Maria chorando
 
 

PARTINDO DEPRESSA DO TÚMULO

(Mt 28, 8)

 

“Elas, partindo depressa do túmulo, com medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos”.

 

 

As mulheres vão com muita pressa... correndo... para que os apóstolos, que estavam tristes pela morte de Jesus Cristo, se alegrassem com a feliz notícia da ressurreição, e a fé vacilante deles se robustecesse antes que se desabasse por completo. São Marcos disse que o Anjo falou assim: Ide e dizei aos discípulos e a Pedro (16,7). Nomeia expressamente a Pedro; não foi porque ele negara Cristo por três vezes, que seria excluído deste benefício, comentam São Gregório e Eutímio.

“... com medo”. As piedosas mulheres, sem perder tempo, correm para levar aos apóstolos a mensagem que haviam recebido do Anjo. Caminhavam, por uma parte, com medo, porque os judeus poderiam interrogá-las sobre o fato de o túmulo estar aberto e de terem desaparecido com o cadáver do Senhor. Sentiam também medo, por causa da feliz notícia da ressurreição, de serem ridicularizadas pelos apóstolos. Medo ainda do conjunto de circunstâncias que na visita ao túmulo se acumularam: a pedra removida (quem a removeu?), a aparição dos anjos (anjos falando com mulheres durante a madrugada?) e o sepulcro vazio (onde está o corpo do Senhor?).

“... grande alegria”. Alegres pela notícia que o Anjo lhes havia comunicado de que Jesus Cristo havia ressuscitado. São Marcos indica claramente que o que predominou nelas a, princípio, foram o temor e o medo, de tal sorte que pelo caminho não se atreveram dizer nada a ninguém.

“... correram a anunciá-lo aos seus discípulos”. Tomadas de um susto, aliás, muito explicável, as santas mulheres não cumpriram imediatamente a obrigação imposta pelo Anjo, mas, saindo do sepulcro, retiraram-se, provavelmente, para a vizinhança.  Só depois de passada esta primeira impressão é que foram ter com os discípulos. Assim explicam muitos interpretes porque diz São Marcos que elas, de medo, a ninguém disseram coisa alguma, ao passo que em São Mateus se lê que elas cheias de temor e grande alegria, foram correndo anunciar aos discípulos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 16 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan de Maldonado, Comentários aos quatro Evangelhos

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Partindo depressa do túmulo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_025.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição