DOCE PARAÍSO É ESTAR COM JESUS

(Mt 2, 9)

 

“... eles partiram”.

 

 

Menino Jesus, será que existe verdadeira felicidade longe de Ti? Existe paz e amor longe do Seu Amável Coração?

Não! Tu és o Deus da verdadeira felicidade, da paz e do mais puro amor; aquele que O possui não deseja as coisas passageiras, porque somente Tu podes saciar uma alma imortal: “Contigo, nada mais me agrada na terra... Quanto a mim, estar junto de Deus é o meu bem!” (Sl 73, 25. 28).

Tu, ó Amado Menino, és o único Bem que  nos pode satisfazer, o único ideal que nos pode apaixonar inteiramente. Encontramos tudo em Ti. Quem Te busca encontra tudo.

Feliz do católico que aproxima de Ti, ó Doce Cordeirinho, e Lhe diz com amor: Jesus, o Forte, o Todo-Poderoso, o Deus escondido, o Inacessível, para nós se fez pequena criança.

Doce Menino, como são estúpidos e loucos os que buscam a alegria longe de Ti. Somente Tu és a Fonte da verdadeira alegria; o que o mundo oferece é lixo e lama.

Católico, queres um amigo confidente, fiel e dedicado?   Aproxime-se da Gruta de Belém, somente em Nosso Senhor você encontrará a verdadeira amizade.

Quem entrou na amizade com Jesus pôs-se no caminho da salvação, porque ser amigo de Jesus é ser amigo de Deus, do bem e da virtude.

Os Santos Reis “...partiram” (Mt 2, 9). Não foram à procura das ilusões do mundo nem se rastejaram atrás das  falsas criaturas, mas sim, foram em busca do Menino Deus: “A essas palavras do rei, eles partiram. E eis que a estrela que tinham visto no seu surgir ia à frente deles até que parou sobre o lugar onde se encontrava o menino” (Idem.).

Católico, não fique parado, mas corra apressadamente em busca do Menino Deus; somente no silêncio da Gruta, longe da algazarra do mundo, você encontrará a paz tão desejada.

Na Gruta de Belém, longe do mundo, prostrados aos pés do Deus Infinito podemos dizer com os lábios e com o coração: Ó Eterna Divindade! Confesso e não nego que sois um mar pacífico, onde se delicia e se alimenta a alma que descansa em Vós afetuosamente, por amor e em união de amor, conformando sua vontade com a Vossa altíssima e terna vontade, que só deseja a nossa santificação.  

Ó Jesus, viestes para orientar nossos passos no caminho da paz. Ó paz, precioso anseio do meu coração!

Feliz daquele que despreza o mundo e suas ilusões para viver unido a Cristo Jesus; ninguém mais que Jesus Salvador dá aos homens a paz.

Católico, quão felizes foram os dias que os Reis Magos passaram em Belém, perto do Menino Deus! Sob o influxo desse divino sol da santidade incriada e encarnada, a sua fé se vivificou e fortificou singularmente e seu fervor cresceu durante as horas de visita ao Amado Menino. Quantas luzes e inefáveis consolações não receberam então! Não cessavam de agradecer a Jesus, que os chamara de preferência a todos os pagãos, dando-lhes a ventura de O conhecer, adorar, amar e consagrar-se a Ele. Quantas vezes reiteraram o oferecimento de seu coração, de sua vontade, de seus bens, de sua pessoa, para testemunharem ao Salvador o seu inteiro devotamento! Maria Santíssima e São José contribuíam, com seus santos entretenimentos, a aumentar neles os sentimentos de respeito, confiança e de amor de que estavam penetrados. Guiados por suas palavras e pela inspiração do Espírito Santo, esses bons reis dirigiam a Jesus fervorosas súplicas; prometiam-lhe renunciar a tudo que pudesse desagradá-lO, e praticar as virtudes simbolizadas pelo incenso, ouro e mirra. Examinemos se, como os Reis Magos, visitamos muitas vezes a Jesus. Ele mesmo a isso nos convida, chamando-nos do fundo dos tabernáculos: “Vinde a mim”. Vinde a mim para assistirdes ao Santo Sacrifício, onde renovo a imolação do Calvário. — Vinde a mim no banquete eucarístico, onde nutro, restauro e conforto as almas. — Vinde a mim durante o dia, quando os vossos corações, ressequidos pelo sopro do século, sentem necessidade de remédios às suas chagas, de proteção contra os perigos, de força contra os ataques dos nossos inimigos. Vinde então haurir em mim a luz duma fé viva, a paz que a confiança dá, todas as disposições que asseguram o vosso progresso e a vossa perseverança final.

Católico, não deixe para depois, mas aproxime de Cristo Jesus agora; o Senhor te convida: “Vinde a mim”.

Lembre-se de que somente o Senhor Eterno pode satisfazer uma alma imortal; longe d’Ele, você encontrará somente angústia e tristeza.

Olhe para o mundo que caminha longe da Luz Eterna: Quanta violência, barulho, injustiça, imoralidade... Compensa seguí-lo? Será que esse mundo satisfará a tua alma tão desejosa do Infinito? 

Estar com Jesus é doce paraíso... somente com Jesus... mergulhado em Seu Santíssimo Coração... Longe de Nosso Senhor não existe doce paraíso, mas sim, terrível inferno.

Católico, às vezes você reclama que não sente paz nem alegria no coração.

Já parou para examinar a consciência com sinceridade?

Você se esforça para viver unido a Nosso Senhor? Confessa e comunga com freqüência? Faz leituras espirituais? Visita Nosso Senhor no sacrário? Reza todos os dias e com fervor? Ocupa o tempo com coisas edificantes? Guarda silêncio? Pensa com freqüência na felicidade do céu? Mortifica o seu corpo?

Se você não vive nada disso, com certeza não encontrará  paz nem felicidade.

Somente Cristo Jesus é capaz de satisfazer a nossa alma imortal.        

Jesus, a Vossa linguagem toca-me o coração. Onde irei buscar a calma e a alegria do coração, senão junto de vós? Aí aprenderei por experiência que a verdadeira beatitude só se encontra em Vossa doce convivência e que, para adquiri-la, basta-me renunciar às conversações inúteis, aos pensamentos e afetos que me afastam do Vosso amor. Sede de hoje em diante o único amor da minha alma, o confidente contínuo de seus mais íntimos segredos, e fazei que seja para ela um paraíso entreter-se interiormente e constantemente Convosco, seja nas igrejas onde habitais, seja mesmo no meio do mundo onde os acúmulos de trabalhos não me afastarão de Vós.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 29 de dezembro de 2008

 

 

Bibliografia

 

Bíblia Sagrada

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Bem-aventurada Elisabete da Trindade, Obras Completas

Pe. Luis Bronchain, Meditações para todos os dias do ano

Santa Catarina de Sena, Oração de elevação

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de Luz

J. B. Bossuet, Elevações a Deus

Santa Teresa dos Andes, Cartas

           

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Doce paraíso é estar com Jesus”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/natal/comentario_natal_016.asp