DESEJEMOS A TODO INSTANTE IR VÊ-LO NO CÉU

(1 Cor 13, 12)

 

“... mas, depois, veremos face a face”.

 

O que mais nos INTERESSA é VER a Deus no Céu... O que nos IMPORTA FORA ISSO?

Será que existe nesse mundo, tão falso e sujo, ALGO mais importante do que DESEJAR fervorosamente ver a Deus no Céu?

É correto passar anos e anos DESEJOSOS das coisas desse mundo inimigo de Deus, do Evangelho e da santidade? Somente os LOUCOS diriam que sim.

DESEJEMOS dia e noite o Céu... ele é a nossa Pátria segura: “Considera a nobreza, a formosura, as riquezas e todas as excelências da companhia santa daqueles que vivem aí; esses milhões de anjos, serafins e querubins; esses exércitos inumeráveis de apóstolos, de mártires, de confessores, de virgens e de tantos outros santos e santas” (São Francisco de Sales), e: “O céu é a nossa pátria, lá Deus nos preparou o repouso numa eterna felicidade. Passamos pouco tempo neste mundo, mas neste pouco tempo temos muitas dores a sofrer” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Como o fogo reduz a madeira em cinza, assim o DESEJO do céu deve fazer com o nosso coração: “queimá-lo” todo... fazer “arder” o nosso peito dia e noite... tornar-nos uma “chama” viva de amor pelo céu: “Já aqui na terra começo o  meu céu, mas às vezes gostaria de relancear o olhar mais além para contemplá-lo, para amá-lo e perder-me na sua infinitude” (Bem-aventurada Elisabete da Trindade), e: “Que felicidade caírem os véus da fé e contemplarmos sem cessar a face do Deus-Amor! Que importa sofrer e morrer a cada instante na terra, se amamos?” (Santa Teresa dos Andes), e também: “Face amada de Jesus! Esperando o dia eterno em que contemplaremos vossa glória infinita, nosso único desejo é de ser agradáveis a vossos olhos divinos, escondendo também as nossas faces, a fim de que ninguém nos possa reconhecer. O vosso olhar velado: eis o nosso céu, ó Jesus!” (Santa Teresinha do Menino Jesus).

Que o nosso coração seja totalmente de Jesus Cristo... amemos a Jesus Cristo o quanto pudermos neste mundo. DESEJEMOS a todo o INSTANTE ir vê-Lo no céu para lá o amarmos perfeitamente. Seja esse o principal objeto de toda a nossa esperança: ir lá amá-Lo com todas as nossas forças.

Temos nesta vida o mandamento de amar a Deus com todas as nossas forças: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças” (Lc 10, 27). Mas diz Santo Tomás de Aquino que esse mandamento não pode ser perfeitamente cumprido pelos homens nesta vida. Somente Jesus Cristo, o homem e Deus, e Maria Santíssima, a cheia de graça e livre da culpa original é que o cumpriram perfeitamente. Nós, pobres filhos de Adão, contagiados pelo pecado, não podemos amar a Deus sem alguma imperfeição. Só no céu, quando virmos Deus face a face, nós O amaremos e até teremos necessidade de amá-Lo com todas as nossas forças.

Eis a meta a que devem tender todos os nossos desejos, aspirações, pensamentos e nossas esperanças: ir gozar de Deus no Paraíso para amá-Lo com todas as nossas forças e gozar do gozo de Deus! Gozam, sim, os santos da sua felicidade no céu, mas o gozo principal que ultrapassa todos os outros prazeres será o de conhecerem a felicidade infinita de Deus, pois amam mais a Ele do que a si mesmos.

“Então, conhecerei exatamente como fui conhecido”: Segundo a forma habitual de se expressar na Bíblia evita-se repetir o nome de Deus; o sentido desta frase é: “Então conhecerei a Deus como o próprio Deus me conhece”.

O conhecimento que Deus tem dos homens não é meramente especulativo, mas leva consigo uma união íntima e pessoal que abrange o entendimento, a vontade e todas as aspirações nobres da pessoa. Assim, na Sagrada Escritura diz-se que Deus conhece um homem quando mostra por ele uma predileção especial: “Mas, se alguém ama a Deus, é conhecido por Deus” (1 Cor 8, 3), sobretudo quando o escolheu com vocação cristã (Gl 4, 8).

A felicidade no Céu consiste nesse conhecimento imediato de Deus. Para o entender melhor, São Paulo põe a semelhança do espelho: antigamente os espelhos eram feitos de metal e a imagem que ofereciam era baça e obscura. A comparação em todo o caso é igualmente compreensível para nós, tendo em conta que – como explica Santo Tomás de Aquino – no Céu “veremos a Deus face a face, porque O veremos imediatamente, tal como face a face vemos um homem. E por esta via assemelhamo-nos especialmente a Deus, tornando-nos participantes da Sua bem-aventurança: pois, Deus compreende a Sua própria substância na Sua essência e nisso consiste a Sua felicidade. Por isso escreve São João (1 Jo 3, 2): E quando aparecer, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como é”.

Em relação com este ponto, ensina o Magistério da Igreja que, “segundo a ordenação comum de Deus, as almas de todos os santos que saíram deste mundo (...) vêem a essência divina com visão intuitiva e também face a face, sem mediação de criatura alguma que tenha razão de objeto visto, mas por lhes ser mostrada a essência divina de modo imediato e descoberto, clara e patentemente, e que vendo-a assim gozam da mesma essência divina e que, por tal visão e fruição, as almas dos que saíram deste mundo são verdadeiramente bem-aventuradas e têm vida e descanso eterno” (Bento XII).

Rezemos com amor e confiança: “Meu querido Salvador, Vós mesmo me ensinastes a rezar deste modo: venha o Vosso reino. Suplico-Vos, pois, Senhor, que venha o Vosso reino à minha alma, de maneira que tomeis dela posse completa e que ela vos possua a Vós, como Sumo Bem e Infinito. Meu Jesus, nada poupastes para salvar-me e para conquistar o meu amor. Salvai-me, pois. Seja minha salvação amar-Vos sempre nesta e na vida eterna” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 12 de outubro de 2010

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Edições Theologica

Santo Tomás de Aquino, Suma contra os gentios, III, 51

Bento XII, Constituição Benedictus Deus (29-01-1336)

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo, cap. XVI

São Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Parte I, 16

Santa Teresa dos Andes, Obras Completas

Bem-aventurada Elisabete da Trindade, Obras Completas

Santa Teresinha do Menino Jesus, Orações

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Desejamos a todo instante ir vê-lo no céu”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0331.htm