Maria chorando
 
 

ABRAÇARAM-LHE OS PÉS

(Mt 28, 9)

 

“Elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, prostrando-se diante dele”.

 

 

São João Evangelista indica que Maria Madalena não chegou a tocar os pés de Jesus Cristo, pois Ele a proibiu: “Não me toques” (Jo 20, 17). Esta aparição é a mesma de que fala São Mateus (28, 9), e não parece ser difícil conciliar os dois textos. São João não disse precisamente que Maria Madalena deixou de tocar os pés de Jesus Cristo, senão que Jesus não queria que os tocasse. Porém, o que provavelmente sucedeu, é que quando o Senhor disse isso, Maria Madalena já havia abraçado os seus pés, como fervorosa penitente; talvez o abraçasse mesmo contra a sua proibição, com a persistência própria do amor.

Em outro trecho aconteceu algo semelhante: Jesus Cristo curou os cegos e pediu que não dissesse nada a ninguém sobre a cura; mas eles contaram para todos (Mt 9, 27-31). Acreditaram ser piedoso e obediente desobedecer ao Senhor.

Porém, São João dá a entender que somente Maria Madalena foi proibida de tocar em Jesus Cristo. Será que todas as mulheres receberam tal proibição? São João fala somente de Maria Madalena, porque a ela restringe seu relato. Porém, os demais evangelistas que falam da aparição não deixam claro. Também não afirmam a respeito de Maria Madalena. Da mesma maneira, pois, que certamente calaram sobre essa, silenciaram provavelmente o que tocava às demais; porque sua intenção era narrar não o que Cristo proibia, mas sim, o que realizava.

Alguns (São João Crisóstomo, Santo Ambrósio, São Jerônimo e Santo Agostinho) pensam que Cristo proibiu que Maria Madalena tocasse seus pés porque era indigna, por causa da sua incredulidade a respeito da ressurreição... mesmo depois do Anjo ter-lhe falado e insistido em buscar o vivo entre os mortos.

Outros acreditam que Maria Madalena representa a Igreja dos gentios que não crêem em Jesus Cristo (tocar-lhe) antes que Ele subisse ao céu, como interpreta Santo Agostinho.

São João Crisóstomo interpreta assim: Não me toques; não deves tocar-me, mas acreditar em mim.

Calvino, sem mais nem menos, disse que Jesus Cristo só pronunciou essas palavras depois que Maria Madalena o tocou uma vez e insistiu em tocá-lo... por isso, Ele a proibiu. Essa “jóia” preciosa disse também que Maria Madalena se mostrou supersticiosa em sua piedade e religião... e chama o amor de Madalena para com Jesus Cristo de fervor tolo e estúpido. Quanta burrice!

Outros dizem que Jesus Cristo a proibiu que o tocasse, porque ela o tocava de modo que parecia que não o veria mais, como se temesse que em seguida Ele desaparecesse e subisse ao Pai. E Cristo a tranquilizou dizendo: “Não te preocupes, mulher, que ainda não subi ao meu Pai; tempo terá de sobra para que me toques antes que eu suba ao Pai. Agora não me toques tanto... mas vá dizer aos meus irmãos que me encontrarão na Galiléia... lá me verão”.

“Elas, aproximando-se...” É grande a emoção deste encontro. O rosto do Salvador... seu aspecto, sua voz. Era Ele! Elas se prostraram diante d’Ele e abraçaram seus pés. Sem palavras, mas com todo o afeto e amor... do modo oriental; as mulheres abraçam os pés de Jesus, sem dúvida, com beijos e lágrimas.

“... prostrando-se diante dele”: Imitando-as, adoremos também a Jesus ressuscitado, pois se Ele, por sua morte, nos mereceu a graça de morrer santamente, por sua ressurreição nos alcançou o direito à ressurreição gloriosa. Se acreditamos, como diz São Paulo, que Jesus morreu e ressuscitou, acreditamos também que havemos de ressuscitar, nós os que estamos mortos para o pecado.

“Não me toques” (Jo 20, 17). Tocar, aqui, não é o simples contato, mas um estreito e prolongado abraço, como explica no grego. É como se Jesus Cristo dissesse: Não me abrace, porque tempo terá para isso, pois não subirei ao Pai agora, mas somente no dia da ascensão. Ou: Não me abrace como se faz numa despedida, como se Eu já fosse partir.

São João Crisóstomo escreve: “Queria Maria Madalena tratar a Jesus Cristo como havia feito antes de sua paixão, e a alegria a impediu de ver que a carne de Jesus se havia dignificado ressuscitando... por isso lhe disse: ‘Não me toques’, como quis também que seus discípulos lhe tratassem com maior reverência que antes de morrer. É a suma reverência com que nós devemos tratar-lhe”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 17 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan de Maldonado, Comentários aos quatro Evangelhos

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Santo Agostinho, Escritos

São João Crisóstomo, Escritos

Santo Ambrósio, Escritos

São Jerônimo, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Abraçaram-lhe os pés”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_026.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição