Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

Circular n° 54 – 21-04-2022

Aos benfeitores do nosso Instituto!

 

Confiem sempre no poder e na bondade do Deus Eterno! Não duvidem da misericórdia do Criador! Inclinem, com humildade e confiança, a cabeça diante do Deus que cuida de nós com amor, zelo e carinho: “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, porque é ele que cuida de vós” (1 Pd 5, 7).

Esperando em Deus, podemos recomeçar sempre! Feliz da pessoa que se apoia em Deus e que recomeça com , firmeza e coragem após uma queda. Desespero não agrada a Deus! Não pode existir desânimo num coração que confia no Criador! Devemos remar forte contra a maré… não deixemos que a correnteza nos arraste para o abismo!

Aquele que vive prostrado na sarjeta jamais obterá vitória! Deus quer que recomecemos sempre… com a cabeça erguida e cheios de forças e bons propósitos. Braços cruzados e pernas trêmulas não obterão vitórias; mas somente derrotas. Milhões de pessoas vivem “abraçadas” com o fracasso por não quererem recomeçar. Recomeçar não é vergonhoso… vergonhoso é permanecer adormecido sobre o “travesseiro” da preguiça, do comodismo e do desânimo.

Milhares de santos estão no céu porque souberam recomeçar! Cometeram pecados… mas recomeçaram. Não desprezaram o caminho da salvação! Caíram e se levantaram imediatamente… com os olhos fixos no Deus que tudo pode: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

Não andemos cabisbaixos… desanimados… pessimistas… medrosos… cambaleantes; mas sim, apoiemos em Deus e Ele nos sustentará nas horas difíceis. Não tenhamos medo de recomeçar! “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” (Sl 32, 1-2), e: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo” (Is 43, 18-19), e também: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Is 43, 25), e ainda: “Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente! Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo e seu povo para alegria” (Is 65, 17-18), e: “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus” (At 3, 19-20), e também: “Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 Jo 2, 1).

Recomeçar significa: Começar de novo e refazer depois de interrupção. Deus não nos criou para a derrota; mas sim, para a vitória. Aquele que não sabe recomeçar será um “eterno” perdedor. A vida é breve… não façamos amizade com a derrota! Não cruzemos os braços diante do insucesso; mas sim, recomecemos com valentia: “… esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está diante,  prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3, 13-14).

Deus quer que recomecemos sempre; mas não basta recomeçar… é preciso recomeçar com inteligência, ânimo, fé e perseverança… devemos recomeçar com o desejo firme de vencer a batalha de cada dia… grande ou pequena. É preciso recomeçar logo após o fracasso… não adiar o recomeço, não deixar para o dia seguinte… quem ama a Deus nunca deixa para depois! Não podemos desistir diante dos fracassos; mas sim, devemos recomeçar sempre: 10, 20, 50, 1000 vezes… Deus nos ajudará sempre: “Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus” (Sl 40, 7).

Deus, nosso Pai, quer que sejamos FIRMES nos PERIGOS. Não podemos DESISTIR da caminhada para o céu. Fixemos os olhos no Senhor que nos SUSTENTA sempre. A nossa “teimosia” no caminho do bem deve ser total. Sejamos FORTES e MAGNÂNIMOS: “Fortaleza e magnanimidade se dão as mãos: ambas são frutos de intenso amor” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Milhões de pessoas vivem tristes, desanimadas e revoltadas… não quiseram recomeçar. Abandonaram a luta e se “alimentam” de derrotas, fracassos, insucessos… Deus não nos criou para o fracasso: “Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade” (2 Tm 1, 7).

A vida é curta! Tudo passa! Não transformemos a nossa vida, tão curta, numa “bacia” de fracassos… só temos uma vida aqui nessa terra. Sejamos valentes, intrépidos, ousados, corajosos… lancemos as derrotas no lixo e busquemos a vitória com garra. Saibamos recomeçar! Não olhemos para a crise; mas sim, para Deus!

É impossível alguém recomeçar sem luta e esforço! Os preguiçosos não recomeçam… estão sempre acomodados na “poltrona” da mediocridade.

Que o Deus Eterno proteja os nossos benfeitores, dando-lhes a FORÇA de RECOMEÇAR SEMPRE! Contem com nossas orações.

Guardo-os nos Corações de Jesus Cristo e de Maria Santíssima.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 54 – 21-04-2022”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_54.htm

 

  Outras circulares