NÃO VOS SACIASTES

(Ag 1, 6)

 

"Semeastes muito e colhestes pouco, comestes, mas não saciastes..."

 

 

Católico, Santo Tomás de Aquino afirma: "Todos os efeitos que a comida e a bebida materiais produzem na vida do corpo, este sacramento os produz na vida da alma: sustenta, faz crescer, restaura e deleita" (Pars III, q. 79, art. 1).

Muitos católicos "colhem pouco", "comem, mas não ficam saciados", exatamente porque RECEBEM INFRUTUOSAMENTE a SANTÍSSIMA EUCARISTIA.

A Comunhão torna-se infrutífera, porque é recebida sem desejos.

Comentando Ageu 1, 6, o Pe. Ramón Genover escreve: "Lamentando o santo profeta Ageu as misérias em que haviam de cair os cristãos, recordava uma delas, talvez a mais triste, dizendo: 'Comeis, e não ficais fartos; bebeis, e não estais embriagados'. Considera como é certo, que muitos cristãos se aproximam frequentemente do banquete de Jesus, e comem do pão divino, poderosíssimo para satisfazer todas as aspirações racionais do homem, e, apesar de tudo, nunca estão saciados; mas, desejosos e suspirando sempre pelas coisas mundanas, e tendo pouquíssima fortaleza para a virtude, como se nunca houvessem comido. Uma das causas de tão limitado fruto, é porque não comem este divino manjar com fome de desejo, mas somente por costume" (Arca de Salvación, ou seja, Curso de Meditaciones Espirituales - Livro do ano de 1892).

Santa Teresa de Jesus e Santa Maria Madalena de Pazzi escrevem: "Bastaria uma Comunhão para santificar-nos" (Extraído do livro "A Alma Eucarística", do Frei Antonino de Castellammare, Livro do ano de 1954).

Católico, a Santíssima Eucaristia "é saúde, força e vida. Como pode ser então que, depois de centenas de Comunhões, e talvez, depois de anos e anos, eu me ache sempre débil de espírito, sempre fraco e sempre imperfeito? Como é possível tomar diariamente o remédio mais eficaz, sem jamais curar-se? Estar sempre em meio do fogo sem nunca se aquecer? Todo o dia ser regado e permanecer sempre árido? Qual a explicação de fenômeno tão lastimável? Provirá tal ineficiência, da Comunhão ou de quem comunga? Carece de virtude o Corpo e o Sangue do Salvador, ou carecerá de virtude meu coração e minha alma? Não, Salvador meu, a culpa não pode ser Vossa; é minha, toda minha!" (Idem).

São MILHARES os católicos que COMUNGAM DIARIAMENTE, mas NÃO FAZEM NENHUM PROGRESSO na vida espiritual.

Aproximam-se da Santíssima Eucaristia, porém, SEM FOME e SEM SEDE; FALTAM-LHES as DISPOSIÇÕES DEVIDAS, a PREPARAÇÃO, o AGRADECIMENTO...

Desgraçadamente, milhares são os que ENTRAM na FILA para "TOMAR HÓSTIA", isto mesmo, porque NÃO SABEM que estão recebendo o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor. É triste essa verdade, que alguns levam a Eucaristia para o banco, e é preciso que alguém lhes explique que é preciso colocá-la na boca. Tristes católicos! Já pensou a "situação" da alma de tal pessoa?

Infelizmente, centenas de católicos RECEBEM o Santíssimo Corpo do Senhor por TRADIÇÃO. A bisavó comungava, a avó e a mãe também, por isso dizem: NÃO SE PODE "QUEBRAR" a TRADIÇÃO; é preciso alguém da família receber a "HÓSTIA" ao menos uma vez por semana, e assim fazem o RODÍZIO, lembrando que os espíritas, maçons, amasiados... estão no meio. Que tradição mais CADUCA!

São dezenas os que se aproximam da Comunhão às vésperas de VIAGENS e PROVAS nos colégios ou faculdade, porque lhes disseram que dá "SORTE". Antes de comungarem, dão um "coicinho" para trás, e ao voltarem para os seus lugares, cumprimentam a todos com sorrisos e inclinação de cabeça.

 

Como está em Ageu 1, 6:  "Semeastes muito e colhestes pouco, comestes, mas não saciastes..."

São MILHÕES os católicos que recebem a Santíssima Eucaristia aos domingos e PASSAM a semana como pagãos; se ALIMETAM do Pão dos Fortes, mas NÃO SACIAM: "Se não cresceis espiritualmente, se não vos fortificais, é que comeis pouco ou sem apetite" (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 02).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 03 de setembro de 2008

                 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Não vos saciastes"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0216.htm