Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

Circular n° 53 – 01-03-2021

Aos benfeitores do nosso Instituto!

 

Confiem em Deus e busquem refúgio no seu poder: “Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação. Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza onde encontro segurança!” (Sl 61, 6-7).

 

Não tremam diante da Covid-19! Deus sustenta aquele que confia no seu poder! O Criador está acima de qualquer doença e peste… nada nesse mundo acontece sem a permissão do Salvador. Busquemos força no Senhor que cuida de nós com zelo, amor e carinho! Não percamos a alegria por causa de uma doença… em Deus encontramos ânimo, coragem e valentia!

Deus está por trás de tudo! Milhões de pessoas não acreditam nessa verdade, mas é assim: O Criador está por trás de tudo… tudo o que acontece é vontade de Deus ou permissão d’Ele. Inclinemos, com humildade e fé, diante do Deus que tudo pode! Confiemos no Senhor que nos criou e que cuida de nós. Ele jamais nos abandonará!

Será que a Covid-19 passará? Não sabemos! Será essa peste um castigo do alto para “varrer” milhões de pessoas? Não sabemos! O que sabemos é que Deus existe e que devemos nos refugiar n’Ele… buscar força e apoio no Deus que tudo pode: “Pois minha esperança é tu, Senhor… Deus é minha confiança” (Sl 71, 5).

Deus governa o mundo de acordo com os desígnios eternos da sua vontade (cfr. Ef 1, 11).

Muitos inocentes estão sofrendo; mas também muitos culpados estão passando pela dor. Será que o desespero resolve algo? Não! A confiança em Deus resolve algo? Sim! Agora chegou o momento de confiarmos somente em Deus… de fixar os olhos no Senhor que tudo pode. Deus está acima da Covid-19 e de todas as doenças. Ele é poderoso e pode tudo!

Deus é amor? Sim! Deus é bondoso? Sim! Deus é misericordioso? Sim! Deus é manso? Sim! Deus é paciente? Sim! Mesmo assim, a Covid-19 já matou mais de dois milhões de pessoas! O Senhor Deus está por trás de tudo… inclinemos a cabeça diante d’Ele… esperemos no Senhor… não sejamos rebeldes… olhemos com carinho, respeito e amor para Deus!

E o dilúvio? E a destruição de Sodoma e Gomorra? E os tsunamis, terremotos, vulcões, secas, inundações, tufões, ciclones, tornados e outros? O Criador está por trás de tudo… é permissão d’Ele ou é sua vontade. Não briguemos com o Senhor Deus, mas inclinemos a cabeça diante de sua grandeza. É grande loucura se revoltar contra o Criador!

Se é Deus quem opera, de onde virão a dor, a infelicidade, a miséria, o pecado e a maldade? A afirmação de que não se pode de modo algum relacionar Deus com o sofrimento incompreensível dos inocentes é destituída da validade. A dor dos inocentes está relacionada com Deus porque o acaso não existe. Em última instância, tudo depende do Senhor, que é sempre a origem. Portanto, seja como for, por trás de tudo está Deus. Só não podemos dizer que o pecado e a maldade foram determinados e originados diretamente por Ele, porque semelhante afirmação seria pura e simplesmente incompatível com a essência divina. Digamos apenas que Deus permite a maldade.

Mas tudo aquilo que nos atinge é vontade de Deus. Se alguém sofre um grande dano em consequência do pecado de outrem, Deus permitiu esse pecado e quis o dano que dele resultou.

Nem os homens nem as forças da natureza têm o poder de nos infligir sofrimento, se esse poder não lhes tiver sido dado do alto (cfr. Jo 19, 11) (Pe. Richard Gräf).

Não fiquemos assustados nem revoltados diante da “violência” e da “misteriosa ação” da Covid-19. Olhemos para Deus com amor, fé e confiança façamos a vontade de Deus… e, então, seremos salvos: “Toda a santidade consiste em amar a Deus e todo o amor a Deus consiste em fazer a sua vontade. Devemos, pois, acolher, sem reserva, todas as disposições da Provi­dência a nosso respeito e, consequentemente, abraçar em paz tudo o que nos acontece de favorável ou desfavorável, nosso estado de vida, nossa saúde, tudo o que Deus quer. Todas as nossas orações devem ser dirigidas pedindo que Ele nos ajude a cumprir sua santa vontade” (Santo Afonso Maria de Ligório).

A Codiv-19 está em mais de 200 países… nos cinco continentes… são milhões de pessoas contaminadas. Uma peste não pode abalar a nossa fé e a nossa confiança no Criador. Busquemos a Deus de todo coração! “Vós me procurareis e me encontrareis, porque me procurareis de todo coração” (Jr 29, 13).

Vivamos com alegria… não empurremos a vida como se ela fosse um “elefante” adormecido… expulsemos do coração o pessimismo, amargura e tristeza. As dificuldades existem para serem vencidas… não para esmagar os nossos ombros. A vida de Jesus aqui nesse mundo foi um “oceano” de sofrimentos. A vida de Nossa Senhora foi um “mar” de dores. A nossa vida não pode ser diferente! No céu “descansaremos” para sempre nos “braços” de Deus!

Deus, nosso Amor Eterno, conhece tudo… vê tudo… governa tudo… prostremo-nos diante de sua grandeza!

Existe “algo” muito pior que a Covid-19: o pecado mortal que lança a alma no inferno.

Coloquemos a nossa vida nas mãos poderosas de Deus e Ele nos sustentará… nos guiará por caminhos seguros.

É preciso confiar em Deus e agir prudentemente: usar álcool, máscara, evitar aglomeração, viagens e visitas desnecessárias, abraços, aperto de mão, reuniões vazias e outros.

A Covid-19 não é uma “brincadeirinha”… uma “gripezinha”… uma “coisinha”.

Eu disse no início da Circular: Será que a Covid-19 passará? Não sabemos! Mas, particularmente, “acho” que essa peste veio para ficar… e que virão outras piores, porque a rebeldia do homem contra Deus é assustadora… está superando as pessoas rebeldes no tempo do dilúvio e de Sodoma e Gomorra. “Olho” para a Covid-19 como um castigo. Que Deus tenha piedade de nós!

Cada pessoa pensa como quiser! Vamos acompanhar, com paciência, os estragos terríveis causados pela Covid-19.

Não fiquemos de braços cruzados, mas façamos algo: oração, penitência, leitura bíblica… atos de amor a Deus… atos de fé, esperança e caridade… também a limpeza da casa, jardins, móveis, roupas e outros. Não podemos ficar “paralisados” diante da Covid-19… ó ócio é muito perigoso… ocupemos bem o tempo. Não podemos “morrer” antes de morrermos… como muitos estão fazendo… “mergulhados” no desânimo, na tristeza e no desespero.

Fechemos o nosso coração para o desespero, tristeza e pessimismo. Esperemos em Deus! Repitamos, com fé, várias vezes ao dia: Deus, meu Amor Eterno, confio no seu poder, proteja a minha família. Maria Santíssima, guardai-nos sob a vossa proteção!

Hoje, milhões de pessoas falam de Deus somente da boca para fora, enquanto que o coração está a serviço do Demônio.

Abençoo a todos e guardo-os nos Santíssimos Corações de Jesus e Maria!

Força, fé e confiança! Avante!

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 53 – 01-03-2021”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_53.htm

 

  Outras circulares