da virtude, a ferrugem que mareia o brilho da reputação.

A inveja “é o desgosto ou tristeza perante o bem do próximo” (Santo Tomás de Aquino, S. Th., II-II, q. 36, a. 1), considerando como mal próprio, porque se pensa que diminui a nossa própria grandeza, felicidade, bem-estar ou prestígio.

São João Crisóstomo escreve: “Nós nos combatemos mutuamente, e é a inveja que nos arma uns contra os outros… Se todos procuram por todos os meios abalar o Corpo de Cristo, onde acabaremos? Nós estamos enfraquecendo o Corpo de Cristo… Declaramo-nos membros de um mesmo organismo e nos devoramos como feras” (Hom. in 2 Cor 27, 3-4: PG 61, 588).

Santo Agostinho via na inveja “o pecado diabólico por excelência” (De disciplina christiana, 7, 7: CCL 46, 214 (PL 40, 673).

São Gregório Magno escreve: “Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e o desprazer causado por sua prosperidade” (Mor. 31, 45, 88: CCL 143 b, 1610 (PL 76, 621).

QUATRO SINAIS para saber se uma pessoa é invejosa:

1º sinal para saber se uma pessoa é invejosa: Alegrar-se com mal alheio. Se percebemos que uma pessoa se alegra com a desgraça do próximo, que sente prazer por qualquer insucesso ou fracasso do próximo, então já descobrimos uma pessoa invejosa. Na primeira Carta de São Pedro 2, 1 diz: “Rejeitai… qualquer espécie de inveja”. Cuidado com esse tipo de gente; isto é, cuidado com a pessoa que se alegra com o mal alheio, a mesma é pior que o diabo como escreve São João Crisóstomo: “Os invejosos são piores que o diabo, pois o diabo não inveja os outros diabos, ao passo que os homens não respeitam sequer os participantes da sua própria natureza”.

2º sinal para saber se uma pessoa é invejosa: Entristecer-se com o bem alheio. Se percebemos que uma pessoa se entristece só porque alguém subiu de cargo, é invejosa… tomemos cuidado, ela é venenosa.

O invejoso não consegue se controlar diante do sucesso do próximo. Ele fica inquieto e se transforma num monstro da seguinte forma: Enruga a testa, cerra os dentes, torce o nariz, fica com o semelhante azedo e olhos fixos no chão; sobre esse monstro, pior que Satanás, escreve o Pe. Orlando Gambi: “A inveja quando não destrói o invejado, tira a paz do invejoso!”

3º sinal para saber se uma pessoa é invejosa: Reprimir os louvores dados aos outros. O invejoso não suporta ouvir ninguém ser elogiado, logo diz algo contra a pessoa que foi elogiada… ele encontra defeito em tudo como escreve o Pe. Orlando Gambi: “Aos olhos do invejoso qualquer defeito dos outros é grande!”, e o mesmo padre diz também: “O invejoso também vê o bem, mas sempre com maus olhos”. Até das pessoas santas o invejoso tenta tirar alguma coisa, não podendo negar o louvor aos santos, ele o faz com avareza e reserva. Quanta maldade!

4º sinal para saber se uma pessoa é invejosa: Falar mal do próximo. A língua do invejoso se assemelha a uma metralhadora incontrolável. A sua inveja é tão grande, que ele fala mal do próximo publicamente e também em segredo; e quanto aos defeitos dos outros, o invejoso sempre aumenta ou inventa. São Gregório Magno escreve: “Da inveja nascem o ódio, a maledicência e a calúnia”.

Fujamos das pessoas invejosas! O invejoso, como já foi mencionado, é capaz de matar não só com a língua… mas também com arma branca e de fogo. O rei Saul, invejoso, tentou matar Davi com uma lança (1 Samuel 18, 11; 18, 25;18, 29). Caim, invejoso, matou o seu irmão Abel (Gênesis 4, 8). Os irmãos de José, invejosos, venderam o irmão (Gênesis 37, 19-29). No livro do Gênesis 26, 12-15 fala sobre a inveja dos Filisteus contra Isaac: “Isaac semeou naquela terra e, naquele ano colheu o cêntuplo. Deus o abençoou e o homem se enriqueceu, enriqueceu-se cada vez mais, até tornar-se extremamente rico. Ele tinha rebanhos de bois e ovelhas e numerosos servos. Por causa disso os Filisteus ficaram cheios de inveja. Todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, do tempo de seu pai Abraão, os Filisteus os haviam entulhado e coberto de terra”. Está claro que o invejoso comete loucuras contra o invejado.

Que o Deus da paz esteja em seus corações!

Busquem a proteção de Maria Santíssima… Mãe de Deus e nossa!

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 52 – 15-02-2021”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_52.htm

 

  Outras circulares