COLOCA TUA ALEGRIA EM DEUS

(Sl 37, 4)

 

“Coloca tua alegria em Deus e ele realizará os desejos do teu coração”.

 

Por que será que milhões de pessoas vivem angustiadas, revoltadas, tristes e desanimadas?

Vivem assim porque colocam a ALEGRIA num copo de bebida alcoólica, no sexo antes do casamento, nas noitadas, nas drogas, no barulho e na imoralidade.

Por que será que milhares de pessoas planejam diariamente tirar a própria vida?

Com certeza colocaram a ALEGRIA na amizade, no dinheiro, na propriedade, nos diplomas... e não se sentiram realizadas.

Católico, é preciso aprender de uma vez por todas que possuímos uma ALMA IMORTAL, e que as coisas passageiras não a satisfazem, mas somente Deus que é ETERNO a satisfaz: “Eu sou cada dia mais feliz, pois sou de nosso Senhor. Ele me dá a felicidade verdadeira... O amor a Jesus dá forças e alegria” (Santa Teresa dos Andes).

O mundo é muito pequeno para satisfazer a nossa alma... as amizades são falsas para alegrar a nossa alma... os bens materiais são lixo comparados à verdadeira alegria.

Milhões de pessoas orgulhosas e sedentas das coisas da terra dizem que sentem alegria e segurança no mundo inimigo de Deus e da santidade.

Se o mundo e as coisas passageiras oferecessem alguma alegria verdadeira, porque então o filho pródigo voltou para a casa do pai? “Vou-me embora, procurar o meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti” (Lc 15, 18).

Se a imoralidade satisfizesse uma alma imortal, porque então Santa Maria Madalena deixou tudo para seguir a Nosso Senhor? “Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes, Susana e várias outras, que o serviam com seus bens” (Lc 8, 2-3).

Se o vazio do mundo preenchesse o coração das pessoas, por que então Santo Agostinho abandonou tudo para viver somente para Deus? “Tarde te amei ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste, e tua luz afugentou a minha cegueira. Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz...”

Está claro que Deus é a FONTE da VERDADEIRA ALEGRIA; é n’Ele que devemos colocar a nossa alegria e não nas coisas da terra... ninguém pode nos dar a verdadeira felicidade fora de Deus: “Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? N’Ele encontro tudo... Sou a pessoa mais feliz. Já não desejo nada porque meu ser está saciado com o Deus-Amor” (Santa Teresa dos Andes).

O mundo e seu lixo fingem ser alegres, mas só Deus é a verdadeira alegria: “Visto que não posso encontrar nenhuma criatura  que me contente, quero dar tudo a Jesus, não quero dar à criatura nenhum átomo do meu amor. Oxalá Jesus me faça sempre compreender que só ele é a felicidade perfeita, mesmo quando parece ausente...” (Santa Teresinha do Menino Jesus).

Deixemos o que passa e coloquemos com sinceridade a nossa alegria em Deus; então viveremos realmente alegres e seguros: “Quando buscamos deveras a Deus, sem repartirmos o nosso amor pelas criaturas, sem nos buscarmos a nós mesmos pelo amor próprio, o coração sente-se pouco a pouco dilatado, Deus sacia-o, inunda-o de alegria...” (Bem-aventurado Dom Columba Marmion).

Colocando a nossa alegria em Deus... vivendo mergulhados na Fonte da mais pura alegria... esse Senhor realizará os nossos desejos: “... realizará os desejos do teu coração”.

Se vivermos unidos ao Senhor e se colocarmos n’Ele a nossa alegria... com certeza, apesar das terríveis tentações, o nosso coração se transbordará de bons desejos e Nosso Senhor os realizará.

De todos os bons desejos, o da PERFEIÇÃO deve ser o primeiro: “O desejo da perfeição é um ato de vontade que, sob a influência da graça, aspira sem cessar ao progresso espiritual” (Adolfo Tanquerey).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 26 de setembro de 2010

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Coloca tua alegria em Deus”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0317.htm