O REINO DOS CÉUS

 Mt 13, 44. 47 : “O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo... O Reino dos Céus é ainda semelhante a uma rede lançada ao mar”.

 

I. O homem não foi criado por Deus por acaso... para viver na “poltronice” ou se nivelar aos animais irracionais. Quem vive assim é desprezado por Deus: “Há três tipos de homens que Deus despreza: aquele que não se mexe, que se mantém imóvel; aquele que recua em vez de avançar; aquele que caminha sempre fora da estrada” (Santo Agostinho).

O mesmo tem que ser portador do tesouro e da pérola, imagens utilizadas tradicionalmente para exprimir a grandeza da vocação, o caminho pessoal para alcançar Cristo Jesus nessa vida e depois, para sempre, no Céu: “O tesouro significa a abundância de dons que se recebem juntamente com a vocação: graças para vencer os obstáculos, para crescer em fidelidade dia a dia, para o apostolado...; a pérola indica a beleza e a maravilha do chamamento divino; não é somente algo de altíssimo valor, mas também o ideal mais belo e perfeito que o homem pode descobrir” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

O coração do homem deve ser um altar: “O coração do homem é como um altar elevado do qual sobe todos os dias até Deus, o perfume de um incenso espiritual” (Santo Agostinho).

 

II. O Pe. Juan de Maldonado comenta que “... segundo Santo Ambrósio, Eutímio e Teofilacto... também Santo Irineu, Santo Hilário, Santo Atanásio... e ainda São Jerônimo e Virgílio, esse Reino dos Céus se trata de Cristo Jesus; outros pensam ser o Antigo e o Novo Testamento, como Santo Agostinho e São Beda”.

 

III. O Pe. Juan Leal escreve: “No reino dos céus, quer dizer, na Igreja, comparada aqui com a rede, haverá bons e maus; porém virá o fim do mundo, e com ele o fim da Igreja aqui na terra, e então os maus serão separados dos bons e lançados ao fogo eterno do inferno”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 18 de julho de 2011

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Santo Agostinho, Escritos

Pe. Juan de Maldonado, Comentários ao Evangelho de São Mateus

Pe. Francisco Fernández Carvajal, Falar com Deus

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura, Texto e comentário

 

 

Veja também:

Pérolas finas

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O Reino dos Céus”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_025.htm

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor