O DIABO COLOCARA NO CORAÇÃO DE JUDAS ISCARIOTES

(Jo 13, 2)

 

“Durante a ceia, quando já o diabo colocara no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o projeto de entregá-lo”.

 

Os Evangelhos relatam que a presença e a ação do Diabo aparecem ao longo da atividade de Jesus Cristo (Mt 4, 1-11; Lc 22, 3; Jo 8, 44; 12, 31). Satanás é o inimigo (Mt 13, 39), o Maligno (1 Jo 2, 13). Santo Tomás de Aquino faz-nos notar como, nesta passagem, por um lado, se põe em realce a malícia de Judas Iscariotes, que não se rende diante de tanta prova de amor, e, por outro lado, sublinha-se a bondade de Cristo, que supera essa maldade diabólica ao lavar também os pés de Judas, a quem tratará como amigo até no momento supremo da traição (Lc 22, 48).

O Diabo havia POSTO ou COLOCADO no coração de Judas... COLOCAR no coração é um arameísmo que diz o mesmo que INSPIRAR. A INSPIRAÇÃO teve lugar na ceia em Betânia. Em Lc 22, 3 diz que o Diabo ENTROU em Judas... expressa que o Diabo inspirou a Judas.

Judas Iscariotes assiste a esta Ceia (deípnon). O termo grego usado indica a comida principal, feita preferentemente para a noite. Precisamente a ceia pascal começava depois do pôr do sol em 14 do mês de Nisán, segundo a conta do dia judeu (Mt 26, 20). Por isso, quando pouco depois Judas sai dali, “era noite” (Jo 13, 30).

Judas tem já tramada a entrega e está comprometido na paixão de Jesus Cristo. Com o cinismo do encobrimento, para melhor realizar seu objetivo, assiste a esta ceia pascal. São João dirá que o Diabo havia posto no coração de Judas... o propósito de entregar-lhe. Ao vincular esta obra ao DIABO não pretende o evangelista fazer uma exclusiva referência literária personificada em Satanás. Para São João, a paixão de Jesus Cristo é um terrível drama entre o reino de Satanás, as forças do mal, e Cristo, com seu reino de luz. Os homens são os instrumentos desse mundo satânico (Jo 6, 71; 8, 44; 12, 31; 13, 27; 16, 11; Ap 12, 4. 17; 13, 2; Lc 22, 3; 1 Cor 2, 8).

O Pe. Juan de Maldonado escreve: Primeiro é preciso averiguar nesta passagem a razão pela qual acrescentou esta frase o evangelista. São Cirilo e São João Crisóstomo, Teofilacto, Eutímio e Ruperto o interpretam assim: Ainda que o Diabo já houvesse colocado no coração de Judas que entregasse a Jesus e este o sabia, entretanto, nem por isso deixou de lavar os pés dos discípulos, e entre eles também a Judas Iscariotes. Por conseguinte, para ponderar a paciência de Jesus Cristo e sua clemência, fez esta observação o evangelista. Creio que o evangelista faz a Satanás autor desta maldade, quando simplesmente poderia dizer que Judas pensava entregar a Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 11 de dezembro de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Edições Theologica

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

Zorell, Lexicon graecum N.T

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentários a São João

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O diabo colocara no coração de Judas Iscariotes”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0485.htm